Mesmo com controles novos, os veículos não conseguem trazer uma experiência digna dos rallys
A série MX vs. ATV já habita o mundo dos games há um bom tempo. Desde os primeiros anos de vida do PlayStation 2, a série vem trazendo muita lama e velocidade aos consoles. Mas, suas corridas são bem conturbadas. Algumas versões trazem experiências agradáveis, enquanto outras simplesmente derrapam na pista, resultando em um verdadeiro caos.
A última versão do game, intitulada MX vs. ATV: Untamed, foi simplesmente horrível. Gráficos péssimos e uma jogabilidade que não agrada nem o público hardcore e muito menos os casuais. Contudo, a Rainbow Studios, responsável pelo game, pretende mudar isso.
Para tentar recuperar os fãs do game, a companhia decidiu alterar alguns elementos da fórmula, incluindo a jogabilidade, em seu próximo game. Com isso, MX vs. ATV Reflex chega com força total, prometendo criar uma experiência cheia de lama — no bom sentido.
Mas será que, desta vez, MX vs. ATV conseguiu limpar sua imagem diante os jogadores? A resposta você confere em nossa análise.
Calibrando os pneus
Bem, se você conhece a franquia então deve saber como é o estilo do game. Em Reflex os jogadores participam de vários eventos offroad envolvendo diversos veículos diferentes, como motos, motos leves, ATV (veículos para todo terreno), picapes e camionetas. O jogo oferece várias modalidades diferentes, incluindo modos multiplayer e uma opção para correr livremente pelos mapas.
A campanha principal, intitulada Motocareer, coloca o piloto criado pelo jogador em uma série de desafios variados. Além de corridas normais, você também terá de participar de eventos em que o objetivo é alcançar checkpoints (identificados por bandeiras) e outros.
Há também a opção Arcade, a qual conta com diversas modalidades para que o jogador desfrute de maneira mais ágil. Dentre elas está a, Free Ride, que coloca o corredor em uma área gigantesca, livre para fazer suas manobras. O jogador ainda tem acesso a corridas de eliminação, disputas contra o tempo e competições de melhor manobra.
Reflex traz uma série de veículos diferentes. Algumas corridas são restritas a uma determinada classe, mas existem exceções em que todos os tipos de carangas são permitidos. Além das motos, existem as motos leves, ATVs, os UTV (uma espécie de mistura entre picape e ATV) e os Trucks. Cada um conta com uma jogabilidade diferente, e você terá de se adaptar e aos formatos para mandar bem nas corridas.
Falando em jogabilidade, uma das grandes novidades do game é o Rider Reflex. Trata-se da nova maneira de jogar que foi concebida pela Rainbow. Com o analógico esquerdo, você controla a direção do carro, enquanto o direito serve para mexer na inclinação do jogador. Mesmo que demore a ser dominado, o sistema até que funciona bem e consegue trazer algo de diferente para o gênero.
Infelizmente, diversos problemas ainda pairam sobre o game. Primeiramente, os gráficos. Assim como em seu antecessor, o jogo conta com visuais terríveis, que remetem à geração passada dos consoles — mas em alta resolução. Outro fator que incomoda bastante é a física do game, a qual é responsável pela maior frustração. Novamente, temos um game que não consegue decidir para qual lado vai (casual ou hardcore) e acaba atolado na lama, mesmo se esforçando.
Não existem muitas opções do gênero na atual geração. Com exceção do excelente Pure e de Motorstorm, as corridas deste estilo estão mesmo na lama. Mas, se você é doido pela combinação "sujeira+veículos", então vale a pena conferir o game. O jogo conta com diversos problemas, incluindo gráficos terríveis, mas, com um pouco de paciência e tolerância, é possível desfrutar de um belo banho de lama. Talvez na próxima a Rainbow acerte.
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Nota do Voxel