Completo e simplesmente brilhante
Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, como o nome já sugere, tem como foco o enredo. A excelente jogabilidade apenas serve de anexo para a história única do game. É impressionante a simplicidade e a clareza com que todos os fatos são relatados. O melhor é que tudo é bastante diversificado, o que estimula o jogador a passar momentos únicos com Mario e companhia na palma da mão.
A situação é basicamente isto: o Reino dos Cogumelos está com problemas. Primeiramente, os inocentes cogumelos são curiosamente afetados por substâncias conhecidas como Blorbs, que deixam os seres incrivelmente inchados, enormes. Com isso, uma reunião de emergência ocorre no castelo da princesa Peach e os Mario Brothers são convocados. A calamidade é assustadora.
O nome de Bowser (também conhecido como Koopa) é mencionado e não tarda para que o lagartão invada o castelo. Um sentimento de injustiça — por não ter sido convocado para a reunião, é claro — toma conta do arquiinimigo de Mario e um curto confronto ocorre. E é aí que o gamer tem a chance de conferir uma pequena parcela da jogabilidade.
Só que os problemas são tão grandes que se estendem para o castelo de Bowser (também conhecido como Koopa). Ao que tudo indica, um ser bizarro chamado de Fawful — quer um pouco de formalidade? Então é Lord Fawful para você — pretende dominar tudo e todos.
O astuto Fawful leva Bowser a ingerir um cogumelo muito suspeito. E não é para menos. Depois ingerir o alimento na expectativa de que ele fornecesse poderes para que Mario finalmente pudesse ser derrotado, Bowser parte para o castelo da princesa e simplesmente... Devora todo mundo. Um tanto surreal, mas fantástico.
O game, portanto, se desenrola tanto no interior de Bowser quanto no mundo externo. Isso faz com que uma das principais chaves para o sucesso deste game seja o controle múltiplo de personagens. E, considerando que há muito o que fazer com cada um deles e a história do jogo é muito envolvente, são necessárias muitos minutos de jogo para... Bem, para conhecer este título excelente da Nintendo.
De modo geral, trata-se de um RPG acima dos padrões. Na realidade, Bowser's Inside Story é mais que um RPG, já que mistura alguns gêneros em sua jogabilidade. Para percorrer os cenários, há o esquema padrão de ação/plataforma com perspectiva de visão lateral. Enquanto isso, os personagens contam com listas de atributos, pontos de experiência e diversos outros aspectos que aparecem tipicamente em títulos RPG.
Os combates, porém, ocorrem por turnos e exigem que os gamers desenvolvam curtas estratégias e agucem seus reflexos para que o sucesso seja obtido. É muito interessante o modo com que os desenvolvedores da AlphaDream conseguiram cativar os gamers com batalhas mais longas que o normal (pular em cima de inimigos para vencê-los).
Categorias
Nota do Voxel