A fórmula “Play, Create and Share” (jogue, crie e compartilhe) foi estendida para o mundo da criação de games. Ou seja: você não cria apenas fases no segundo LittleBigPlanet, cria jogos completos de diferentes gêneros. Visuais revigorados e uma ambientação sonora ainda mais expressiva constam em games de corrida, aventura, estratégia e RPG criados pelos próprios jogadores.
Cada objeto manipulado contará com um componente eletrônico. Por exemplo: editando as propriedades de movimentação de um determinado item na tela através do chip, você tem a possibilidade de mapear os comandos do controle do PS3 de acordo com as ações do objeto em questão. Até mesmo a função de sensibilidade a movimentos pode ser mapeada de forma simples.
Chegou a vez dos Sackbots. Basicamente, eles ficam seguindo o protagonista controlado até o fim de uma fase. Mas, pré-programando esses curiosos figurantes, o gamer consegue fazer com que eles patrulhem uma certa região — eletrocutando quem encostar neles — ou se agrupem para a criação de um exército de Sackbots zumbis. As demais ações desses personagens são perfeitas para a criação de jogos “a la” Lemmings.
Novos itens (como um gancho chamado Grappling Hook para cenários mais verticais), integração ainda maior com a comunidade de jogadores, motor gráfico melhorado (mesmo as fases do primeiro game ficam mais bonitas, detalhadas), atualizações constantes, novas ferramentas de compartilhamento (integração com YouTube, Twitter e Facebook), lista online de fases a serem jogadas... Enfim, as melhorias são assustadoras.