Imagem de InFamous: First Light
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InFamous: First Light

Nota do Voxel
84

Chegou a vez de a condutora de Neon mostrar suas habilidades

Videoanálise

Quem jogou algumas horas de inFamous: Second Son certamente se lembra de Fetch, a garota condutora com poderes de neon que dá uma ajudinha para Delsin na aventura e que serve de par romântico do herói. Pois bem; depois de servir como coadjuvante no primeiro título da série a sair para o PS4, chegou a hora de controlarmos a própria jovem em inFamous: First Light.

No DLC, o jogador tem a chance de conhecer a história da condutora, originalmente mostrada em rápidos fragmentos durante Second Son, com ainda mais profundidade. A aventura se passa durante o período em que Fetch está presa em Curdun Cay, sendo treinada para se tornar membro da D.U.P., com flashbacks constantes da personagem, enquanto conta sobre seu passado nas ruas de Seattle.

É claro que, a esse ponto, é provável que muitos que jogaram Second Son já vão ficar com um pé atrás para dar uma chance para First Light. Afinal, explorar aquele mesmo mapa, mas antes da chegada da D.U.P.? Para conhecer uma história que já foi contada? E com apenas um dos poderes que você já usou com Delsin? Pois é, não parece exatamente convidativo.

Para minha surpresa, no entanto, foi só começar a jogar First Light para que ficasse claro o quanto estava errado.

Rápido como um raio

Diante desse dilema, a Sucker Punch resolveu isso de uma maneira extremamente simples: no lugar de apenas trazer os mesmos poderes e missões que vimos antes, First Light aposta em algumas mecânicas novinhas em folha. Você ainda vai sair por aí mandando raios de energia nos inimigos e escalando prédios (isso ainda é um game da série inFamous, oras) para coletar upgrades, mas temos adições interessantes para dar um novo fôlego para a jogatina.

O que se destaca com mais facilidade nesse aspecto é a mudança de ritmo que o game ganhou. Por mais veloz que Delsin fosse com suas habilidades, nada é comparado ao quão rápido tudo acontece em First Light: Fetch é capaz de correr infinitamente a supervelocidades desde o início do jogo, o que já um ótimo começo.

Além disso, temos a adição de uma série de “anéis de neon” na cidade. Ao passar por eles, nossa heroína se desloca ainda mais rápido do que normalmente; agora, considere que há uma centena deles espalhados pelo mapa, permitindo que você simplesmente mantenha-se correndo absurdamente rápido de um lado ao outro. Graças a isso, aqueles momentos chatos em que o jogador precisa ficar lentamente pulando de um telhado para outro são reduzidos a um mínimo.

E não é só assim que inFamous: First Light incentiva o jogador a manter esse ritmo acelerado. Os lumens (os substitutos dos fragmentos que permitem a você comprar upgrades nos personagens anteriores da série) deixaram de ser posicionados em locais alcançáveis por uma simples escalada – agora eles ficam normalmente em pleno ar, a grandes alturas. Com isso, o jogador precisa encontrar o local perfeito para seu salto; por vezes combinando os anéis de neon para ganhar um impulso a mais e alcançá-lo.

Se isso tudo não for suficiente, vale notar que até mesmo as principais missões opcionais do cenário consistem em usar toda a velocidade de Fetch – no caso, para alcançar uma versão viva de lumen que voa rapidamente pelo cenário. Assim, se você era um dos muitos que cansavam de jogar os inFamous anteriores pela lentidão do game, este tem tudo para agradar.

Usar um método como esse também ajuda na hora de acabar com o frequente problema das missões repetitivas da série. Isso porque você as começa e termina tão rápido que mal há tempo para que algo assim incomode.

A verdadeira mestre do Neon

Outro aspecto que deve surpreender muita gente está relacionado aos poderes de Fetch. Diferente do que você provavelmente imaginava ao vê-la lutando em Second Son ou de Delsin ao utilizar o controle de Neon, a protagonista de First Light parece ter habilidades um pouco mais versáteis.

Abrindo mão da precisão extrema vista nos poderes de Delsin, Fetch traz um meio termo entre as habilidades de Fumaça e Neon vistas em Second Son. Ainda há como brincar de atirador de elite e derrubar os inimigos com um único tiro em seu ponto fraco, mas nossa heroína agora é capaz de destruir tudo no caminho com apenas um punhado de disparos.

Não podemos nos esquecer, é claro, do conhecido sistema de melhorias já tão famoso na série. Aqui tudo depende apenas do número de lumens coletados: junte alguns deles, escolha o tipo de upgrade que deseja – absorção de energia, deslocamento, raios de neon, ataques físicos e outros poderes especiais – e Fetch está pronta para derrubar mais alguns bandidos.

O resultado disso tudo é dos mais divertidos. Os poderes comprados realmente fazem a diferença nas batalhas, e esse equilíbrio de habilidades permite ao jogador ter opções para lutar em qualquer situação. No Second Son, em comparação, a sensação era a de que qualquer poder ainda faltava em algum aspecto.

De prisioneira a soldado condutora

Durante boa parte de First Light, a aventura ocorre em Seattle (e também em outros cenários que não vamos revelar para não dar spoilers), nos longos flashbacks de Fetch. E até aí temos uma experiência livre e extremamente divertida.

Mas, quando voltamos para os “tempos atuais”, com nossa protagonista treinando na arena de Curdun Cay, vem uma inversão completa na proposta. Se antes tudo era correr o mais rápido possível, agora nos vemos em uma quase infindável batalha contra hordas de inimigos em busca da melhor pontuação.

Algo assim, de início, pode parecer um “prato cheio” para quem é fã das batalhas da série inFamous; inclusive porque temos alguns objetivos interessantes que só vemos aqui, como sobreviver a um número determinado de hordas de soldados ou proteger reféns holográficos. E aqui a conhecida repetitividade da franquia acaba pesando: depois de pouco tempo, as disputas acabam se mostrando tediosas, devido à falta de novidades.

Mais do mesmo?

Ok, inFamous: First Light tem muitas melhorias e novidades interessantes. Mas este ainda é um game da série inFamous; contando uma história já conhecida por quem jogou Second Son; com uma jogabilidade quase idêntica à do capítulo anterior da franquia; também se passando em Seattle... Você já entendeu a ideia.

Com isso, pode esperar aqueles mesmos problemas que tanto irritam mesmo os fãs mais ardorosos da franquia. E isso inclui os bugs de colisão frequentes e a pouca variedade de missões – que, aliás, está ainda menor em First Light –, por exemplo.

Antes que você comece a reclamar, lembramos que essa falta de grandes novidades é algo natural. Afinal, inFamous: First Light não é um game completamente novo, mas sim um DLC stand-alone que tem como base o próprio Second Son. Então, de certa maneira, é preciso dar crédito para a Sucker Punch conseguir trazer tanta novidade mesmo com tantas limitações.

Vale a Pena?

inFamous: First Light é uma surpresa das mais agradáveis. Embora não chegue à grandeza de conteúdo e variedade do próprio Second Son, o game impressiona por conseguir trazer mecânicas novas aliadas a uma ótima trama que muitos fãs da série queriam conhecer – e que, de fato, consegue superar a de seu antecessor.

A qualidade aqui é tanta, de fato, que First Light mal parece um DLC, mas sim um título completo, que pode trazer bastante diversão tanto para quem já conhece inFamous quanto para quem nunca jogou um game sequer da série. Mas isso, é claro, se você conseguir acompanhar o ritmo de nossa heroína.

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Pontos Positivos
  • Visual impressionante
  • Jogabilidade melhorada
  • Traz novas mecânicas para a série
  • Viajar pelos cenários e coletar itens nunca foi tão rápido e divertido
  • Trama envolvente
Pontos Negativos
  • Jogatina curta
  • Missões repetitivas
  • Partidas na arena pouco interessantes