Hunt: Showdown traz o clima de Bloodborne em battle Royale de Louisiana
Tentar definir Hunt: Showdown é uma tarefa árdua. Esse jogo é uma verdadeira quimera de gêneros, misturando survival horror, com battle royale e muito shooter, apresentando uma experiência única. Essa combinação toda pode parecer um tanto confusa, mas no final das contas é bem simples: nesse universo tomado por monstros, todo caçador também se torna caça.
O game está disponível para Microsoft Windows e Xbox One desde 2019, achando seu caminho para PlayStation 4 em fevereiro deste ano. Se você ficou curioso para desvendar um pouco mais sobre ele, vamos para análise!
Você não precisa de história para atirar nos outros
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
A verdade é que no fim das contas, Hunt: Showdown não tem uma trama muito elaborada. A história se passa na Louisiana (Estados Unidos) durante o século 19 e, por algum motivo desconhecido, o local está tomado por demônios. Essa falta de uma história de fundo oficial abre espaço para muita especulação, sendo que uma delas é que o universo na verdade é um tipo de purgatório para cowboys, no qual os personagens precisam provar que suas almas merecem redenção. Porém, mesmo não sabendo exatamente o que aconteceu, ou se é no mundo real ou não, ainda é muito divertido sair por aí atrás dos chefões e eliminando outros jogadores.
Tudo quer te matar
E isso realmente não é um exagero. Além de todos os monstros que aparecem na tela, ainda é preciso tomar cuidado com os outros jogadores. Vou explicar melhor, o jogo em si só apresenta dois modos e conta com dois mapas — podendo ser de dia ou de noite.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
No modo "Caça a Recompensa", você pode jogar sozinho, formar dupla ou trio e cumprir com o objetivo em um total de até 12 jogadores. Nele, é preciso coletar pistas usando a Visão Sombria para descobrir a localização do chefão (Aranha, Carniceiro e Assassino) ou dos chefões (sim, pode ter mais de um) e ir até lá para eliminá-lo. Só que não termina aí, depois de matar o monstro principal é preciso realizar o banimento dele, o qual demora certo tempo.
(Fonte: Voxel/GianluccaFonte: Voxel/Gianlucca
Enquanto isso, é preciso defender sua posição com a finalidade de conseguir o seu vale recompensa. Porém, para a sua infelicidade (ou não), agora os caçadores podem te achar com a Visão Sombria, a qual agora mostrará sua localização com uma espécie de tempestade azul no mapa.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
Assim que o banimento terminar e você coletar a recompensa, a Visão Sombria Superior fica disponível e poderá ser utilizada cinco vezes para detectar se tem algum inimigo por perto. Assim, fica a seu critério dar cabo de seus oponentes para ganhar mais experiência e até saquear suas armas ou seguir a um ponto de extração.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
No modo "Jogo Rápido" — também de até 12 jogadores — é cada um por si; a partida dura no máximo 15 minutos e apenas 1 pode sobreviver. O caçador precisa encontrar 4 fendas no tecido da realidade (assim como ocorre com as pistas), para então ir atrás da energia da Nascente. A fim de garantir sua salvação, você também precisa sobreviver até toda a energia dela ser absorvida, e, sim, outro caçador pode te matar e todo o seu esforço ir "pelos ares".
Apimentando o gameplay
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
Hunt tem um sistema chamado de Linhagem, o qual contém Graus (níveis) que vão subindo conforme se obtém experiência; além disso, armas e habilidades novas são liberadas para colocar no seu personagem.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
O caçador também tem nível, e toda vez que você upar ganha pontos para adquirir habilidades. Porém, para aprimorar ainda mais a jogatina, após o Grau 10 no modo "Caça a Recompensa", se não conseguir escapar em um ponto de extração ou morrer, seu cowboy é eliminado para sempre e não será possível jogar com ele novamente.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
Então todo o meu progresso e as minhas habilidades se foram? Infelizmente, sim. Será necessário recrutar outro no nível 1 no "menu do jogo", que pode vir com habilidades iniciais ou não. O lado bom é que ele pode ter armas que você ainda não possui. Se você sobreviver com o seu caçador no Jogo Rápido, também é possível recrutá-lo.
Pode parecer que tudo está contra você, mas Hunt: Showdown tem muito a oferecer. Nas vezes que consegui matar o chefão e a única coisa que faltava era ir ao ponto de extração, tive que ficar muito atento ao meu redor — passando por uma grande tensão ao tentar me locomover da forma mais imperceptível possível e sem atrair inimigos ou matando-os com arma melee para não fazer barulho.
O som é um fator muito importante, então recomendo sempre jogar com o fone de ouvido para perceber quando algum caçador estiver por perto. Os barulhos podem ser de passos, tiros na região, vidros quebrados no chão, latas ou metais pendurados e até mesmo barulho de corvos ou cavalos feridos, os quais são colocados no mapa justamente com o intuito de chamar a atenção de quem estiver por perto.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
O arsenal possui uma grande variedade de armas do início de 1900: desde pistolas, aprimoramentos feitos a mão, revólveres, espingardas de um tiro só e bestas até rifles semiautomáticos. É interessante ver qual tipo se adequa melhor ao seu estilo de gameplay, já que, quanto mais se ganha experiência com uma, é possível liberar outras melhores.
(Fonte: Voxel/Gianlucca)Fonte: Voxel/Gianlucca
Além dos Hunt Dollars que são utilizados na compra de itens mais corriqueiros (como kits médicos, arremessáveis e armas) e podem ser obtidos durante a jogatina, por meio de conquistas também é possível liberar Títulos de Sangue (moeda cash) ou adquiri-los pela PlayStation Store para conseguir armas e caçadores lendários.
Veredito
Hunt: Showdown apresenta um gameplay cadenciado no qual todo cuidado é pouco. É preciso prestar atenção nos monstros assustadores que estão sempre à espreita, nos caçadores que tentarão tomar o que é seu e conhecer bem suas armas, pois algumas delas podem demorar para carregar, deixando seu caçador vulnerável. Se você estiver esperando um ritmo frenético, com balas voando para todo lado e partidas rápidas, esse jogo provavelmente não vai ser seu estilo. Aqui, é preciso ir com calma a fim de evitar a realização de barulhos e ouvir os outros jogadores; esse ritmo mais devagar contribui ainda mais para a atmosfera de terror e tensão que cerca seu personagem a cada minuto.
Vale lembrar que em breve o game permitirá aos jogadores o crossplay entre os gamers de Xbox One e de PS4.
Hunt: Showdown foi gentilmente cedido pela Deep Silver para a realização desta análise.
Fontes
Categorias
- Tema inovador
- Ótima ambientação
- Excelente utilização do som dentro do jogo
- Um sentimento real de terror e pânico na tentativa de sobreviver e cumprir o objetivo
- Jogar com um amigo é bem divertido, principalmente conversando em party
- Pouca variação de inimigos e mapas
- Menu um pouco confuso
- Ping alto, pois só é possível jogar em outras regiões fora do Brasil
- Tradução apresenta algumas inconsistências
Nota do Voxel