Um elogio ao erro
Videoanálise
Por muito tempo tentei entender quais razões fazem com que Grand Theft Auto seja o enorme fenômeno que ele é. É difícil acreditar que somente a liberdade, a violência e a temática criminosa que a imprensa geral tanto gosta de demonizar sejam os responsáveis pelo sucesso da série. E, com GTA V, a Rockstar mostra que a verdade é um pouco mais complexa.
Na aguardada sequência, o estúdio mostra que o principal trunfo da franquia é expor tudo aquilo que há de mais podre na sociedade e apresentar isso de uma maneira tão satírica que nos prende do começo ao fim. O ciclo de sexo, drogas e violência é um convite para que o jogador mergulhe nesse submundo e se afeiçoe a ele, dando início a um estranho e distorcido círculo vicioso.
O segredo da série é tocar na ferida. Ela escancara os problemas que grandes cidades tentam esconder e faz piada dessas situações. Tráfico, corrupção e tortura não são exclusividades de Los Santos, mas algo recorrente em Los Angeles, Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e qualquer outra metrópole. A série é polêmica porque é incômoda — e por fazer isso muito bem, GTA V é genial.
A expectativa foi enorme, mas a Rockstar conseguiu não apenas entregar aquilo que os fãs esperavam como foi além. GTA V é tão incrível quanto divertido e é praticamente impossível não mergulhar de cabeça nesse mundo caótico e deturpado que há tempos esperávamos para revistar.
Mais do que isso, o estúdio chega ao que parece ser o limite da atual geração e nos faz pensar que, mesmo com o grande número de lançamentos para o resto deste ano, será difícil para eles serem tão grandiosos e variados quanto este. A Rockstar conseguiu jogar o nível de qualidade muito para o alto — o que pode ser um desafio inclusive para ela em um futuro breve.
GTA V está longe de ser um jogo perfeito, mas ele compensa suas falhas com maestria e faz com que qualquer problema seja esquecido diante de todo o resto. Falhas vão existir, mas, assim como a essência da série, o segredo está em saber como apresentar o erro e, acima de tudo, em saber rir disso. É escancarar o errado.
Este jogo foi adquirido pelo Baixaki Jogos para a realização desta análise.
Categorias
Nota do Voxel