Uma viagem intimista pelos turbulentos anos 90
Alguns jogos conseguem realizar a prodigiosa façanha de fazer com que você esqueça que, de fato, está “jogando” algo. Tornam-se uma viagem intimista, conforme o fazem se esquecer de que aquele mundo não é o seu. Nesse ponto, já não faz mais sentido falar em “avatar”, em “fases” ou “enigmas”. Também não cabem mais distinções entre jogo, filme ou história em quadrinho, rótulos que servem exclusivamente ao meio utilizado para fazê-lo mergulhar em uma fantasia.
Há algum tempo, lembro que havia experimentado uma sensação semelhante ao jogar o então reformulado Dear Esther. Não, em Gone Home não há uma ilha paradisíaca... Mas, assim como a questão do “meio”, isso se refere apenas ao background. Isso porque a forma com que a Fullbright Company vai enredando o jogador/expectador é, de fato, muito semelhante.
Assim que abaixar a guarda, o que há é um transporte lento porém constante ao universo singular dos anos 1990. Ao retornar de uma longa viagem pela Europa, Kaitlin Greenbriar se dirige para a nova casa nas montanhas da sua família. Ao chegar, entretanto, ela encontra apenas uma casa vazia e um bilhete de sua única irmã (mais nova): “Desculpe não estar aqui para te receber, mas foi impossível. Por favor, não me procure.”
O que se segue poderia ser simplesmente um jogo focado em “descubra o que houve”. Entretanto, ao visitar os cômodos da casa, fica fácil perceber que há muito mais ali. Muito além das fitas K7 e VHS, dos discos de vinil e das revistas da época. Vale olhar mais de perto.
Gone Home é um daqueles jogos difíceis de se avaliar. Por quê? Bem, em primeiro lugar, porque dificilmente se poderia contestar se alguém dissesse: “Mas isto nem é um jogo!”. De fato.
O que há em Gone Home, entretanto, é uma viagem intimista e das mais envolventes. Mesmo quem não viveu a turbulência típica dos anos 90 encontrará aqui detalhes, drama, e humanidade — tanto que é impossível não sentir alguma empatia. Mesmo que não haja doses cavalares de adrenalina alimentando um protagonista armado até os dentes. A realidade às vezes pode ser muito mais pungente... E surpreendente!
Este jogo foi adquirido pelo Baixaki Jogos para a realização desta análise.
Nota do Voxel