Ghostbusters Spirits Unleashed é divertido, mas ordinário
Uma das coisas boas de ter nascido no início da década de 1980 foi ter apreciado filmes espetaculares para a época, como Curtindo a Vida Adoidado e De Volta para o Futuro.
Eu poderia ficar até amanhã falando de películas interessantes que foram sucesso de bilheteria, porém, hoje vamos falar de um dos mais fantásticos, que foi Os Caça-Fantasmas.
O filme conta a história dos cientistas Egon, Ray e Peter, que decidem se tornar caçadores de fantasmas, após serem demitidos da Universidade de Nova York. Os doutores começam a ajudar a população que sofre com casas mal-assombradas e forças sobrenaturais.
Ao longo dos anos, o mercado de games tentou reproduzir este roteiro em um jogo eletrônico, mas sem sucesso.
O primeiro que eu me diverti foi Ghostbusters, lançado pela Actvision, em 1984. Ele ganhou notoriedade por aqui quando recebeu uma versão para Nintendinho. O game também acompanhava a memória do Phantom System.
Depois tivemos alguns outros que chamaram a atenção, como Ghostbusters: The Video Game, em 2009 e, dois anos depois, uma versão chamada Sactum of Slime.
A realidade é que nenhum deles chamou a atenção e marcou época. Agora, em 2022, tivemos mais uma tentativa de transportar a barreira existente entre filmes e videogames.
Ghostbusters Spirits Unleashed foi desenvolvido e publicado pela IllFonic, que ficou conhecida pelo lançamento de Predator: Hunting Grounds, em 2020. Será que finalmente acertaram em algo? É o que você vai conferir adiante.
Nostálgico
Nos primeiros minutos de Ghostbusters Spirits Unleashed, o jogador mais antigo vai se sentir à vontade com tudo aquilo que o cercou na década de 1980. Primeiro pelo cenário, que lembra muito o encontrado no filme original.
Segundo, pela presença de itens e personagens que marcaram época. Todos eles estão presentes. Eles já estão mais velhos e contam com a ajuda de outros funcionários para continuar na caça de fantasmas.
A nostalgia é imensa! Começa pela música tema, criada por Ray Parker Jr., e termina no antigo e remodelado departamento de bombeiros.
Tudo é uma verdadeira explosão emocional, fazendo com que os mais velhos se lembrem de momentos espetaculares do primeiro filme. Fique tranquilo que o Ecto-1, o Cadillac que sempre transportou os cientistas, está presente.
Uma pena que esses itens só estão fixos no cenário, sem a possibilidade de interação, o que diminui muito a imersão presente no jogo.
Diversão até a página 2
Ghostbusters Spirits Unleashed é um jogo multiplayer, onde você reunirá mais três jogadores para caçar fantasmas em locais de Nova York. Pode ser um hotel, um shopping ou uma prisão.
O roteiro, como já era de se imaginar, é fraco e só tem peso para aqueles que não conhecem o filme. A história ganha força apenas no início do jogo e durante o tutorial.
Nela, você entende que é um novo recruta e ajudará a reerguer os caça-fantasmas. Daí pra frente é diversão. Mas como eu disse, ela tem limites e não dura mais do que algumas horas. Tudo porque o jogo dá poucas possibilidades.
Sua missão será atender chamados e caçar fantasmas dentro de locais públicos. Além disso, será importante acalmar as pessoas que se encontram no local.
O jogo segue uma premissa simples. Caso você demore para capturar os fantasmas, o local pode ficar infestado e impossível de ser controlado. Ao mesmo tempo, e não menos importante, temos as pessoas. Se elas ficarem nervosas, podem fugir, e o tempo para caçar os fantasmas ficará mais curto.
A grande diversão do game é jogar com amigos ou com uma turma fixa. Além de conversar com eles durante a aventura, você poderá traçar estratégias com eles.
Tudo o que encontramos lembra muito um dos primeiros jogos de PC que eu me diverti: Payday 2. Mas diferentemente de Spirits Unleashed, a lista de recompensas era enorme e dava sobrevida ao título, mesmo não tendo muitos cenários.
Em Spirits Unleashed o jogador encontra poucos itens para desenvolver os personagens além daquela patifaria cosmética que, para mim, não vale em absolutamente nada.
Se tivéssemos uma lista de recompensas de verdade e mais cenários para se divertir, com certeza o jogo teria um apelo muito maior. Uma ideia seria deixar os fantasmas serem controlados pelos jogadores.
Tem Potencial
Para mim é óbvio que Spirits Unleashed tem um grande potencial. O jogo em si me parece uma aventura básica em que um universo gigantesco pode ser explorado. Mas não foi.
A pergunta que fica é: será explorado? Vai receber um suporte futuro? A questão principal é que a primeira impressão é a que fica. Sendo assim, muitos jogadores já devem ter largado o jogo, devido a de objetivos
Quando digo que o jogo possui grande potencial, isso se deve a excelente jogabilidade. Os comandos são bem responsivos e dá para se divertir no controle ou até mesmo no teclado. Tudo obedece da forma que se imagina, ajudando a deixar a diversão correr solta
O game não é tão pesado e utiliza uma arte mais cartunesca. Destaque para os raios de prótons que emanam das armas. As explosões e cores de neon são muito bem feitas, dando a imersão necessária para o seu divertimento.
Vale a pena?
Ghostbusters Spirits Unleashed foi mais uma tentativa que falhou em trazer o mundo dos cinemas para os videogames.
Como disse anteriormente, o game possui um potencial enorme, mas a empresa se limitou a entregar o mínimo possível.
Poderiam ter se dedicado em aumentar o fator replay. Poderíamos ter mais cenários, recompensas mais interessantes, até para aproveitar toda a qualidade presente na jogabilidade e na nostalgia transmitida durante a aventura.
Categorias
- Clima muito nostálgico e com muitos elementos da franquia Caça-Fantasmas
- Jogabilidade bem-feita
- Bem divertido de jogar
- História fraca
- Ciclo de gameplay repetitivo
- Falta de recompesas
Nota do Voxel