FIFA 09 aplica uma goleada nos rivais e prova que é o melhor da temporada.
A EA prometeu e cumpriu. Ao contrário da maioria dos políticos e cartolas (já que vamos falar de futebol) a empresa disse em alto e bom tom: FIA 09 será o melhor simulador de futebol já feito. Dito e feito, a nova temporada da franquia FIFA é simplesmente fantástica.
Apesar do futebol ter nascido o ocidente, há algum tempo quem domina o esporte bretão são os olhos puxados do oriente. Quando se trata de jogos de futebol é impossível não mencionar a grande disputa entre as franquias FIFA e Pro Evolution Soccer. Teriam os japoneses da Konami uma compreensão melhor do esporte a ponto de representá-lo de forma mais interessante nos videogames?
Na realidade a comparação não é nem um pouco justa, visto que as franquias abordam o desporto através de ângulos bem diferentes. Historicamente a série PES tem um viés menos realista, deixando a sua jogabilidade mais fluída e divertida falar por si própria, enquanto a franquia FIFA opta por trazer as telas uma simulação mais fiel a verdadeira dinâmica do jogo (mesmo que ainda esteja muito longe dos campos de futebol atual).
Fato que não incomoda nem um pouco aos usuários que a cada nova edição das duas séries optava pelo futebol de olhos puxados em detrimento dos títulos produzidos pela EA Sports.
Se no passado a linha Pro Evolution Soccer, ditava as regras do futebol virtual, enquanto FIFA agonizava na bacia das almas — com uma jogabilidade tosca e elementos tácticos pouco desenvolvidos (bastava um bom chute de fora da área para superar os goleiros — tudo parece mudar nesta nova temporada.
Controlando o meio de campo
Observando a perda de terreno a EA Sports (agora sub a tutela do controverso Peter Moore) resolveu correr atrás do placar. Polindo a sua fórmula de jogo até a perfeição a EA Sports conseguiu surpreender a todos com o lançamento de FIFA 08.
A jogabilidade incrementada, os gráficos de alta qualidade e as diferentes modalidades do jogo (incluindo as partidas multiplayer online e o incrível modo Be a Pro) colocaram a série em pé de igualdade com seu grande rival.
Assim, todas as inovações de FIFA 08 acabaram servindo de base para o desenvolvimento de FIFA 09. O caminho do gol estava marcado no relvado e a nova edição da franquia trilhou com maestria todos os atalhos do campo.
O cuidado com a mecânica da bola, a organização tática da equipe em campo e uma sorte de outras opções de jogo comprovam que FIFA chegou forte. O jogo está mais hardcore, rápido, complexo e realista do que qualquer outra edição da série, fato que vai exigir muito mais do que coordenação motora, mas também muito cérebro.
Do estádio para o console
Cada vez mais os jogos de videogame incorporam funcionalidades online, entretanto FIFA 09 vai um passo a diante. Apostando em uma nova proposta de jogo a EA Sports inseriu em toda a sua linha de títulos esportivos um novo sistema que certamente irá definir o futuro dos videogames.
Adidas Live Season é a versão do FIFA 09 de um sistema de integração do mundo real com o virtual em tempo real (no caso de NBA Live 09 o sistema recebe o nome de DNA). A intenção da Electronic Arts é a de tornar o mundo virtual de FIFA em um universo rápido e realista; para tanto, o jogo é atualizado semanalmente com as estatísticas reais dos atletas.
Assim, quando o Eto’o for o artilheiro da rodada seu rendimento no videogame será melhor do que o normal, se Edson Bastos fechar o gol durante vários jogos, ele será muito mais difícil de ser superado nos campos virtuais. O mesmo vale para o caso de contusões ou suspensões deixando os atletas de FIFA 09 mais suscetíveis as mesmas condições.
Estas atualizações vão começar a entrar em funcionamento já a partir de outubro deste ano e devem continuar todas as semanas até o final de maio de 2009. O manual do jogo inclui um código que deverá ser inserido para habilitar as atualizações para toda a temporada.
Infelizmente nem todas as ligas foram contempladas gratuitamente com esta incrível ferramenta, mas não se preocupe, pois basta pagar uma pequena taxa de assinatura para poder utilizar o serviço em todas as ligas disponíveis no jogo.
Craque
Outra grande novidade que os produtores de FIFA 09 oferecem aos jogadores é o modo Be a Pro, que depois de sua estréia na última temporada, retorna remodelado e reforçado. Através desta modalidade de jogo você poderá se tornar um verdadeiro craque de renome internacional.
O caminho não é fácil, mas a glória o espera no final. Ao longo de quatro temporadas você terá que pegar um atleta virtual (já existente ou criado através do editor de atletas) e levá-lo do anonimato ao estrelato.
Se você optar por criar um jogador terá a oportunidade de manipular um editor incrivelmente aprofundado. A ferramenta que já apareceu em outras edições da série traz de volta opções como a personalização de atributos físicos, desde a aparência facial e do corpo, até a forma que o jogador traja a camiseta (presa nos calções ou solta).
Além disso, as estatísticas técnicas estão mais elaboradas e englobam um sistema de evolução com base nos pontos de experiência adquiridos em campo. Atributos como força, velocidade, chutes, passes, lançamentos, cruzamentos e até mesmo altura dos saltos são apenas algumas das inúmeras possibilidades de melhoria.
Caminho da glória
Uma vez que o seu atleta entre em campo as coisas realmente começa a esquentar. Além de poder evoluir os atributos e habilidades do seu jogador você também terá que trilhar o árduo caminho de um atleta profissional até a elite do futebol mundial, finalizando com a convocação para a seleção nacional.
A cada temporada, disputada irá oferecer uma série de metas a serem cumpridas, sendo que estas se dividem em duas vertentes, as metas ligadas a sua carreira no clube e na seleção.
Os objetivos variam entre terminar o campeonato nacional em determinada posição da tabela, ou alcançar uma nota média de atuação (como as apresentadas no sistema Captain Your Country presente em UEFA Euro 08). As metas da seleção nacional não diferem muito, estipulando um determinado número de convocações por ano.
Ao final de cada partida você poderá conferir um somatório de pontos de experiência acumulados conforme o seu rendimento no jogo. As possibilidades deste modo são imensas e não se limitam as partidas single player, já que você poderá enviar convites aos seus amigos (virtuais) para que eles possam lhe ajudar nestes objetivos. O relacionamento com a vertente online é uma constante neste jogo.
Pelada reformulada
Sem sombra de dúvida o grande trunfo de FIFA 09 e prova incontestável de seu empenho nas modalidades online é a inclusão do impressionante 10 x 10. Isso mesmo, as promessas são reais e divertidíssimas.
Como na última edição você poderá embarcar em partidas online no formato Be a Pro (controlando apenas um atleta dentro da equipe), mas no ponto em que FIFA 08 parou — contemplando partidas com suporte para no máximo dez jogadores simultâneos, ou seja, cinco contra cinco — FIFA 09 vai além e ocupa todas as posições da linha.
Agora você poderá combinar a tradicional pelada com os amigos dentro do videogame. São dez jogadores para cada lado, apenas o goleiro é controlado pelo computador. É verdade que ainda é um pouco difícil de encontra partidas com vinte jogadores (mesmo com o excelente sistema de lobby oferecido pelo jogo), mas quando você tiver a oportunidade de embarcar em uma destas partidas certamente entenderá o apelo da modalidade.
Em determinados momentos o caos irá imperar, zagueiros lançados ao ataque e meias aficionados pela posse de bola (os populares “fominhas”). Fatos que ao invés de frustrarem o jogador apenas aumentam a diversão.
Mas se você prefere um viés mais organizado não há motivos para se preocupar. O jogo também oferece um modo de criação de equipes. Assim o usuário pode “fundar” o seu próprio clube e chamar os seus amigos para fazer parte do elenco, assinalando funções específicas no campo para cada um.
Da planilha do Joel ao bloquinho do Mourinho
Longe da anarquia arcade de Pro Evolution Soccer, FIFA 09 premia o jogador paciente, que mina a defesa adversária com a troca de passes, criando espaços na defesa rival, ao invés de esperar pelas falhas na inteligência artificial.
Mas não se preocupe, se você prefere uma tática ofensiva baseada nos contra-ataques o jogo também se adapta bem. O único problema é que você terá que encarar uma inteligência artificial sólida e consistente. Fato que vai exigir maior precisão na hora dos lançamentos ou disparadas dos atacantes.
Antes de pisar no relvado você poderá fazer aquela preleção inspirada e organizar a sua equipe para o embate que se aproxima. O elemento tático do jogo é fortemente explorado ao longo de todos os modos de FIFA 09.
São padrões de jogo personalizados e moldados conforme o gosto do treinador (você). Seja no típico estilo italiano, balanceando o jogo com contra-ataques e maior posse de bola, ou então, no ritmo acelerado da Premier League, que privilegia os passes longos e rápidos, sem contar a boa e velha ginga brasileira que adora a posse de bola e troca de passes curtos.
A grande vantagem é que estas tácticas são passíveis de aperfeiçoamento em diversos setores como a construção de jogo, criação de oportunidades de gol e padrões defensivo. Estratégias que são adaptadas através da dinâmica de passes, progressão no campo e forma como os jogadores se articulam no tabuleiro de grama.
Joga bonito
Jogar simples e bonito é uma das máximas de FIFA 09. O sistema de controles continua tão confortável quanto o das edições anteriores, além de permitir uma personalização total dos comandos.
Os jogadores se movem de modo suave e realista; tropeçam, se chocam, tombam, disputam a bola ombro a ombro, esticam a perna para interceptar a bola e até memso solicitam passes com as mãos.
Liga dos campeões
As licenças oficiais e os modos de jogo têm sido, tradicionalmente, dois dos principais pilares da série FIFA e neste momento elos estão maiores e mais firmes do que nunca.
O jogador contará com a Primeira Divisão do campeonato brasileiro (contando inclusive com a recriação da tabela oficial do brasileirão 2008) a liga espanhola e a primeira e segunda divisão da Itália, Alemanha e França, além dos turnos Apertura e Clausura do torneio mexicano e a Premier League, Coca-Cola League 1 e 2 da Inglaterra.
Além disso, o jogador poderá encarar as ligas nacionais da Polônia, Portugal, Irlanda, República Checa, Suécia, Suíça, Turquia, Austrália, Áustria, Bélgica, Coréia, Dinamarca, Escócia e Holanda.
E se isso já não fosse suficiente todas as ligas nacionais também oferecem as respectivas Copas, oferecendo assim motivos mais do que suficientes para entreter qualquer fã de futebol durante toda a temporada.
Olho no lance!
O colorido das partidas, os efeitos de sombra a imponência dos estádios, os ângulos diferenciados das cobranças de falta e escanteio, os replays, tudo, em FIFA 09 remete ao excitante mundo do futebol.
Infelizmente as arquibancadas ainda não receberam o devido respeito por parte dos desenvolvedores e continuam pobres, mas em contrapartida os estádios continuam bem reproduzidos, vistosos e colossais em um ambiente intenso de apoio às equipes caseiras.
Os modelos dos atletas se beneficiaram de algumas melhorias. Enquanto os equipamentos são oficiais, com todos os detalhes publicitários, os jogadores sofrem com alguma falta de detalhe (em especial os menos populares), sendo que muitas vezes só a cor, tamanho do cabelo e cor da pele ajudam a fazer a distinção entre os jogadores.
O grito da galera
O som dos estádios ecoa por todo o jogo. Ruidoso e avassaladores os gritos das torcidas remetem diretamente as arquibancadas de um estádio de futebol.
Na trilha sonora mais uma vez variedade é a palavra de ordem, são 42 canções diferentes, originárias de 21 países, passando de artistas conhecidos a expoentes do pop-rock, música eletrônica e alternativa. Nomes como Duffy, Junkie XL, The Kooks, Tom Jones e Najwajean ditam o ritmo das jogadas.
Outra faceta do som é o trabalho dos comentaristas — infelizmente os consoles ainda não contam com a participação das vozes brasileiras — que acompanham lance a lance com maestria, acrescentando muito ao realismo do jogo.
Apito final
A EA Sports pode ter decepcionado os jogadores com algumas edições questionáveis da série FIFA, entretanto o seu retrocesso no mercado forçou a empresa a trabalhar em um título capaz de deixar para trás o seu passado problemático e entrar forte na briga pelo título de melhor jogo de futebol.
Parece que o alerta surtiu efeito e após uma excelente apresentação no ano passado com o lançamento de FIFA 08, a empresa conseguiu evoluir o suficiente para destronar o todo poderoso PES.
FIFA 09 é o simulador de futebol mais realista já feito. A jogabilidade excepcional e os modos de jogo credenciam a franquia para o título, é verdade que pouco mudou em relação à UEFA Euro 2008, mas as melhorias e refinamentos deste trouxeram ao público um jogo realmente incrível.
Ainda há muito espaço para melhorias, os gráficos certamente merecem um cuido maior e a inteligência artificial sempre pode ser melhorada. Os modos online são o grande destaque, mas sofre com algum atraso (lag).
No final das contas, em um campeonato de pontos corridos, FIFA 09 leva o título sabendo que para manter o caneco terá que trabalhar muito.
Apesar do futebol ter nascido o ocidente, há algum tempo quem domina o esporte bretão são os olhos puxados do oriente. Quando se trata de jogos de futebol é impossível não mencionar a grande disputa entre as franquias FIFA e Pro Evolution Soccer. Teriam os japoneses da Konami uma compreensão melhor do esporte a ponto de representá-lo de forma mais interessante nos videogames?
Na realidade a comparação não é nem um pouco justa, visto que as franquias abordam o desporto através de ângulos bem diferentes. Historicamente a série PES tem um viés menos realista, deixando a sua jogabilidade mais fluída e divertida falar por si própria, enquanto a franquia FIFA opta por trazer as telas uma simulação mais fiel a verdadeira dinâmica do jogo (mesmo que ainda esteja muito longe dos campos de futebol atual).
Fato que não incomoda nem um pouco aos usuários que a cada nova edição das duas séries optava pelo futebol de olhos puxados em detrimento dos títulos produzidos pela EA Sports.
Se no passado a linha Pro Evolution Soccer, ditava as regras do futebol virtual, enquanto FIFA agonizava na bacia das almas — com uma jogabilidade tosca e elementos tácticos pouco desenvolvidos (bastava um bom chute de fora da área para superar os goleiros — tudo parece mudar nesta nova temporada.
Controlando o meio de campo
Observando a perda de terreno a EA Sports (agora sub a tutela do controverso Peter Moore) resolveu correr atrás do placar. Polindo a sua fórmula de jogo até a perfeição a EA Sports conseguiu surpreender a todos com o lançamento de FIFA 08.
A jogabilidade incrementada, os gráficos de alta qualidade e as diferentes modalidades do jogo (incluindo as partidas multiplayer online e o incrível modo Be a Pro) colocaram a série em pé de igualdade com seu grande rival.
Assim, todas as inovações de FIFA 08 acabaram servindo de base para o desenvolvimento de FIFA 09. O caminho do gol estava marcado no relvado e a nova edição da franquia trilhou com maestria todos os atalhos do campo.
O cuidado com a mecânica da bola, a organização tática da equipe em campo e uma sorte de outras opções de jogo comprovam que FIFA chegou forte. O jogo está mais hardcore, rápido, complexo e realista do que qualquer outra edição da série, fato que vai exigir muito mais do que coordenação motora, mas também muito cérebro.
Do estádio para o console
Cada vez mais os jogos de videogame incorporam funcionalidades online, entretanto FIFA 09 vai um passo a diante. Apostando em uma nova proposta de jogo a EA Sports inseriu em toda a sua linha de títulos esportivos um novo sistema que certamente irá definir o futuro dos videogames.
Adidas Live Season é a versão do FIFA 09 de um sistema de integração do mundo real com o virtual em tempo real (no caso de NBA Live 09 o sistema recebe o nome de DNA). A intenção da Electronic Arts é a de tornar o mundo virtual de FIFA em um universo rápido e realista; para tanto, o jogo é atualizado semanalmente com as estatísticas reais dos atletas.
Assim, quando o Eto’o for o artilheiro da rodada seu rendimento no videogame será melhor do que o normal, se Edson Bastos fechar o gol durante vários jogos, ele será muito mais difícil de ser superado nos campos virtuais. O mesmo vale para o caso de contusões ou suspensões deixando os atletas de FIFA 09 mais suscetíveis as mesmas condições.
Estas atualizações vão começar a entrar em funcionamento já a partir de outubro deste ano e devem continuar todas as semanas até o final de maio de 2009. O manual do jogo inclui um código que deverá ser inserido para habilitar as atualizações para toda a temporada.
Infelizmente nem todas as ligas foram contempladas gratuitamente com esta incrível ferramenta, mas não se preocupe, pois basta pagar uma pequena taxa de assinatura para poder utilizar o serviço em todas as ligas disponíveis no jogo.
Craque
Outra grande novidade que os produtores de FIFA 09 oferecem aos jogadores é o modo Be a Pro, que depois de sua estréia na última temporada, retorna remodelado e reforçado. Através desta modalidade de jogo você poderá se tornar um verdadeiro craque de renome internacional.
O caminho não é fácil, mas a glória o espera no final. Ao longo de quatro temporadas você terá que pegar um atleta virtual (já existente ou criado através do editor de atletas) e levá-lo do anonimato ao estrelato.
Se você optar por criar um jogador terá a oportunidade de manipular um editor incrivelmente aprofundado. A ferramenta que já apareceu em outras edições da série traz de volta opções como a personalização de atributos físicos, desde a aparência facial e do corpo, até a forma que o jogador traja a camiseta (presa nos calções ou solta).
Além disso, as estatísticas técnicas estão mais elaboradas e englobam um sistema de evolução com base nos pontos de experiência adquiridos em campo. Atributos como força, velocidade, chutes, passes, lançamentos, cruzamentos e até mesmo altura dos saltos são apenas algumas das inúmeras possibilidades de melhoria.
Caminho da glória
Uma vez que o seu atleta entre em campo as coisas realmente começa a esquentar. Além de poder evoluir os atributos e habilidades do seu jogador você também terá que trilhar o árduo caminho de um atleta profissional até a elite do futebol mundial, finalizando com a convocação para a seleção nacional.
A cada temporada, disputada irá oferecer uma série de metas a serem cumpridas, sendo que estas se dividem em duas vertentes, as metas ligadas a sua carreira no clube e na seleção.
Os objetivos variam entre terminar o campeonato nacional em determinada posição da tabela, ou alcançar uma nota média de atuação (como as apresentadas no sistema Captain Your Country presente em UEFA Euro 08). As metas da seleção nacional não diferem muito, estipulando um determinado número de convocações por ano.
Ao final de cada partida você poderá conferir um somatório de pontos de experiência acumulados conforme o seu rendimento no jogo. As possibilidades deste modo são imensas e não se limitam as partidas single player, já que você poderá enviar convites aos seus amigos (virtuais) para que eles possam lhe ajudar nestes objetivos. O relacionamento com a vertente online é uma constante neste jogo.
Pelada reformulada
Sem sombra de dúvida o grande trunfo de FIFA 09 e prova incontestável de seu empenho nas modalidades online é a inclusão do impressionante 10 x 10. Isso mesmo, as promessas são reais e divertidíssimas.
Como na última edição você poderá embarcar em partidas online no formato Be a Pro (controlando apenas um atleta dentro da equipe), mas no ponto em que FIFA 08 parou — contemplando partidas com suporte para no máximo dez jogadores simultâneos, ou seja, cinco contra cinco — FIFA 09 vai além e ocupa todas as posições da linha.
Agora você poderá combinar a tradicional pelada com os amigos dentro do videogame. São dez jogadores para cada lado, apenas o goleiro é controlado pelo computador. É verdade que ainda é um pouco difícil de encontra partidas com vinte jogadores (mesmo com o excelente sistema de lobby oferecido pelo jogo), mas quando você tiver a oportunidade de embarcar em uma destas partidas certamente entenderá o apelo da modalidade.
Em determinados momentos o caos irá imperar, zagueiros lançados ao ataque e meias aficionados pela posse de bola (os populares “fominhas”). Fatos que ao invés de frustrarem o jogador apenas aumentam a diversão.
Mas se você prefere um viés mais organizado não há motivos para se preocupar. O jogo também oferece um modo de criação de equipes. Assim o usuário pode “fundar” o seu próprio clube e chamar os seus amigos para fazer parte do elenco, assinalando funções específicas no campo para cada um.
Da planilha do Joel ao bloquinho do Mourinho
Longe da anarquia arcade de Pro Evolution Soccer, FIFA 09 premia o jogador paciente, que mina a defesa adversária com a troca de passes, criando espaços na defesa rival, ao invés de esperar pelas falhas na inteligência artificial.
Mas não se preocupe, se você prefere uma tática ofensiva baseada nos contra-ataques o jogo também se adapta bem. O único problema é que você terá que encarar uma inteligência artificial sólida e consistente. Fato que vai exigir maior precisão na hora dos lançamentos ou disparadas dos atacantes.
Antes de pisar no relvado você poderá fazer aquela preleção inspirada e organizar a sua equipe para o embate que se aproxima. O elemento tático do jogo é fortemente explorado ao longo de todos os modos de FIFA 09.
São padrões de jogo personalizados e moldados conforme o gosto do treinador (você). Seja no típico estilo italiano, balanceando o jogo com contra-ataques e maior posse de bola, ou então, no ritmo acelerado da Premier League, que privilegia os passes longos e rápidos, sem contar a boa e velha ginga brasileira que adora a posse de bola e troca de passes curtos.
A grande vantagem é que estas tácticas são passíveis de aperfeiçoamento em diversos setores como a construção de jogo, criação de oportunidades de gol e padrões defensivo. Estratégias que são adaptadas através da dinâmica de passes, progressão no campo e forma como os jogadores se articulam no tabuleiro de grama.
Joga bonito
Jogar simples e bonito é uma das máximas de FIFA 09. O sistema de controles continua tão confortável quanto o das edições anteriores, além de permitir uma personalização total dos comandos.
Os jogadores se movem de modo suave e realista; tropeçam, se chocam, tombam, disputam a bola ombro a ombro, esticam a perna para interceptar a bola e até memso solicitam passes com as mãos.
Liga dos campeões
As licenças oficiais e os modos de jogo têm sido, tradicionalmente, dois dos principais pilares da série FIFA e neste momento elos estão maiores e mais firmes do que nunca.
O jogador contará com a Primeira Divisão do campeonato brasileiro (contando inclusive com a recriação da tabela oficial do brasileirão 2008) a liga espanhola e a primeira e segunda divisão da Itália, Alemanha e França, além dos turnos Apertura e Clausura do torneio mexicano e a Premier League, Coca-Cola League 1 e 2 da Inglaterra.
Além disso, o jogador poderá encarar as ligas nacionais da Polônia, Portugal, Irlanda, República Checa, Suécia, Suíça, Turquia, Austrália, Áustria, Bélgica, Coréia, Dinamarca, Escócia e Holanda.
E se isso já não fosse suficiente todas as ligas nacionais também oferecem as respectivas Copas, oferecendo assim motivos mais do que suficientes para entreter qualquer fã de futebol durante toda a temporada.
Olho no lance!
O colorido das partidas, os efeitos de sombra a imponência dos estádios, os ângulos diferenciados das cobranças de falta e escanteio, os replays, tudo, em FIFA 09 remete ao excitante mundo do futebol.
Infelizmente as arquibancadas ainda não receberam o devido respeito por parte dos desenvolvedores e continuam pobres, mas em contrapartida os estádios continuam bem reproduzidos, vistosos e colossais em um ambiente intenso de apoio às equipes caseiras.
Os modelos dos atletas se beneficiaram de algumas melhorias. Enquanto os equipamentos são oficiais, com todos os detalhes publicitários, os jogadores sofrem com alguma falta de detalhe (em especial os menos populares), sendo que muitas vezes só a cor, tamanho do cabelo e cor da pele ajudam a fazer a distinção entre os jogadores.
O grito da galera
O som dos estádios ecoa por todo o jogo. Ruidoso e avassaladores os gritos das torcidas remetem diretamente as arquibancadas de um estádio de futebol.
Na trilha sonora mais uma vez variedade é a palavra de ordem, são 42 canções diferentes, originárias de 21 países, passando de artistas conhecidos a expoentes do pop-rock, música eletrônica e alternativa. Nomes como Duffy, Junkie XL, The Kooks, Tom Jones e Najwajean ditam o ritmo das jogadas.
Outra faceta do som é o trabalho dos comentaristas — infelizmente os consoles ainda não contam com a participação das vozes brasileiras — que acompanham lance a lance com maestria, acrescentando muito ao realismo do jogo.
Apito final
A EA Sports pode ter decepcionado os jogadores com algumas edições questionáveis da série FIFA, entretanto o seu retrocesso no mercado forçou a empresa a trabalhar em um título capaz de deixar para trás o seu passado problemático e entrar forte na briga pelo título de melhor jogo de futebol.
Parece que o alerta surtiu efeito e após uma excelente apresentação no ano passado com o lançamento de FIFA 08, a empresa conseguiu evoluir o suficiente para destronar o todo poderoso PES.
FIFA 09 é o simulador de futebol mais realista já feito. A jogabilidade excepcional e os modos de jogo credenciam a franquia para o título, é verdade que pouco mudou em relação à UEFA Euro 2008, mas as melhorias e refinamentos deste trouxeram ao público um jogo realmente incrível.
Ainda há muito espaço para melhorias, os gráficos certamente merecem um cuido maior e a inteligência artificial sempre pode ser melhorada. Os modos online são o grande destaque, mas sofre com algum atraso (lag).
No final das contas, em um campeonato de pontos corridos, FIFA 09 leva o título sabendo que para manter o caneco terá que trabalhar muito.
Categorias
Nota do Voxel