Mesmo com alguns problemas, Fable III fará você se sentir como um rei
O mundo de Fable é um mundo de promessas. Antes mesmo do lançamento do primeiro jogo da série, em 2004, Peter Molyneux, responsável pelo game, já fazia várias previsões positivas para o futuro da franquia. Fable foi divulgado de maneira exaustiva pelo próprio Molyneux, que chegou a comentar que esse seria “o melhor jogo de todos os tempos”. Contudo, quando o game chegou às lojas, muito do que foi dito pelo líder da Lionhead Studios, a desenvolvedora do título, acabou indo por água abaixo.
Não, não estamos dizendo que o primeiro Fable é um jogo ruim ou mediano. O título realmente marcou a indústria dos games, mas não da forma especulada por Molyneux. Fable foi um sucesso de vendas, tanto no PC quanto no Xbox, e também nas críticas, ganhando uma legião de fãs ao redor do mundo.
Afinal, não poderia ser diferente, já que, mesmo com alguns escorregões, a Lionhead Studios conseguiu criar uma fórmula inovadora em um RPG de ação situado num mundo aberto, fornecendo inúmeras possibilidades ao jogador. Como se não bastasse, o game era extremamente caprichado, com uma direção de arte fenomenal e uma trilha sonora de ninguém menos que Danny Elfman — compositor do tema de "Os Simpsons" e de diversos filmes do diretor Tim Burton.
Não seria surpreendente se uma sequência fosse anunciada. E foi isso que aconteceu. A Microsoft garantiu que seu console de sétima geração, o Xbox 360, receberia um novo jogo da série. Depois de mais promessas, Fable II chega à caixa em 2008, e, mesmo não sendo perfeito, torna-se um dos grandes games exclusivos da plataforma.
Os maiores problemas do segundo Fable eram técnicos, como bugs, arquivos corruptos e até mesmo desaparecimento de esposas — algo que impedia o jogador de terminar a quest final. A Lionhead Studios correu atrás e tentou corrigir os problemas que assolaram os jogadores, lançando conteúdos extras para download sem cobrar nada — tudo para acalmar os ânimos.
O sucesso do segundo game, considerado por muitos uma obra superior a original, levou a Lionhead Studios a trabalhar em mais um jogo da série. Finalmente, Fable III é anunciado durante a Gamescom de 2009, com Peter Molyneux, mais uma vez, esquentando o ânimo do público com promessas e, é claro, muito hype.
Agora, chega o momento da verdade. Será que Fable III é apenas fogo de palha? Ou a revolução finalmente chegou? As respostas você confere aqui, na análise do TecMundo Games. “Que comece a nossa história”.
Fable III é um jogo muito divertido. Mesmo com alguns problemas técnicos, o título consegue cativar os gamers com sua história dinâmica, uma direção de arte espetacular e sua acessibilidade. Os fãs de Fable II podem conferir uma versão aprimorada, enquanto os novatos da franquia certamente se surpreenderão com o universo concebido por Peter Molyneux.
Nota do Voxel