F1 2020 traz o melhor do automobilismo aos consoles e computador
F1 2020 já chegou ostentando uma marca histórica bem inusitada. Com o mundo todo parado em uma crise de saúde sem precedentes, coube ao simulador da Codemasters mostrar como a temporada completa poderia ter se desenrolado em um mundo normal, livre da pandemia do coronavírus.
Assim, correr no Xbox One, PlayStation 4 ou PC é reescrever a história e curtir o circo da fórmula 1 em todo o seu esplendor, com direito aos novos circuitos de Hanói, no Vietnã, e Zandvoort, nos Países Baixos. Mas as novas pistas não são a única grande novidade de F1 2020! Entenda tudo sobre ele na nossa análise completa a seguir.
Crie sua própria escuderia
A grande estrela da edição deste ano é o novo modo Minha Equipe, no qual você pode montar a sua própria construtora do zero. Coisa rara na história da categoria, aqui você é tanto o dono do time como o seu principal piloto, então pense nisso como uma versão mais tunada do modo carreira.
O modo de criação de equipe é profundo e divertido em F1 2020Fonte: Codemasters
Ainda dá para jogar só como piloto no carreira, que continua existindo em uma estrutura bem similar aos jogos anteriores da franquia, mas é difícil encontrar motivos para fazer isso quando o novo modo é tão mais divertido e repleto de recursos.
Logo que você começa a jogar o Minha Equipe, pode escolher as fabricantes de peças do seu carro, criar seu emblema, mudar as cores do veículo e optar entre diferentes patrocinadores e metas de temporada. Com a grana que sobra, você precisa contratar um segundo piloto que, a princípio, será bem barato e desconhecido.
O legal aqui é que você precisa fazer a sua equipe ganhar fama com bons resultados antes de poder persuadir os maiores nomes do automobilismo a correr no seu time. Entre cada corrida você pode investir em melhorias para o seu carro e arrumar a agenda de atividades escolhendo quais alternativas trazem mais dinheiro ou notoriedade, como participar de peças de publicidade ou treinos abertos.
Em todos os modos você pode customizar a duração da temporada e das corridas como bem entender, criando a experiência que melhor se encaixa com o seu calendário. Em cada GP você pode correr o final de semana completo, com três treinos livres, classificação e então corrida, ou então partir direto para o vamos ver.
Como de praxe, você pode fazer corridas curtas ou participar do final de semana completoFonte: Codemasters
Se você optar por correr ao invés de simular os treinos, vai encontrar bons minigames e desafios que garantem pontos para melhorar ainda mais os carros com seus técnicos. Sua equipe de engenheiros vai o desafiar a fazer voltas economizando combustível, traçando um percurso com checkpoints pré-determinados, ou em ritmo de corrida. Isso o ajuda a conhecer melhor as pistas enquanto se diverte, e você ainda colhe recompensas para aplicar na robusta árvore de progresso do carro.
Boa variedade e licenças
Outra adição muito bem-vinda é o modo de tela dividida, que permite participar das corridas ao lado de um amigo ou familiar. É curioso pensar que esse modo era regra lá na geração 16 bits, mas depois foi perdendo espaço conforme os jogos ganharam complexidade.
Ainda bem que ele voltou, pois é uma ótima forma de passar tempo e se divertir, e faz bastante diferença para justificar a compra de F1 2020. Uma linha horizontal divide a tela em duas metades e, surpreendentemente, mesmo na versão básica do PS4, na qual testamos o jogo, ele conseguiu manter uma estável taxa de quadros por segundo, sem maiores engasgadas ou percalços técnicos!
Pela primeira vez na geração, é possível correr localmente com um amigoFonte: Codemasters
Como de praxe na série, os carros clássicos retornam, ajudando a contar um pouco mais sobre a história da categoria mais nobre do automobilismo e divertindo os jogadores com doses cavalares de nostalgia. Poucas coisas são mais legais do que pilotar carros emblemáticos de lendas como Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Michael Schumacher, a grande estrela da edição de luxo deste ano.
E já que falamos em variedade de carros, também é possível jogar com todos os veículos e pilotos da Fórmula 2, que está plenamente integrada aos outros modos de F1 2020. Isso significa que você pode correr com o brasileiro Sette Câmara, por exemplo, além de todos os outros pilotos devidamente licenciados da categoria.
É possível calibrar o nível de dificuldade como bem entender, escolhendo entre ligar ou desligar várias assistências. Dá para jogar com câmbio manual ou automático, com ou sem o traçado ideal desenhado pelo circuito, e calibrar o nível de dificuldade da IA. Qualquer que seja sua escolha, os controles são bons e responsivos, e a curva de aprendizado é recompensadora. Em questão de horas você vai se sentir muito orgulhoso ao mudar as marchas, ativar o DRS e ERS e ao mesmo tempo se concentrar nas corridas.
Em F1 2020, as corridas são tão fáceis ou desafiadoras quanto você desejarFonte: Codemasters
Que venha a next-gen!
Infelizmente os recursos online ainda não estavam disponíveis para teste quando escrevemos este review, mas a tendência é que tudo seja bem parecido com o modo dos anos anteriores, exceto pela adição do Podium Pass. Ele tem versões grátis e pagas que garantem novos itens cosméticos para customizar seu carro e piloto.
Visualmente, já é notório que o atual motor gráfico do jogo chegou ao seu limite e que não há muito mais o que melhorar na atual geração de consoles, então não seria surpresa caso o próximo jogo já fizesse o salto para hardwares mais potentes. Isso não significa que F1 2020 é feio, longe disso! Especialmente nos replays, é possível ver o cuidado e capricho da Codemasters na reprodução dos carros e pistas, tudo remetendo à estética de uma verdadeira transmissão de TV.
Os gráficos e controles são muito similares aos jogos anterioresFonte: Codemasters
Mas para quem jogou os últimos capítulos da série, não dá para deixar de sentir aquele déjà-vu com os gráficos e controles. Aquela recauchutada básica nos menus, atualização de elenco de pilotos e adição de novos modos de F1 2020 ajudam a justificar a compra para entusiastas do gênero, e sem dúvidas não há melhor jogo sobre a Fórmula 1 no mercado.
É o simulador mais fiel que a Codemasters já fez, e ele entrega tudo que você pode pedir e imaginar em um jogo do gênero. Por mais que o formato já esteja um pouco engessado, se esse lançamento marcar o fim da geração, já estamos ansiosos para ver o que a série vai fazer correndo em máquinas mais poderosas na temporada seguinte. Que venha o F1 2021!
Estamos ansiosos para ver o que a Codemasters fará na próxima geraçãoFonte: Codemasters
Veredito
F1 2020 é mais um excelente capítulo da franquia anual da Codemasters, e o melhor simulador do gênero no mercado. Apesar de seus gráficos e controles serem muito similares aos seus predecessores, a adição de um modo em tela dividida e, especialmente, do divertido modo Minha Equipe, ajudam a justificar a compra de mais uma atualização de carros e pilotos. Fãs da série vão se divertir como nunca, e novatos vão encontrar o simulador mais completo possível.
F1 2020 foi gentilmente cedido pela Deep Silver para a realização desta análise.
- Novo modo em tela dividida diverte
- Dificuldade ajustável para todos os níveis
- Apresentação fiel à televisão
- Modo Minha Equipe foi uma excelente adição
- Totalmente localizado em português
- Gameplay similar demais ao jogo anterior
- Motor gráfico e de gameplay já estagnados
Nota do Voxel