Imagem de Dungeons
Imagem de Dungeons

Dungeons

Nota do Voxel
65

Um estranho “herdeiro” de Dungeon Keeper

Na verdade, o que mais aproxima os dois títulos é o estilo geral da jogabilidade. No mais, Dungeons tem vários pontos diferentes em relação aos games Dungeon Keeper, uma divertida franquia da extinta Bullfrog (agora parte da Electronic Arts). O pessoal da Kalypso Media tentou inovar, adicionando características únicas à fórmula.

Aqui, você incorpora Deimos, o Senhor do Terror, o Herói do Submundo. Mas o temível personagem está com problemas. Sua namorada, Calypso, resolve traí-lo e Deimos volta à base da “hierarquia” e, consequentemente, aos níveis superiores da dungeon (caverna). E cabe ao gamer guiar o protagonista de volta ao trono maléfico.

É nisso que consiste o modo principal do jogo. No menu, você descobre que há três níveis de dificuldade à disposição: Easy, Normal e Hard. Felizmente, o começo da campanha oferece um tutorial gradativo para que o gamer possa aprender, pouco a pouco, como funciona o esquema básico de controles e o que deve ser feito para Deimos ter sucesso nas etapas à frente.

Portanto, o gerenciamento de criaturas, recursos, diferentes ambientes e construções não são tudo. O núcleo da jogabilidade é controlar o Senhor do Terror pelos corredores sombrios e evitar que os heróis destruam o Dungeon Heart, literalmente o coração dos domínios do jogador.

Pegando o jeito

Na campanha, há várias missões que levam o gamer a fazer outras atividades enquanto aprende os comandos principais. Além disso, diversos Challenges (desafios, metas secundárias) podem ser finalizados durante a aventura. Você é recompensado com um scroll — um “pergaminho”, uma nova habilidade — a cada desafio completado. Uma vez que a vitória é obtida em uma fase, é possível conferir uma tela com todos os Challenges realizados e com estatísticas diversas.

Como uma das principais tarefas é controlar Deimos, existe a possibilidade de configurar uma barra de magias na parte inferior da tela com habilidades diversas. A maior parte delas custa pontos mágicos (Mana) e algumas delas contam com um número limitado de aplicações. É preciso conhecer bem as características e os cooldowns — tempos de espera para reuso — de cada magia para ter sucesso.

Img_normal

Não só isso: existe a oportunidade de distribuir pontos de atributos (Strength, Agility, Intelligence e Constitution) para ajudar o Dungeon Master. A tela que mostra esses dados também apresenta números referentes à quantidade de dano infligida nos inimigos e outros valores.

Para “fechar o pacote”, há uma árvore de talentos cuja distribuição de pontos é inteiramente personalizada. São três ramificações: Combat, Improvement e Build. Como o nome da cada uma sugere, há a chance de “especializar” o Senhor do Terror e, com isso, ganhar novas habilidades para as batalhas.

À parte da campanha, o modo Custom Game apresenta partidas diversificadas nas quais as condições de vitória, os mapas e os tamanhos são variados. Enquanto certos cenários são Sandbox (você joga “até enjoar”), outros exigem agilidade e fazem você tentar sobreviver durante o maior de tempo possível, como os do tipo Survival.

Abaixo, você verá que é até interessante controlar Deimos e administrar os recursos do game, mas os contratempos atrapalham mais que o tolerável.

Img_normal

A boa qualidade de som não é o suficiente para salvar este título. Um começo bastante confuso rapidamente ratifica o seguinte: os criadores do game não souberam apresentar as peculiaridades da fórmula. Bugs e problemas relacionados à jogabilidade somente pioram ainda mais o nível de diversão.

Img_normal

Além disso, Dungeons sofre do que muitos chamam de “síndrome de jogo de pequeno porte”. Logo após o lançamento do título, a Kalypso Media teve que disponibilizar alguns pacotes de atualizações — os famosos patches — para aprimorar a experiência. Isso indica que ocorreram falhas no desenvolvimento e surgiram vários espaços para melhorias.

Por fim, trata-se de um game diferente da aclamada franquia da Bullfrog que não consegue cumprir muito bem o seu papel. Problemas diversos e uma estrutura básica pouco estimulante anulam os raros momentos de diversão.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.