Imagem de DriveClub Bikes
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DriveClub Bikes

Nota do Voxel
85

Com quatro rodas é bom, mas com duas rodas também é bem divertido

Depois de Tourist Trophy, clássico jogo da Polyphony Digital para o PlayStation 2, muitos entusiastas da velocidade sobre duas rodas ficaram órfãos de um bom jogo de corrida com motocicletas. Recentemente até tivemos o lançamento de Ride, da desenvolvedora italiana Milestone, mas o jogo não se tornou tão popular por aqui.

Agora, a Evolution Studios, responsável por DriveClub – o principal jogo de corrida do PlayStation 4 –, teve a ótima sacada de lançar uma DLC que permite experimentar o universo do game sobre motocicletas.

Você tem acesso às mesmas pistas do modo com carros e a estrutura de desafios e corridas também é igual, só que em vez do banco confortável, volante, ar-condicionado e rádio, você está montado em motos extremamente velozes – e vale ressaltar que, pelo menos por enquanto, não é possível participar de disputas com carros e motos dividindo a pista.

A melhor parte é que não se trata de simplesmente trocar quatro por duas rodas: a jogabilidade foi desenvolvida especificamente para os novos veículos, com um estilo de pilotagem distinto e desafiador, mas sem se prender muito ao realismo.

Sem perder o equilíbrio

DriveClub Bikes, assim como sua contraparte de carros, é bem objetivo e vai direto ao ponto: o propósito é oferecer uma jogabilidade simples e divertida, sem grandes empecilhos que possam frustrar o jogador. É claro que, se tratando de motos, você pode cair, mas precisa se esforçar bastante para que isso aconteça – e, quando acontecer, em uma fração de segundo você já está de volta à ação.

Embora isso elimine as quedas cinematográficas – um ponto negativo para os mais sádicos –, é um ponto importante para que a experiência não seja afetada pela maior dificuldade natural em se pilotar uma motocicleta, já que o equilíbrio entra na equação. Ainda assim, pilotar os foguetes de duas rodas é agradável e fluido, no estilo DriveClub.

Mesmo assim, é necessário ter cuidado: acelerar de forma muito exagerada em uma curva muito fechada pode fazer com que a moto deslize muito. A velocidade altíssima também faz com que ela empine ao passar por algumas elevações.

É possível sofrer algum tipo de queda empinando a moto ou fazendo os chamados RL, quando você levanta a roda traseira da moto durante uma frenagem forte. Por outro lado, as manobras rendem pontos – substituindo os drifts dos automóveis.

Não existem muitas opções e assistências para as motocas, o que faz com que não existam grandes desafios relacionados à jogabilidade a partir do momento que você pegar a mão do novo estilo de pilotagem.

Os efeitos climáticos, por sua vez, parecem ter menos impacto sobre a física das motos do que nos carros, mas, em compensação, fazem com que as disputas fiquem bem mais divertidas – principalmente se você usar a câmera do capacete.

O lado bom e ruim de um jogo curto

DriveClub Bikes pode ser comprado tanto como DLC para o jogo normal como também na forma de standalone. Para quem tem o game completo, o novo pacote com as motocas pode até parecer "pequeno" e oferecer pouco conteúdo, mas, ao que tudo indica, era exatamente esse o intuito da Evolution: oferecer algo direto, objetivo e que não deixasse de ser extremamente divertido por ser uma experiência diferente dos bólidos originalmente disponíveis.

E é nisso que o lançamento se sai muito bem. São 12 motocicletas das principais marcas do segmento, como Yamaha, Ducati, Honda, Kawasaki e outras. A maior parte das motos não está liberada desde o início, sendo necessário participar do DriveClub Bikes Tour para ir desbloqueando uma a uma.

São 162 estrelas que devem ser conquistadas, um processo que deve levar, na mão de alguém mais experiente, apenas algumas horas de jogatina. Um novo modo de jogo foi incorporado, que consiste em fazer pontos com as manobras citadas anteriormente em trechos específicos das pistas.

Caso você tenha já tenha o DriveClub, os conteúdos que são desbloqueados com seus resultados não se resumem à DLC, já que é possível liberar novos carros também.

É possível ainda, como nos carros, escolher entre diversas pinturas – que também vão sendo desbloqueadas de acordo com o seu progresso no game –, o design do capacete e do macacão do seu piloto – mas a customização termina por aí.

Road Rash acidental

O jogo apresentou, em mais de uma ocasião, um bug que envolvia a física de colisão com objetos, especialmente placas e outros itens que geralmente ficam na beira da pista. Existe a possibilidade de que eles fiquem presos à moto, resultando em acidentes em curvas ou até mesmo com outros competidores.

Apesar de ser um ponto negativo, claro, é impossível negar de que as situações foram extremamente engraçadas e nos fizeram pensar que um modo de jogo multiplayer que envolvesse objetos sendo utilizados para atrapalhar seus concorrentes ia ser muito interessante. Talvez isso tenha sido só saudade do clássico Road Rash também.

No entanto, esse foi o único caso de bug ou glitch encontrado na DLC – e que acontece bem esporadicamente –, com o restante da experiência sendo bastante estável, dentro da normalidade e respeitando, na medida do possível, a ética desportiva do motociclismo.

Tudo que era bom ainda persiste

Uma das maiores qualidades de DriveClub é o seu visual simplesmente impressionante, e isso foi um item que a Evolution fez questão de manter: as motos estão fielmente representadas no mundo virtual, enquanto o resto do cenário continua magnífico. Vale muito a pena desprender alguns minutos assistindo os replays, já que eles rendem imagens de encher os olhos.

A sonorização também está ótima, com sons distintos para motocicletas de diferente motorização: o motor de dois cilindros da Ducati tem um som grave e encorpado, enquanto os quatro cilindros de algumas superesportivas japonesas tem o característico "assovio" mais agudo e estridente.

Mostrando que existe potencial

Se você gosta de motos e estava sentindo falta de um jogo de qualidade, pode ser que DriveClub Bikes não seja a experiência definitiva. De qualquer forma, sem dúvida alguma, ele é um pacote que mostra que existe potencial nas duas rodas.

O fato de a experiência ser curta pesa um pouco, mesmo sabendo que esse era um dos focos da desenvolvedora do pacote. Também não existe muita variedade, já que os modos de jogo são bem simples e a quantidade de motocicletas disponíveis é bem pequena. A customização do seu piloto, que agora fica bem evidente, também é um pouco limitada.

Mesmo assim, é um conteúdo mandatório para os aficionados por velocidade: é direto, objetivo extremamente divertido e traz uma jogabilidade diferente e desafiadora – a pedida perfeita para quem já estava meio enjoado de ficar só atrás do volante.

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Pontos Positivos
  • Jogabilidade nova, elaborada para as motos é desafiadora, mesmo sendo simples
  • Gráficos e sons alucinantes, qualidades mantidas do conteúdo original
  • Experiência é direta e ajuda a diversificar o jogo
Pontos Negativos
  • A DLC é relativamente curta e pouco variada
  • Conteúdo novo é limitado, com poucas motos e poucas opções de customização do piloto