Genialidade com tração nas quatro rodas
Videoanálise
No mundo dos jogos de corrida, a Polyphony Digital, criadora de Gran Turismo, a Electronic Arts, com seu Need for Speed, e a Microsoft, publicadora de Forza Motorsport, brigam a cada lançamento pelo primeiro lugar do pódio. Correndo por fora, porém, está a Codemasters, desenvolvedora que vem se mostrando uma potência, obtendo cada vez mais sucesso de crítica e conquistando espaço no coração dos fãs.
Após o ótimo F1 2010, chega às lojas DiRT 3, para PlayStation 3, Xbox 360 e PC. Apesar de não ser um estilo de corrida tão glamoroso, o rali aparece muito bem representado neste título, que é o primeiro a não carregar o nome do piloto Colin McRae. O bicampeão, que morreu tragicamente após a queda de seu helicóptero, em 2007, detém o recorde de ser o mais jovem corredor a vencer o mundial da categoria.
De acordo com a Codemasters, apesar da separação entre os nomes do game e do piloto, a principal filosofia de McRae continua presente. Para o atleta, correr em um rali significava não pensar nas consequências e apenas seguir o mais rápido possível até a linha de chegada. Tendo esse aspecto como ponto principal, a desenvolvedora entregou um dos melhores games de corrida desta geração.
Os pontos negativos apontados na análise influenciam muito pouco na experiência de DiRT 3. O título da Codemasters pode ser considerado, sem sombra de dúvidas, o melhor título de rali já lançado. E não seria exagero colocá-lo também entre os principais games de corrida desta geração.
Os pequenos problemas não tiram o brilho do título, que apresenta gráficos belíssimos, visual arrojado e desafio interessante. Acima de tudo, DiRT 3 é um título diferente daquilo que a maioria dos gamers está acostumada. Não tem a variedade de carros e o realismo de Gran Turismo 5, mas também não precisa de nada disso.
Para os fãs da categoria, DiRT 3 é um prato cheio, e apresenta tudo aquilo que a modalidade tem de melhor. Ao restante, serve como uma variação completa dos games tradicionais do gênero e apresenta desafios que não existem em nenhum outro título.
Nota do Voxel