Devil’s Third é o primeiro título desenvolvido pela Valhalla Game Studios, softhouse criada por Tomonobu Itagaki (Dead or Alive e Ninja Gaiden) após seu desligamento da Tecmo Koei. O game aborda a teoria conhecida como “Síndrome de Kessler”, ocasião hipotética em que os destroços abandonados em órbita da Terra acabam por colidir, gerando um efeito em cascata que, como efeito derradeiro, acaba por destruir praticamente todos os satélites artificiais (tanto civis quanto militares).
Na história, o resultado imediato desses eventos é um desequilíbrio do poderio militar, o que desencadeia um cenário caótico — conforme as batalhas de infantaria são alteradas dramaticamente ao perder tecnologias atreladas aos satélites. Entre as locações utilizadas em Devil’s Third, aparecem porções da Ásia, da Europa e das Américas.
Devil’s Third também traz uma jogabilidade híbrida, mesclando momentos de FPS (tiro em primeira pessoa), TPS (tiro em terceira pessoa) e de pancadaria com armas brancas — incluindo objetos que podem ser arremessados na direção do inimigo. O título também inclui vários modos de jogabilidade online — fazendo uso de moeda corrente interna para compra de itens — e um editor de fases.