"Abandonai toda a esperança, vós que aqui entrais"
Sempre que um jogo de grande porte é adaptado para um console portátil, é impossível não sentir aquele frio na espinha. Terá a desenvolvedora simplesmente encarregado uma softhouse obscura da adaptação do seu precioso título — o que, normalmente, funciona como uma espécie de Google Translator versão games? Ou pior, terá o título se transformado em alguma espécie de pacote cheio de minigames enfadonhos e vexantes? Enfim, as possibilidades de catástrofe são muitas.
Mas fique tranquilo. A versão portátil épica Dante’s Inferno, embora não introduza uma leitura renovada no PSP, também não faz feio. A bem da verdade, quem jogou as versões originais da adaptação pixelizada do inferno de Dante praticamente não vai sentir diferça; pelo menos em relação à trama, já que se trata da mesma maravilhosa e diabólica história.
A conversão para o PSP leva a assinatura da A2M, mesma responsável por WET — enfim... — e atualmente a maior desenvolvedora independente do Canadá, que realmente fez um ótimo trabalho com os gráficos — a bem da verdade, trata-se provavelmente de um dos gráficos mais belos já exibidos no PSP. Entretanto, questões como jogabilidade e som provavelmente se beneficiariam com um tratamento um pouco mais apurado.
Aí depende. Que o port para PSP ficou bastante decente, mantendo boa parte do clima do jogo original — e a sua história, de forma integral —, é bem verdade. Entretanto, como toda adaptação para portátil que tenta manter o feeling do jogo original, Dante’s Inferno não deixa de ser uma versão mais enxuta e econômica do jogo original.
Dessa forma, o jogo realmente vale a pena para quem: (a) não jogou o título original, ou (b) gostaria de contar com uma versão portátil de um ótimo título. Em outras palavras, embora seja um ótimo port, as chamas do Inferno de Dante certamente ainda ardem com mais força nas suas versões originais.
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Nota do Voxel