Dante se perde na floresta e o resultado é um DLC deplorável
Dante's Inferno mal chegou às lojas e já temos uma expansão disponível. Aparentemente, a Electronic Arts, empresa responsável pelo game, realmente não está para brincadeiras. O DLC é quase como uma expansão convencional. Quase. Uma nova roupa — que leva Dante de volta aos tempos da brilhantina —, nova relíquia, habilidades, inimigos e outros pequenos detalhes fazem parte da Dark Forest, nome atribuído à expansão.
Mas, ao contrário da maioria dos conteúdos descarregáveis, Dark Forest traz pouco mais de 30 minutos de jogo. Felizmente, quem é dono de um PlayStation 3 e decidiu comprar a versão Divine do game poderá baixar o arquivo gratuitamente utilizando um código que se encontra junto ao manual do game. Já os donos do Xbox 360 não tiveram a mesma sorte: na Live, Dark Forest sai por aproximadamente 5 dólares — um preço razoável, mas mesmo assim, é pago.
E o que esta expansão traz de bom para o game? Bem, é difícil falar assim, diretamente, então vamos aos detalhes. Basicamente, trata-se de uma introdução ao jogo original, o famoso Prologue — quem está no PlayStation 3, certamente conhece esta palavra. Dark Forest toma como pano de fundo a mesma floresta que aparece na CG introdutória do game completo.
Desta vez, contudo, a CG é interrompida, e o jogador terá de completar alguns desafios para finalmente chegar onde Dante deseja, iniciando assim a trama original do game. Mas, será que estes desafios valem a pena? Qual será a contribuição de Dark Forest para o excelente Dante’s Inferno? É isto que você confere em nossa análise.
Muito menos que você esperava
Bem, ao contrário do que muitos imaginam, esta não é a famosa expansão que trará um modo cooperativo e um editor de níveis para Dante’s Inferno. A responsável por tudo isto será Trails of St. Lucia, a qual estará disponível a partir do dia 29 de abril deste ano. St. Lucia também trará uma personagem jogável homônima, além da curiosa possibilidade de compartilhar e criar níveis.
Mas, vamos ao que interessa. Dark Forest resume-se a uma aventura na qual Dante procura por um misterioso guerreiro que também aparece no início do jogo completo. A expansão é, na realidade, uma perseguição que passa por diversas salas misteriosas e também envolve alguns poucos combates.
Novamente, Dante é o grande protagonista do game, mas com suas habilidades maximizadas. É um pouco estranho, sinceramente, jogarmos uma introdução ao game na qual o personagem já possui habilidades que somente seriam adquiridas no final — incluindo a foice, a qual o personagem só adquire após matar a Morte. Mas, tudo bem. Vamos acreditar que Dante tropeçou em uma pedra, bateu a cabeça, e esqueceu como era incrível quando o jogo original inicia.
Como se pode imaginar, a jogabilidade é a mesma do game completo. Ou seja, golpes fortes e fracos, saltos e a possibilidade de desferir ataques mágicos projéteis. Dante também pode se esquivar com o analógico direito e utilizar os botões do ombro do controle para finalizar os oponentes mais fracos e usar magias — que também estão no máximo.
Ok, então, se tudo está igual, o que temos de vantagem em Dark Forest? A grande diferença é que esta expansão foca mais nos puzzles — que, realmente, não eram a parte forte da versão original. Sim, os combates, meu caro amigo, são apenas complementos nesta expansão. É triste, decepcionante e nós sabemos disto.
Quem gostou de Dante’s Inferno provavelmente não se sentirá muito atraído por Dark Forest. O motivo? Os combates sumiram, e em seu lugar entraram puzzles irritantes e que quebram totalmente o ritmo do game. É como se estivéssemos presos em Lost Woods de Ocarina of Time, mas os quebra-cabeças da expansão não chegam nem aos pés do que foi vivido por Link.
Felizmente, a “expansão”, se é que podemos chamá-la assim, é gratuita para quem tem um PlayStation 3 e sai por um preço razoável no Xbox 360. Mesmo assim, a introdução realmente deixa a desejar. Afinal, Dante’s Inferno faz você querer quebrar a sua cabeça ou quebrar a cabeça de demônios? Pois é.
Não gaste dinheiro com Dark Forest. A expansão, como você deve ter percebido, não corresponde à qualidade do game original, deixando a desejar por sua campanha curta e uma infinidade de problemas. As únicas vantagens são os novos itens, mas você pode se divertir tranquilamente sem eles e somente com Dante’s Inferno.
Categorias
Nota do Voxel