No ano de 2006, a Relic lançava um RTS despretensioso, exclusivo para PC, chamado Company of Heroes. Com cara de filme de ação e com apelo voltado para os fãs do gênero, o título surpreendeu e foi considerado o melhor jogo de gênero daquele ano. Seis anos depois, a Relic e a THQ se uniram para anunciar a chegada de Company Heroes 2.
Com a falência da publicadora original do game, coube à SEGA a tarefa de trabalhar junto ao estúdio de desenvolvimento para trazer o produto aos consumidores. O novo game é uma verdadeira sequência, introduzindo à série um novo front de batalha, novos protagonistas e uma tecnologia diferenciada. Porém, a obra ainda mantém o mix único de jogabilidade estratégica com multiplayer competitivo, que tornou o primeiro Company of Heroes um grande sucesso.
O título conta com uma melhoria gráfica, pois utiliza a nova engine Essence 3.0 e ainda conta suporte para o DirectX 11. Também, as novidades na jogabilidade incluem novas interações com o ambiente. No meio dos campos de batalha, por exemplo, a neve que estiver cobrindo as passagens de unidades móveis funcionará como um verdadeiro obstáculo. Isso significa que o que estiver tentando se mover sobre o gelo terá muita dificuldade, pois enfrentará um terreno de difícil locomoção e lentidão.
Também, há muros e outros tipos de construções que agora podem ser utilizados como verdadeiros escudos. A infantaria pode se proteger atrás de algumas paredes, porém, alguns tanques podem simplesmente passar sobre elas e as destruir.