Amnesia: A Machine for Pigs é o sucessor do celebrado The Dark Descent, título de horror sobrenatural em primeira pessoa da Frictional Games. Assim como ocorria com o primeiro título, o game traz um ambiente obscuro e lotado de terrores, ao mesmo tempo em que mantém o jogador em uma desconfortável situação ignorância — sem exatamente saber o que está havendo.
No ano de 1899, o rico industrial Oswald Mandus retorna para casa após uma expedição desastrosa ao México, a qual resultou em tragédia e também em uma intensa e insistente febre. Durante a sua recuperação, entretanto, Mandus passa a sonhar com uma espécie de máquina obscura.
Ao acordar, o milionário se depara com a materialização do seu pesadelo, roncando e esfumaçando, trazida completamente à vida. Além disso, Mandus percebe que períodos inteiros da sua vida simplesmente desapareceram da memória. Há, portanto, uma longa e tenebrosa busca por respostas pela frente.
Amnesia: A Machine for Pigs marca uma considerável alteração de rumos na série. Desta vez, não foi a Frictional Games que puxou as cordas do horror sobrenatural destinado à sua espinha. Em vez disso, o game leva a assinatura dos desenvolvedores do igualmente célebre Dear Esther, o pessoal da thechineseroom.