Imagem de Age of Empires 3 The Warchiefs
Imagem de Age of Empires 3 The Warchiefs

Age of Empires 3 The Warchiefs

Nota do Voxel
80

Um fôlego adicional para Age of Empires 3.

Não foi dessa vez (e quem disse que deveria ter sido?) que a Ensemble Studio resolveu arriscar e mudar profundamente a mecânica de Age of Empires através de uma expansão para uma das séries de maior sucesso dentre os Real Time Strategy (Estratégia em Tempo Real). Com o acréscimo de 3 novas civilizações, inúmeras unidades e novas possibilidades para a vitória, o título reserva um novo fôlego para Age of Empires 3.

Índios contra os colonizadores!


Tal como em Age of Empires 3, Warchiefs mantém uma divisão sensível na quantidade, velocidade e linhas estratégicas para cada civilização. Continuando a temática de exploração e dominação dos povos americanos pelos europeus, agora será possível obter uma perspectiva dos povos nativos. Siouxies, iroqueses e astecas perpetuam o enredo da família Black, presente na campanha do jogo original e suas incursões no Novo Mundo. O enredo agora ficou mais intrincado mostrando um pouco a angústia do índios, deparados contra exércitos fortes possuidores de armas de fogo.

A diferença de enfoque estratégico entre as civilizações nativas e as européias é grande. As primeiras têm à sua disposição bônus e regalias prontas em detrimento do número de construções e, conseqüentemente, menor número de unidades (principalmente as de artilharia) enquanto os europeus dispõem de monastérios, capitólios e construções de upgrades que além de consumirem fortunas de recursos, aumentam consideravelmente o poder de fogo das unidades.

Uma das novidades, que torna o uso de novas civilizações mais atraente é a possibilidade de colocar aldeões para dançar em torno de fogueiras e assim conceder determinado bônus. Isso é possível logo no início do jogo, compensando a falta de unidades mais fortes para os nativos (vê-se logo que essas civilizações têm um apelo de jogo mais rápido). Entretanto, é possível escolher apenas um benefício de cada vez através dessas danças, indo desde o aumento da velocidade de produção de aldeões até desejáveis bônus em batalhas. A vantagem deste recurso é a mudança instantânea feita a qualquer momento do jogo dando mais dinâmica à partida.

Hasta la victoria siempre!

Outra novidade significativa é a possibilidade (disponível apenas para os povos europeus) de fazer um levante contra sua metrópole. A partir da quarta era, no centro da cidade, o jogador pode optar por perder todos seus aldeões e transformá-los em milícias. Além disso, um certo número (não ideal para um oponente preparado, esteja certo) de cavalaria e arqueiros completam o exército que terá que partir para o tudo ou nada. Se o jogador for derrotado, contará apenas com os recursos que já coletou ou trocas, pois a construção de aldeões fica proibida.

A possibilidade de ver toda a movimentação e mapa inimigo é permitida na última era, a partir do centro da cidade, com um custo bem alto. Contribuindo com a riqueza de estratégias, uma vitória através da conquista de 50% das feitorias também é possível, basta que o jogador assim deseje e consiga mantê-las sob seu domínio por 5 minutos. Mais uma inovação consiste na presença de espiões mandados diretamente da metrópole, possuindo um poder de fogo alto; além da possibilidade de se tornarem imperceptíveis para o inimigo, a não ser que ele esteja bem próximo. Aliás, a metrópole se torna mais uma vez essencial para a vitória, contendo unidades exclusivas muito fortes. Com os otomanos, por exemplo, pode-se enviar para o centro da cidade uma gran bombarda, unidade única de alta poder de destruição.

Em suma, o jogo recebe uma excelente contribuição que infelizmente não altera substancialmente os gráficos, o som, nem mesmo a jogabilidade. Acrescenta novas possibilidades estratégicas e unidades, além de um modo campanha com fases típicas, em que se deve construir uma aldeia para atingir um determinado objetivo, na mesma mecânica já conhecida de arrecadar recursos e construir unidades. Boa pedida para quem já enjoou do título original mas ainda quer estender um pouco mais as horas de jogo de Age of Empires 3.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.