Porque nem tudo pode ser resolvido nos tribunais!
Novo Ace Attorney, nova oportunidade de retornar aos móveis de mogno e à formalidade dos tribunais. Ou será que não? Pois é, melhor olhar novamente. Embora Ace Attorney Investigation: Miles Edgeworth retome uma franquia nada menos que consagrada, o “spin-off” toma uma distância segura da fórmula tradicional da série para assumir uma faceta mais, digamos, detetivesca.
Em outras palavras, nada de ficar confinado às salas de julgamento chafurdando em argumentos sem fim. A ideia agora é perambular pelas cenas de crime, interrogar testemunhas, botar alguma pressão (como de costume), etc. Isso em qualquer lugar, a qualquer hora.
Mas o protagonista de Investigations também traz, por si só, uma nova direção à série. Quem toda as rédeas da moça vendada (sim, a “infalível” Justiça) é Miles Edgeworth. Figura carimbada da série, Miles atuou como promotor em jogos anteriores. Aliás, é exatamente isso que ele faz também em Investigations.
Isso equivale a dizer que, em vez de defender casos praticamente perdidos, você agora terá o papel — muito mais estimulante, convenhamos — de acusar suspeitos, utilizando as lendárias capacidades dialéticas do Sr. Edgeworth para encontrar falhas em argumentos e botar uma série de meliantes atrás das grades.
Mas espere! Investigations não é apenas um Ace Attorney às avessas. Além da possibilidade de controlar Miles através dos cenários, o título ainda lança mão de diversas mecânicas novas — como se verá adiante —, e ainda executa um trabalho primoroso no que diz respeito ao ritmo das histórias encabeçadas pelo promotor. E mesmo os gráficos e sons parecem re passado por uma lima, o que é ótimo. Vamos aos detalhes.
A conclusão é bastante simples: caso você seja um fã da série, Investigations com certeza vai conquistá-lo através das novas mecânicas e possibilidades dedutivas. Vale o mesmo para o caso de você apreciar jogos voltados exclusivamente para trama e histórias densas — o que realmente não falta aqui.
Entretanto, assim como acontecia com os jogos anteriores, Investigation não é um jogo voltado para a massa maior de jogadores. Em primeiro lugar, porque qualquer um que tenha mais interesse por cenas de ação vai fatalmente acabar entediado. E, além disso, é necessário ter um inglês pelo menos razoável para não acabar boiando na história e escolhendo opções aleatoriamente — um caminho bem curto para o “Game Over”.
Considerações à parte, Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth é realmente uma boa pedida dentro da proposta bastante particular da série Ace Attorney. Sem objeções!
Nota do Voxel