Fim de ano chegando... E muitas expectativas no ar

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GTA IV, o jogo do ano. Mais um ano está acabando, galera. 2008 foi um período glorioso para o mundo dos videogames, pois foi o ano de grandes lançamentos como Grand Theft Auto IV (a maior produção da indústria do entretenimento), Dead Space, Gears of War 2 e muitos outros jogos de peso.

Com o fim do ano, muitos começam a refletir também sobre as grandes mudanças que ocorreram nas plataformas de última geração, nos tipos de mídia, nos periféricos e nas demais inovações eletrônicas. E, mesmo com novidades quentíssimas e grandes melhorias, há diversos jogadores que ainda sonham com o fim de certos monopólios e com o término de certas restrições.

Dessa forma, chega o Especial Seria Bom Se... diretamente para aqueles que ainda sonham com grandes junções, rompimentos de exclusividades e o fim de muitos "problemas" encontrados no mundo dos videogames.



Seria bom se...


...não houvesse mais "loading".


É, a alta tecnologia tem um preço. E o preço pago por muitos gamers hoje em dia é o espaço requerido em disco. A enorme quantidade de informações que os grandes títulos precisam armazenar nas plataformas torna impossível a leitura imediata e o processamento dos dados de forma instantânea. Quantas vezes o PlayStation 3, por exemplo, foi crucificado por causa disso?

Interação total? Nunca.Com isso, o sonho de "não haver mais telas de espera" é completamente inviável para os desenvolvedores de plataformas e jogos. Quer velocidade? Economize rios de dinheiro e monte o melhor computador possível. Ainda assim, alguns games exigirão um tempo mínimo para o carregamento de dados.


...as plataformas pudessem se comunicar diretamente.


Para que isso pudesse acontecer, o velho sonho da união entre as grandes empresas do mundo do entretenimento volta à tona. É claro que as unicidades entre as plataformas poderiam ser mantidas, mas há muitos gamers que desejam com unhas e dentes que os games pudessem ser experimentados online, por exemplo, entre vários consoles diferentes.

Hoje em dia, há apenas a comunicação entre as plataformas de uma mesma companhia (PSP e PS3, Wii e DS), mas em ocasiões muito raras. Resistance 2 e Resistance: Retribution é um dos poucos exemplos de comunicação entre jogos e consoles. Além disso, como seria bom jogar um mesmo game em plataformas diferentes e haver comunicação online entre os jogos, não?


...os preços dos jogos, plataformas e extras fosses mais "atraentes".


Demorou, mas está ficando barato.Ainda mais no Brasil. Muitas vezes, tanto jogos como videogames ficam totalmente inacessíveis devido ao alto custo de mercado. Os jogos para Nintendo DS e PSP são os mais baratos, mas os consoles continuam caros. E foi só nos últimos meses que o PlayStation 2 começou a ficar financeiramente mais interessante para os gamers brasileiros.

Não há como afirmar que os componentes eletrônicos presentes nas plataformas são baratos, mas os impostos e os demais aumentos fazem com que o consumidor final economize por um bom tempo antes de investir em videogames. Quanto a conteúdos extras e periféricos, então, não há nem o que comentar. Uma das maiores esperanças dos jogadores é que isso melhore nos próximos anos.


...o Xbox 360 contivesse mais recursos.


Tanto fisicamente quanto virtualmente, o Xbox 360 é um dos consoles de última geração que mais possui limitações. Isso não é puxar a saia para o lado do PlayStation 3 (visto que a plataforma da Sony também possui uma série de problemas), mas as comparações entre os dois aparelhos são inevitáveis, e, com isso, não há como deixar de constatar que o console da Microsoft leva a pior em alguns quesitos.

Bem que a Xbox Live poderia ser gratuita. E bem que o Xbox 360 poderia conter uma placa de rede sem fio de fábrica (como ocorre no Wii e no PS3). Além disso, bem que o console da Microsoft — e isso também vale para o Wii — poderia ter suporte à mídia Blu-ray.


...o Wii não levasse uma surra tão grande em visuais gráficos.


É algo espetacular o que a Nintendo fez com o Wii, mas, convenhamos, vários pontos poderiam ser melhorados. A inovação causada pelo xodó de Miyamoto foi abalada pelo pobre potencial gráfico que o console apresenta. Sem sombra de dúvida, o Wii deixa a desejar nesse quesito e é extremamente fraco comparado ao PS3 e ao Xbox 360.
É Miyamoto, não é mole não.
Se o Wii fosse um pouco mais robusto, o preço ficaria um pouco mais salgado, com certeza, mas aqueles que preferem se divertir com mais desenvoltura ficariam muito mais satisfeitos. Até agora, os visuais de boa parte dos games do Wii são comparados com os melhores títulos para PS2, o console mais expressivo da geração anterior de videogames.


...os periféricos fossem compatíveis com todas as plataformas.


Mouse, teclado, instrumentos de plástico... Há pessoas que falam até mesmo em "compatibilidade total de controles". Para muitos, seria ideal se todos os periféricos fossem compatíveis com a maior quantidade de consoles possível.

Não há como negar que seria realmente interessante se houvesse compatibilidade entre, por exemplo, os instrumentos de plástico da série Rock Band para as várias plataformas. Assim, o jogador poderia utilizar os instrumentos em qualquer versão do título para qualquer console.
Compatibilidade entre periféricos: sonho de muitos.
...acabassem as exclusividades entre os consoles.


Bem, chegamos a uma faca de dois gumes. Por um lado, muitos acreditam que os jogos exclusivos realçam as peculiaridades de cada plataforma e atiçam a concorrência. Como conseqüência, os jogadores são beneficiados com games bombásticos e cada vez melhores.

Por outro lado, muitos gamers que gostariam de experimentar a maior quantidade possível de títulos e gêneros não conseguem fazê-lo. Gears of War no PlayStation 3? Metal Gear Solid no Xbox 360? Mario no PlayStation 2? Kratos no Wii? Quem viver, verá. Ou não.


E você?
Quais as suas expectativas para o futuro dos games?


Um pequeno passo para o homem, um grande salto para os jogadores. Foi o que ocorreu em 2008: evolução tecnológica em tal velocidade que não tardou para que a indústria dos games superasse os cinemas em magnitude e custo de produtos. Niko Bellic realmente causou estrago.
A cara da vez.
Mas resta a pergunta: o que os usuários do TecMundo Games esperam para os próximos anos? Comente abaixo e deixe sua opinião sobre o futuro dos videogames.

Pedimos também que os usuários postem sugestões e comentários sobre o próprio TecMundo Games, para que o portal possa sempre oferecer o melhor e proporcionar grandes momentos de diversão e entretenimento em 2009. Seria bom se o TecMundo Games fizesse uma promoção todo dia? Com certeza, mas completamente inviável.


Um ótimo Ano-Novo a todos!
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