Bem, basta relembrar que 2008 foi o ano do lançamento do maior produto da indústria do entretenimento: Grand Theft Auto IV. Além do game de Niko Bellic, títulos espetaculares comprovaram que os desenvolvedores realmente se superaram nos últimos 12 meses.
Com isso, o TecMundo Games orgulhosamente apresenta a seleção dos melhores jogos de 2008.
PC
Fallout 3
Desenvolvedor: Bethesda Softworks
Distribuidor: Bethesda Softworks
Gênero: RPG
Lançamento: 28 de outubro de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 18 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
Aproveitando a mesma tecnologia-base de The Elder Scrolls IV: Oblivion, a Bethesda deu origem a um dos melhores RPGs de todos os tempos. Fallout 3, além de contextualizar os jogadores em um mundo pós-apocalíptico extremamente impactante, propicia momentos únicos de entretenimento.
Spore
Desenvolvedor: Maxis
Distribuidor: EA Games
Gênero: Simulador
Lançamento: 05 de setembro de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Espetacular
Bem, não foi à toa que o TecMundo Games criou uma promoção especialmente para este jogo. Spore, uma das obras mais criativas da Electronic Arts, leva os jogadores a descobrirem a participarem da evolução de criaturas muito bizarras, de células a conquistadores do espaço sideral.
A personalização dos estranhos seres é um dos pilares do game. Há centenas de opções variadas, tanto na criação de bichos quanto no desenvolvimento de naves e construções. Spore, sem dúvida, é um dos jogos mais divertidos de 2008.
Call of Duty: World at War
Desenvolvedor: Treyarch
Distribuidor: Activision Blizzard
Gênero: Tiro em primeira pessoa - FPS
Lançamento: 11 de novembro de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 16 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
Apesar de não ser um título exclusivo para os computadores, World at War brilhou no PC com cenários de cair o queixo. Encarado por muitos como uma produção digna de filmes de Hollywood, o mais novo Call of Duty faz com que os jogadores realmente se sintam em clima de Segunda Guerra Mundial.
Nem a presença de zumbis (no modo Nazi Zombies) consegue estragar o realismo do jogo. Mais uma vez, a campanha principal é brilhante, mas o que realmente leva milhares de fãs de ação a conhecerem o universo de Call of Duty é, com certeza, o modo multiplayer.
PlayStation 2
Distribuidor: Namco Bandai
Gênero: Luta
Lançamento: 25 de março de 2008
Faixa etária:Inadequado para menores de 14 anos
Análise TecMundo Games: Interessante
O famoso lutador dos desenhos reaparece no terceiro episódio da série Ultimate Ninja e causa estrago. Desta vez, a saga de Naruto e tramas envolvendo diversos outros personagens importantes fazem com que os jogadores possam conhecer perspectivas variadas da história.
O game está bastante satisfatório e é uma boa opção para quem ainda não conhece a série de luta. Os gráficos do jogo são muito bons (em comparação com outros títulos do PlayStation 2) e os sons formam um dos pilares mais importantes de Ultimate Ninja 3, visto que são reproduzidos com uma qualidade fora de série.
Guitar Hero Aerosmith
Desenvolvedor: BudCat
Distribuidor: Activision
Gênero: Variados
Lançamento: 29 de junho de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 14 anos
Guitar Hero: Aerosmith foi a primeira e, pelo menos até o momento, única versão do jogo baseado em uma única banda. Um prato cheio para os fãs, o jogo vem com um repertório composto tanto por alguns dos maiores “hits” da história da banda, como “Sweet Emotion” e “Walk this Way”, como por músicas de grupos que foram de grande influência para Steven Tyler e Cia. Além disso, o modo carreira inclui passagens memoráveis contadas pelos próprios integrantes.
Silent Hill: Origins
Desenvolvedor: Climax
Distribuidor: Konami
Gênero: Aventura
Lançamento: 04 de março de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 16 anos
Análise TecMundo Games: Interessante
A série Silent Hill sem dúvida possui vários pontos nebulosos no que diz respeito à sua trama. É chegada a hora de desvendar alguns deles. Trazendo o clássico clima da série, Silent Hill: Origins faz um retrocesso cronológico, colocando o jogador algum tempo antes do primeiro jogo da série. Acompanhe o caminhoneiro Travis Grady conforme este mergulha inexoravelmente no horror psicológico que é marca registrada da série.
PlayStation 3
Distribuidor: SCEA
Gênero: Tiro em primeira pessoa - FPS
Lançamento: 04 de novembro de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 18 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
A resistência realmente continuou. Nathan Hale, novamente, é a estrela deste fantástico produto da Insomniac Games. Resistance 2 oferece uma jogabilidade atraente, mantendo a fórmula do primeiro título, e apresenta ainda mais opções interessantes de destruição.
Os chefes enormes que aparecem ao longo da campanha principal são capazes de causar arrepios nos jogadores. Com modos multiplayer mais que satisfatórios (com até 60 jogadores e com emocionantes batalhas cooperativas), Resistance 2 provou ser um FPS bem completo. Nunca foi tão divertido (tentar) eliminar a raça Chimera.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Desenvolvedor: Kojima Productions
Distribuidor: Konami
Gênero: Ação/Plataforma
Lançamento: 12 de junho de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 18 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
A tão esperada continuação da série do lendário Solid Snake não poderia ficar de fora da seleção dos melhores jogos do ano. Nem mesmo o envelhecimento precoce foi capaz de prejudicar o soldado, que retorna com uma gama de habilidades ainda maior. Com gráficos incríveis e uma trama de dar inveja até mesmo nos diretores de Hollywood, Metal Gear Solid 4 deixa de lado a camuflagem e mostra como se faz um belo jogo.
Gênero: Plataforma
Distribuidor: SCEA
Lançamento: 21 de outubro de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Espetacular
LittleBigPlanet é uma preciosidade, um jogo capaz de conquistar os mais despretensiosos dos jogadores até os mais amargos. A sua identidade visual é inconfundível, a sua jogabilidade propõem uma mistura inteligente dos elementos clássicos do gênero com novidades revolucionárias.
Xbox 360
Distribuidor: Microsoft Game Studios
Gênero: Ação/Plataforma
Lançamento: 11 de novembro de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Excelente
A bruxa Gruntilda está de volta. Ou pelo menos a sua cabeça está. Após alguns longos anos de geladeira, a série Banjo-Kazooie (um verdadeiro sucesso no Nintendo 64) está de volta. Só que dessa vez a eterna rixa entre Banjo, Kazooie e Gruntilda terá como mediador o “Senhor dos Jogos”. Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts não só traz o humor típico da série, como ainda acrescenta uma nova dimensão às aventuras do “urso e do pássaro”: a possibilidade de se construir toda sorte de veículos insanos e totalmente personalizáveis.
Fable II
Gênero: RPG
Desenvolvedor: Lionhead Studios
Análise TecMundo Games: Espetacular
Restrito a um público formado por fãs do gênero a procura de uma experiência de jogo singular, Fable II balanceia com perfeição todos os seus valores de produção oferecendo uma experiência obrigatória para os “RPGistas” donos de um Xbox 360.
Fable II não é propriamente um RPG hardcore, voltado para os jogadores mais experientes, mas é vasto e divertido. O mundo de Albion (cenário do jogo) não se esgota ao final das aventuras principais, abrindo-se ao desenvolvimento de atividades como se realmente fossemos habitantes deste mundo mágico.
Gears of War 2
Desenvolvedor: Epic Games
Distribuidor: Microsoft Game Studios
Gênero: Ação/Plataforma
Lançamento: 07 de novembro de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 18 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
Marcus Fenix e sua equipe marcaram o ano de 2008 com muito sangue e ação. Na seqüência do best-seller da Epic Games, o jogador vive um combate ainda mais intenso, com uma trama totalmente espetacular e repleta de reviravoltas. Baird, Cole, Dom e todo o exército dos Gears estão de volta, e cabe a você salvar a humanidade da extinção neste jogo que esbanja diversão.
Nintendo Wii
Wii Fit
Desenvolvedor: Nintendo
Distribuidor: Nintendo
Gênero: Esporte
Lançamento: 19 de maio de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Excelente
Wii Fit é uma das revoluções da Nintendo. Exterminando qualquer preconceito de que videogame é coisa pra sedentário, o jogo funciona como um personal trainer virtual. Exercícios de yoga, aeróbica, musculação e equilíbrio colocam os jogadores em forma, e são extremamente divertidos. Sem dúvidas uma das maiores novidades deste ano, e com certeza vale a pena conferir este magnífico game.
Super Smash Bros. Brawl
Desenvolvedor: Sora
Distribuidor: Nintendo
Gênero: Luta
Lançamento: 09 de março de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 14 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
Super Smash Bros. Brawl, apesar de não usufruir satisfatoriamente dos recursos de movimento do Nintendo Wii, é simplesmente um dos games mais divertidos da plataforma. Não há como deixar de se contagiar com as lutas frenéticas que ocorrem na tela de forma ininterrupta.
Tecnicamente, SSBB é muito bom e utiliza fortemente a capacidade do Wii. A jogabilidade combina perfeitamente com a proposta do jogo: divertir de forma simples. Os controles, portanto, conseguem atingir uma alta quantidade de jogadores e não separam, de forma alguma, os gamers de bons momentos com os famosos personagens dos games.
Mario Kart Wii
Desenvolvedor: Nintendo
Distribuidor: Nintendo
Gênero: Corrida
Lançamento: 27 de abril de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Espetacular
O peso das palavras "Mario Kart" já explica tudo. O ressurgimento da famosa franquia de corrida para o Nintendo Wii foi um tremendo sucesso. A nível de Wii, o jogo possui um bom visual gráfico, uma ótima jogabilidade e temas sonoros excelentes.
Para se jogar com amigos, Mario Kart Wii é uma das melhores opções do console de última geração da Nintendo. Online, o game é espetacular e apresenta uma quantidade mínima de problemas. Em um contexto geral, Mario Kart Wii é um dos sinônimos mais próximos da palavra "diversão".
Nintendo DS
Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates
Desenvolvedor: Square Enix
Distribuidor: Nintendo
Lançamento: 11 de março de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Interessante
As inovações na jogabilidade diferem este título de todos os outros jogos da linha Final Fantasy, aliando a isto um excelente trabalho técnico nos quesitos gráficos e sonoros, temos como resultado um dos melhores RPG do portátil da Nintendo, seja você um fã ardoroso da série ou simplesmente um jogador a procura de um dungeon crawler.
Os gráficos e o som comprovam toda a criatividade da Square Enix ao mesmo tempo em que revelam o potencial técnico do portátil da Nintendo. Final Fantasy Crystal Chronicles: Ring of Fates é uma dos bons títulos que chegaram ao Nintendo DS.
Sid Meier's Civilization Revolution
Desenvolvedor: Firaxis Games
Distribuidor: 2K Games
Gênero: Estratégia
Lançamento: 08 de julho de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 12 anos
Análise TecMundo Games: Interessante
Já era hora de levar os embates bélicos, econômicos, históricos e bem humorados da série Civilization para as telas do DS. A versão para o portátil da Nintendo vai novamente confrontá-lo com alguns dos mais proeminentes líderes da história da civilização humana, enquanto você luta através de eras de desenvolvimento tecnológico e cultural a fim de levar a sua civilização aos anais da História. Um verdadeiro clássico de estratégia que finalmente encontra uma versão de bolso.
Sonic Rush Adventure
Gênero: Ação/Plataforma
Desenvolvedor: SEGA
Análise TecMundo Games: Interessante
Uma série de jogos medíocres feriu a imagem do velocista e ajudaram a apagar um pouco o brilho da mascote da SEGA. Entretanto títulos como Sonic Rush Adventure provam que a boa e velha dinâmica de jogo que elevou o porco-espinho ao status de ícone dos videogames ainda guarda grandes as possibilidades.
A ação se utiliza de forma muito inteligente dos recursos do Nintendo DS, oferecendo uma mescla bem harmoniosa de gráficos 3D e o tradicional esquema de jogo sidescrolling 2D que imortalizou a franquia Sonic, tornando este jogo uma boa pedida para os fãs do gênero.
PSP
God of War: Chains of Olympus
Desenvolvedor: Ready at Dawn
Distribuidor: SCEA
Gênero: Ação/Plataforma
Lançamento: 04 de março de 2008
Faixa etária: Inadequado para menores de 18 anos
Análise TecMundo Games: Espetacular
O passado de Kratos o consome há mais tempo do que se imagina. Cronologicamente localizado antes dos acontecimentos do primeiro God of War, Chains of Olympus acompanha as primeiras missões do “fantasma perturbado” a mando dos deuses. O primeiro capítulo da história do pretenso deus da guerra traz ainda a mesma fórmula que fez da franquia um sucesso, incluindo ótimas cenas de ação cinematográfica no melhor estilo “beat’m up” mitológico.
Crisis Core: Final Fantasy VII
Concebido como mais um RPG japonês (ou seja, muitas linhas de diálogo, estética singular e batalhas em turnos), Crisis Core altera o seu curso já nos primeiros momentos de jogo, mostrando que uma série tão longeva como Final Fantasy ainda possui espaço para inovações.
Os gráficos primorosos e a jogabilidade atraente se combinam com maestria a história que presta uma justa homenagem a Final Fantasy VII — recontando eventos e expandindo a mitologia que já suplantou a própria série Final Fantasy — tornando-se indispensável para os fãs da franquia.
Patapon
Desenvolvedor: Pyramid/Interlink
Distribuidor: Sony Computer Entertainment
Gênero: Ação/Plataforma
Lançamento: 26 de fevereiro de 2008
Faixa etária: Livre
Análise TecMundo Games: Espetacular
Comandar uma legião de soldados já não é novidade no mundo dos videogames. Contudo, Patapon, exclusivo para PlayStation Portable, é um tanto quanto diferente dos demais jogos que envolvem esta missão. Em vez de atirar, o jogador tem de usar suas habilidades musicais para derrotar os terríveis Zigoton.
Seis batidas rítmicas formam cadeias musicais que guiam os Patapons, e vários minigames e missões também estão presentes no jogo. Viciante e extremamente divertido. Pata-pata-pata-pon!
A bomba do ano
Dead Space
Dead Space já começou bem: o protagonista, Isaac Clarke, faz uma homenagem mais do que merecida a dois dos maiores escritores de ficção científica que já pisaram a face da Terra. Mas não para por aí. Levando o melhor do survival horror para um local distante no espaço, Dead Space não só capta perfeitamente o clima da rara fusão entre horror e ficção científica, como ainda garante horas de diversão em meio a um imersivo caos espacial, onde todo tipo de abominação espreita pelos becos e dutos de uma gigantesca nave espacial abandonada.
A maior competição
FIFA 09 x PES 09
Em linhas gerais ambos os jogos trazem gráficos fenomenais e jogabilidade extremamente atraente. Cada uma das edições trouxe novidades significativas, umas boas outras ruins.
O modo Be a Pro retorna revigora em FIFA 09 e ganha uma contraparte na nova edição de Pro Evolution (o Become a Legend). PES 2009 oferece um multiplayer com suporte a apenas quatro jogadores em cada lado — cada um controlando um atleta — enquanto em FIFA 09 são 10 usuários de cada lado do campo.Outra novidade interessante é o sistema Adidas Live Season (presente em FIFA 09), capaz de atualizar periodicamente os dados técnicos de cada esportista de acordo com o que ocorre na realidade.
No entanto, a personalização dos atletas virtuais é uma dos destaques do jogo da Konami. A jogabilidade vem reformulada bem como a engine de efeitos físicos. Infelizmente estas mudanças parecem não terem agradado muito aos fãs (já que agora o jogo apresenta um tom mais realistas e menos arcade).No final das contas o que vale é o gosto do freguês, para os que preferem um simulador de futebol FIFA 09 é o melhor título disponível no mercado. Mas quando o assunto é diversão arcade poucos superam a agilidade da franquia PES (mesmo que a edição 09 esteja aquém de seus predecessores).
O melhor no mundo da música
Rock Band 2
Mesmo com Guitar Hero: World Tour batendo à porta, Rock Band 2 mostrou do que é feito e conseguiu impressionar o TecMundo Games. Algumas falhas e a duvidosa seleção de músicas não foram suficientes para retirar o brilho deste estrondoso game rítmico.
Apesar do preço relativamente caro (afinal de contas, não é só o jogo que é comprado, mas também instrumentos musicais de plástico), o título da MTV conseguiu atingir milhares de admiradores de música.
Colorido e vibrante, Rock Band 2 consegue divertir facilmente e fazer com que os gamers percam horas e horas tentando superar as músicas. Como consta na análise do TecMundo Games, "nem tudo é rock, mas a diversão é inevitável".
O melhor do ano
Grand Theft Auto IV
Grand Theft Auto é uma franquia conhecida por praticamente todos os jogadores. Desde seu lançamento, em 1997, GTA se consolidou como um dos jogos mais originais de todos os tempos. A possibilidade de se explorar um mundo aberto e a liberdade proporcionada aos jogadores, fez do jogo um sucesso imediato. Roubar carros, participar de conflitos entre com gangues e causar muito caos eram alguns dos elementos que caracterizavam a série.Após anos de sucesso e do gigantesco salto para a terceira dimensão, GTA finalmente chega às plataformas da atual geração. Intitulado Grand Theft Auto IV, o game simplesmente superou qualquer precedente, situando um novo patamar para gráficos, jogabilidade, física e diversão. Na pele do croata Niko Bellic, jogadores vivem cerca de 40 horas em busca do sonho americano, enfrentando problemas fora dos planos de uma vida cotidiana e descobrindo o lado sombrio de Liberty City, o pior lugar da América.
É o fim
2008 está encerrando como um ano maravilhoso no mundo dos games. Os grandes eventos (como a Tokyo Game Show, a Electronic Entertainment Expo e a Games Convention) foram fundamentais para a apresentação dos melhores jogos dos últimos meses.
Vale relembrar que há grandes títulos que ficaram de fora da seleção criada pelo TecMundo Games apenas por falta de espaço. Left 4 Dead, Age of Conan: Hyborian Adventures, Warhammer Online: Age of Reckoning, No More Heroes e Wario Land: Shake It! são bons exemplos de jogos excelentes lançados neste ano.
Dito isso, boas compras de fim de ano e se divirta!