Confira as trilhas sonoras de jogos mais expressivas de todos os tempos

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Sem Guitar Hero desta vez.Está chegando o fim da Semana da Música. Em todo o Brasil — como em Cuiabá — estão ocorrendo comemorações, festivais e vários tipos de eventos com base em uma das maravilhas imateriais do mundo: a música. O período termina amanhã (22 de novembro), no Dia do Músico, e o TecMundo Games aproveitou para realizar um especial "musical".

Mas e a imagem ao lado? Não, o foco não são os games rítmicos e musicais, mas sim as trilhas sonoras mais expressivas no mundo dos videogames. Quem poderia deixar de lado a maravilhosa trilha orquestrada de God of War ou as cativantes músicas de Mario?

O TecMundo Games realizou, há alguns meses atrás, um especial que exigiu a colaboração dos usuários para a escolha da melhor trilha sonora do mundo dos videogames. O vencedor, é claro, foi God of War, em meio a games de muitos gêneros e estilos diferentes. Uma matéria especial foi criada para a aventura de Kratos, confira.

Hoje, no entanto, todas as franquias abaixo recebem a mesma atenção, pois todas possuem trilhas sonoras admiráveis e muito bem construídas.
Indiferente para alguns, essencial para outros


Por mais incrível que isto possa parecer, muitas pessoas são indiferentes quanto à apreciação da música. Ainda assim, muitas pessoas prezam pelo exercício do ouvido, pois música é algo que atinge os sentimentos até mesmo das pessoas mais frias. É, sem dúvida, uma das formas de arte mais importantes de todos os tempos.
Será que os antigos gregos utilizavam estes equipamentos?
Mas qual é a origem da música? Bem, a palavra é de origem grega e significa "força das musas". As musas eram ninfas (divindades que habitavam os rios, fontes, bosques, montes e prados) que pregavam as verdades do Olimpo através da dança, da poesia, de cantos e de outras manifestações artísticas. Mas tudo o que era pregado era acompanhado por sons.

Em suma, a música é uma combinação harmoniosa e expressiva de sons, resultando na arte de se exprimir por meio de sons, seguindo regras variáveis conforme a época, a civilização e outros fatores. Há alguns que nem ligam para a música, mas outros vivem em função dela. Nos videogames, a ambientação musical é fundamental para a contextualização dos jogos.

Hoje, uma explosão de sons.Bem, é inevitável lembrar-se da grandiosa Video Games Live, a orquestra musical de jogos que esteve presente no Brasil em 2008. As apresentações do conjunto, lideradas por Tommy Tallarico, foram simplesmente espetaculares e reproduziram trilhas sonoras de jogos muito queridas entre os gamers. Confira a cobertura do evento realizado em Curitiba clicando aqui.

Em homenagem à Semana da Música e ao Dia do Músico, o TecMundo Games decidiu revelar as grandes mentes musicais por trás de algumas das maiores produções de jogos. Com isso, confira as franquias de games mais impactantes de todos os tempos, musicalmente falando.
Simples e cativante


Koji Kondo é a mente brilhante que participou da produção sonora de The Legend of Zelda, uma das séries mais populares da Nintendo. Tendo em vista que Kondo estudou com uma forte base na música erudita, não é difícil constatar que as músicas criadas pelo compositor possuem uma linha melódica predominante com uma pequena base harmônica. Tudo dentro das tradições orientais, é claro.
Tema original da série

Dessa forma, Kondo é reconhecido como um dos compositores de games mais peculiares, pois compõem suas músicas de forma única e, ao mesmo tempo, interessante. The Legend of Zelda representa uma das obras-primas de Kondo e a trilha sonora presente em vários jogos é capaz de causar uma nostalgia extremamente forte em muitos usuários do TecMundo Games.
Musicalmente demoníaco? Nem pensar


Assombrosa, cativante e fantástica. Esses são alguns dos termos utilizados por muitos para descrever a trilha sonora da série Diablo, criada por Matt Uelmen. O músico também participou das trilhas de World of Warcraft: The Burning Crusade, a estrondosa expansão do MMORPG da Blizzard. Mas Diablo II é visto como uma das obras mais impressionantes de Uelmen.
Diablo II - Tristram

Quem ouviu "Wilderness" ou "Tristram" vai compreender as afirmações acima. As músicas não têm nada de infernal, pois cativam com acordes simples e melodias sinistras. As seqüências de notas encontradas nas músicas do primeiro Diablo ainda arrepiam a maioria dos fãs da franquia.
O xodó de muitos


Muitos conhecem apenas Symphony of the Night, o grande sucesso da série. Mas muitos se esquecem do fato que a trilha sonora é muito expressiva em praticamente todos os títulos da franquia. Os compositores Sotaro Tojima e Hiroshi Mitsuoka fizeram um excelente trabalho na criação de Circle of the Moon, do Game Boy Advance.
O Círculo da Lua

A maior parte dos games da série é caracterizada pela ligação espetacular entre ação e música, que se encaixam perfeitamente. A trilha sonora, apesar da simplicidade apresentada em boa parte das vezes, é crucial para englobar o jogador nas histórias intrigantes de Castlevania.
Sem som, Snake fica praticamente sem ação


Aqui vão alguns dos nomes responsáveis pela maravilhosa trilha sonora da série Metal Gear Solid: Harry Gregson-Williams (participação em três games da série), Norihiko Hibino, Rika Muranaka e Tappy Iwase. Gregson-Williams, além de fazer um trabalho excepcional na série de games de Hideo Kojima, participa das maiores produções dos cinemas.
Tema principal de Metal Gear Solid 2

Embora o tema de Metal Gear Solid 2 seja o escolhido para reprodução neste especial, vale ressaltar que o último game da série, Guns of the Patriots, é uma das melhores produções técnicas do mundo dos jogos, tanto nos gráficos quanto nos recursos sonoros. Norihiko Hibino se superou e criou músicas que aumentam ainda mais a tensão que ocorre em muitos momentos do jogo.
Fama internacional precede o bigodudo


A principal criação de Shigeru Miyamoto é imbatível. Quem escuta o tema principal de Super Mario Bros. é capaz de identificar rapidamente qual a origem da música. Seja no piano, guitarra, baixo, saxofone ou gaita de fole, a maior parte dos jogadores do planeta Terra é capaz de reconhecer a trilha sonora do personagem italiano.
Quem não conhece Super Mario Bros.?

Mais uma vez, é Koji Kondo que rouba a cena e destrói a concorrência. A Nintendo fez muito bem em contratar o compositor para a criação de temas musicais para as mais importantes franquias da empresa. O resultado foi impressionante e se estende até os dias atuais, considerando que muitos jogadores ainda fazem questão de experimentar os games de Mario.
Não, as músicas não vão para o ralo


Mas muito pelo contrário: as trilhas sonoras da série foram recebidas pelos críticos de jogos com muito entusiasmo e fervor. E foi Martin O'Donnell, funcionário da Bungie Studios, quem começou a impressionar os gamers com músicas destruidoras. De simples criador de "jingles" de rádios a aclamado compositor de trilhas sonoras de videogames, O'Donnell e seu companheiro, Michael Salvatori, deixaram suas marcas.
A pérola da trilogia

A trilogia Halo foi realmente monitorada pelo compositor, visto que o mestre da Bungie também coordenou o design de som e dirigiu o trabalho de vozes da série. Halo 3 é comparado por diversas pessoas com os melhores longas-metragens de Hollywood devido à sua elevada qualidade técnica, e o tema musical de Halo 3 comprova essa constatação.
Ponto alto da série: Jerry Martin


Uma das franquias mais famosas de simulação de cidades merece estar neste especial apenas por um motivo: evolução. SimCity 3000 é, talvez, o game que mais representa a evolução da série, pois a qualidade musical criada por Jerry Martin é... Sem palavras. Nada melhor que uma mistura de gêneros (jazz, blues, rock...) de alto nível para envolver os jogadores em estratégias de administração.
Central Park Sunday, bom jazz é pouco

Martin ainda compôs músicas para a série The Sims e também para outros games desenvolvidos pela Maxis. Mas, realmente, é a trilha sonora de SimCity 3000 que mais se destaca. Para a maior parte das pessoas que experimentaram o game, as músicas formam um dos pilares do jogo, sendo que há muitos gamers que jogam o título apenas pelo prazer de ouvir a trilha sonora.
Uma obra-prima da LucasArts


As aventuras criadas por Ron Gilbert e sua equipe causam o riso em exatamente 99% das vezes nas quais os games da série são jogados. Estatísticas falsas à parte, a trilha sonora da série é surpreendente, pois realça os ambientes caribenhos de tal maneira que os jogadores começam rapidamente a se sentir envoltos em praias, ilhas e mares deslumbrantes.
Olhe! Um macaco de três cabeças!

Muitos compositores participaram do fantástico desenvolvimento musical da série, mas foi Michael Land, em The Curse of Monkey Island (o terceiro da franquia), quem inovou e utilizou as tecnologias da época para recriar os temas principais. A conseqüência é que as músicas do terceiro título são tão boas que a junção entre instrumentos europeus e composições praianas causa um impacto profundo em boa parte dos críticos de jogos.
O vencedor da competição de fora? Até parece...


Uma das franquias prediletas dos usuários do TecMundo Games dispensa comentários. Ainda assim, a trilha sonora deve ser ressaltada devido ao simples fato que foi Gerard K. Marino quem coordenou a produção musical da série. Marino trabalhou em filmes e séries de televisão desde 2000, mas foi na franquia da Sony Computer Entertainment que o compositor realmente criou um estrago proeminente.
O preferido dos usuários

A trilha orquestrada de God of War é incisiva e combina perfeitamente com a movimentação brutal de Kratos, o guerreiro espartano. Muitos prêmios foram condecorados à série por causa da trilha sonora, é não é por menos, pois a quantidade de críticos que respeita (para não dizer "aprecia") as músicas da franquia é inacreditável.
Realmente, uma fantasia de notas musicais


Os japoneses estão com tudo. Nobuo Uematsu foi o encarregado de levar os jogadores a histórias maravilhosas com músicas envolventes. Deu tão certo que, hoje em dia, o compositor é um dos mais conhecidos e respeitados na comunidade gamer.
O anjo de uma asa só

É de longa data o vínculo de Uematsu com a série Final Fantasy. O ano fatídico foi em 1986, no qual o compositor se juntou à equipe da Square Enix, empresa na qual trabalhou por quase 20 anos. Em 2004, Uematsu deixou a companhia, mas não deixou de criar trilhas expressivas para games da Square Enix, como Mistwalker. Ainda assim, ninguém chega aos pés de Final Fantasy.


Chrono Cross / Chrono Trigger
Para fechar com chave de ouro


Um aviso aos navegantes do TecMundo Games: os efeitos causados pela experiência musical com Time's Scar são permanentes. O tema principal de Chrono Cross é simplesmente maravilhoso e prova que bastam alguns instrumentos para que a emoção tome conta, levando os jogadores a mergulharem fundo no excitante RPG da Square (agora Square Enix).
Saboreie sem moderação

Chrono Trigger também não escapou das mãos de Yasunori Mitsuda, que tem o dom de cativar os gamers com melodias simples, mas eficazes. Mitsuda foi bastante influenciado por músicas celtas, indianas, caribenhas e provenientes do leste asiático. Os resultados foram conjuntos de acordes fenomenais, sejam para Chrono Cross, Chrono Trigger, Xenogears ou outro fruto de Mitsuda.


É o fim
Mas a música nunca acaba


A equipe TecMundo Games tem a plena consciência que algumas séries marcantes podem ter ficado de fora deste especial (como Silent Hill). Ainda assim, esperamos que os usuários tenham gostado e gostaríamos que todos respondessem à seguinte pergunta:

Qual das franquias abaixo possui a trilha sonora mais expressiva?


Para todos aqueles que compõem, cantam, tocam ou apenas apreciam uma boa música, um feliz Dia do Músico!
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