O Baixaki Jogos analisa a capacidade mental dos personagens de games!

5 min de leitura
Imagem de: O Baixaki Jogos analisa a capacidade mental dos personagens de games!
Qual dos abaixo o utiliza melhor?De acordo com um velho ditado, a ignorância é uma virtude. Obviamente isto se aplica a apenas algumas ocasiões, não querendo dizer que ser ignorante é algo a ser almejado – ao contrário do que o presidente de nosso país algumas vezes pregue. Seja como for, no mundo dos games a inteligência – ou falta dela – pode servir vários propósitos, desde definição do caráter de um personagem até proporcionar diversão.

Então decidimos dar uma olhada breve no mundo dos jogos virtuais para localizar alguns exemplos de personagens que se destaquem – para o bem ou para o mal – por suas capacidades mentais. Poderíamos simplesmente comparar o QI de cada um deles, se isto estivesse disponível, mas acreditamos que resultaria em uma análise bastante entediante, já que teríamos quase que exclusivamente cientistas em nossa lista.

Com isto em mente, separamos em duas categorias antagônicas os nossos representantes: os agraciados e os debilitados. Dentro desta divisão, separamos em quatro os tipos de acuidade mental, colocando um representante de cada. Assim, acreditamos que a lista fica bastante diversificada e interessante.

Como de costume, ressaltamos que esta seleção é apenas demonstrativa, não sendo os personagens descritos aqui os mais inteligentes ou mais burros que existem. Apenas alguns que consideramos representativos das características expostas, com o objetivo de entreter. E nossa opinião, obviamente, não é universal. Sem mais delongas, aqui estão eles!



Agraciados
Aqueles que se destacam de forma positiva


O inteligente: Dr. Light – Mega Man

Um exemplo clássico do modelo tradicional de medição da inteligência de uma pessoa, Dr. Light é inegavelmente um grande gênio. Segundo a história do game, chegou até mesmo a ganhar um Prêmio Nobel. Merecido, em nossa opinião – afinal de contas, não é qualquer um que consegue desenvolver um robô tão avançado quanto Mega Man.

Além de ser extremamente inteligente, sua mente era tão avançada que previu a necessidade de deixar mensagens holográficas para auxiliar o protagonista em sua jornada na franquia Mega Man X. Certamente merecedor de figurar em nossa seleção.
QI alto!

O sábio: Malfurion Stormrage – Warcraft

O líder dos Night Elves na franquia Warcraft teve que competir com diversas outras figuras de imensa sabedoria para se apresentar aqui. Venceu por algumas razões principais: ele liderou seu povo contra ameaças internas e externas – até mesmo alienígenas – garantindo sua sobrevivência; e esteve vivo durante grande parte da existência de Azeroth.

Ele é considerado um dos mais poderosos mortais do universo da franquia, e não graças a sua proeza em combate. Sua capacidade de julgamento e tomada de decisões é sem igual, além de possuir um vasto conhecimento da história e do funcionamento do mundo em que vive – em parte graças a sua profunda conexão com a natureza.
Milênios de conhecimento

O do raciocínio rápido: Faith – Mirror’s Edge Mais rápido que suas pernas, só o pensamento!

Quem já jogou este título sabe: as decisões devem ser tomadas rapidamente para que a personagem não perca o embalo. Por isso, ao nos colocarmos no papel de Faith, podemos deduzir que ela pensa e age em seguida, sem hesitar. Embora nada faça alusão a uma inteligência descomunal, consideramos que poucos tomariam decisões mais rapidamente do que ela.

O “resolvedor de problemas”: Tim – Braid
Transpondo obstáculos!

Mais uma vez considerando que a capacidade do jogador de resolver os enigmas é a de Tim, admitimos que ele possui extrema habilidade para transpor os quebra-cabeças expostos a ele. Embora possua o dom de brincar com o tempo, isto deve ser utilizado de forma adequada e precisa, o que necessita de lógica considerável.

Este é outro que precisou competir com diversos outros nomes dos jogos de quebra-cabeças, já que pensamos que personagens que resolvem problemas extremamente complexos destacam-se por sua acuidade mental.



Debilitados
Os que nos fazem ter pena de sua condição


O tapado: Guybrush Threepwood – Monkey Island

O candidato a pirata é um grande exemplo de alguém que toma as decisões erradas constantemente. Por mais que pense e elabore um plano, outras circunstâncias independentes de sua vontade geralmente interpretam um grande papel na resolução dos problemas, já que sua capacidade de fazê-lo é limitada.

Isto não significa que ele não possua outras qualidades, já que a franquia Monkey Island é apreciada por inúmeros fãs através do globo, mas Guybrush certamente não é uma das figuras mais brilhantes do universo dos video games.
Derrrrr

O ignorante: Brucie Kibbutz – GTA IV

O cérebro de músculos deste título está perfeitamente ciente de sua condição – o que não a torna menos verdadeira. Inculto ao extremo, ligando apenas para algumas coisas superficiais (como carros e mulheres) e ilegais (como anabolizantes), Brucie é um ignorante em todos os sentidos que esta palavra pode ter.

Não somente pela falta de conhecimento, mas pela agressividade e falta de sutileza. Basicamente, um exemplo perfeito de um brutamontes que não está nem aí para nada, a não ser si mesmo – e o que os outros pensam dele.
Muito músculo, pouco cérebro

O lerdo: Donkey Kong – Donkey Kong

A falta de rapidez mental do macacão é refletida até mesmo em seu nome – Miyamoto achava que Donkey significava burro em inglês; e significa, mas para o animal, não para pessoas de pouca inteligência. Logo, quem somos nós para contradizer o próprio criador do personagem? Especialmente um que arremessa barris para proteger uma princesa...

Desde suas primeiras aparições sua mentalidade era bastante limitada, embora tenha evoluído um pouco através dos anos. Mesmo assim, nada que permita tarefas complicadas demais, já que ele continua sendo um gorila.
Barris? Sinceramente?

O “pau-mandado”: os Sims – The Sims

Embora sejam controlados pelo jogador, através da série sempre houve um esforço notório para melhorar a inteligência artificial dos personagens do game. Nos dois primeiros títulos especialmente, os Sims são extremamente incapazes de realizar até mesmo as mais básicas das tarefas por conta própria, salvo em casos de extrema necessidade.

Um exemplo clássico é um Sim que faz suas necessidades fisiológicas no chão da sala ou da cozinha, porque foi incapaz de se locomover até o banheiro. Outro é o de simplesmente largarem outra pessoa falando sozinha para fazer outra coisa sem importância. Certamente, estes merecem o destaque de não possuirem qualquer tipo de consciência.
Senta! Rola! Dá a patinha!

Você sabe de algum que se encaixa nestas definições? Então compartilhe conosco!
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.