Mario é o personagem de video games mais famoso da história. O bom e velho encanador italiano da Nintendo foi criado pelo lendário desenvolvedor japonês Shigeru Miyamoto e em pouco tempo foi adotado como mascote oficial da empresa.
Desde a sua primeira aparição, antes mesmo de se chamar Mario (seu nome era Jumpman em Donkey Kong), já se somam mais de 200 jogos, títulos oficiais, derivações e de “participações especiais” em outros títulos.
Como todos já sabem, as aventuras de Mario, e seu irmão Luigi, no fantástico Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom) renderam inúmeros jogos — que, se somados, já venderam mais de 210 milhões de unidades. Porém, Mario também inspirou programas de televisão, filmes, quadrinhos e uma longa lista de produtos licenciados.
O talento e o carisma do bigodudo há muito já ultrapassaram o universo dos jogos de plataforma. Apesar de o gênero ser a verdadeira casa do personagem, Mario já apareceu em games de corrida, quebra-cabeça, RPG, esportes e até mesmo de luta.
No entanto, ele realmente gosta é de saltitar entre plataformas em busca da sua amada, a bela Princesa Peach — que parece carregar uma predisposição genética a ser capturada por lagartos gigantes (Bowser).
Tudo muito interessante, mas até agora nenhuma novidade para os verdadeiros fãs de video game. Afinal, todo mundo sabe que o Mario é gente boa, ele até deu um oi para a galera do TecMundo Games.
Para quem não sabe, este foi o Charles Martinet. Ele é a voz oficial do Mario, Luigi, Wario e Waluigi desde 1995. Charles Martinet é apenas um dos muitos segredos e fatos curiosos da vida do encanador. Lá se vão 25 anos desde a sua estreia em Super Mario Bros., do Nintendinho.
O chapéu do Mario esconde muito mais do que falhas capilares. Nestes 25 anos de história, a mascote da Nintendo soma várias curiosidades e o TecMundo Games resolveu expor alguns desses segredos do Mario. Mas não se preocupe, ele não vai para trás do armário.
Conhece o Mario?
Como todo fã já sabe, o primeira aparição do Mario não foi em um jogo do Mario e ele sequer se chamava Mario. O game era Donkey Kong, uma máquina arcade lançada em 1981, na qual o herói bigodudo chamado Jumpman tinha que resgatar uma garota sem nome conhecida apenas como The Lady das garras de um gorila (o velho Donkey Kong).
O desenvolvedor japonês Shigeru Miyamoto pensou em uma inusitada mistura de Popeye e King Kong para criar o jogo. Nascia assim o marceneiro Jumpman — isso mesmo, nem encanador ele era. O nome Mario (Jumpman) e Pauline (The Lady) vieram apenas com a tradução do jogo para o inglês.
Pauline foi batizada em homenagem a Polly James, esposa de Don James, gerente do depósito da Nintendo em Redmond. Já Mario ganhou o mesmo nome de Mario Segale, o dono do tal depósito alugado pela Nintendo.
É fácil esquecer a origem de tudo isso. Mas se pensarmos bem, Mario é uma proeza em si. Atualmente contamos com o poderio técnico de consoles como o Xbox 360, PlayStation 3 e o próprio Nintendo Wii. Todavia, quando Mario estreou nos video games, o console mais poderoso da época possuia apenas 8-Bits.
Não é a toa que Mario tem bigode e usa chapéu. Como era muito difícil desenhar o cabelo e a barba do personagem com gráficos tão limitados, Miyamoto optou por colocar um chapéu e fazer apenas um bigode. Mas isto não é tudo, as limitações gráficas também escondem outras curiosidades da série.
Um bom exemplo é o fato das nuvens e arbustos de Super Mario Bros. terem o mesmo desenho com cores diferentes. Nada que criatividade não resolva. Criatividade que rende outras peculiaridades, um tanto bizarras.
Ao longo da sua carreira, Mario já enfrentou muitos monstros e encontrou vários amigos. Entre as criaturas mais estranhas já enfrentadas por Mario está Birdo, um bicho rosa que para todos os efeitos parece ser do sexo feminino.
Porém, o manual oficial de Super Mario Bros. 2 — no qual Birdo aparece pela primeira vez — revela que o ser é na verdade um homem que acha que é uma mulher. O mais inusitado é que Birdo prefere ser chamado de "Birdetta".
Mais tarde, a Nintendo tentou “resolver” as questões sexuais de Birdo e declarou que o ser era de fato uma mulher e que era a namorada de Yoshi. Mas Birdo não é a única criatura “indefinida” no mundo de Mario.
Vivian — de Paper Mario: The Thousand-Year Door — parece uma mulher, mas a versão japonesa do jogo descreve a “garota” como o irmão mais novo das Shadow Sirens.
A criatividade não se restringe apenas aos desenvolvedores. Os fãs da série também têm algumas ideias bem diferentes. Segundo uma “lenda digital”, todo Super Mario Bros. 3 é na verdade uma grande peça de teatro encenada por Mario e seus amigos.
As “evidencias” estão por todos os lados. Primeiro temos a abertura do jogo, com o abrir das cortinas. Depois temos elementos do cenário parafusados no fundo ou pendurados no teto, como peças cenográficas. Por fim, ainda temos o final de cada estágio, com o final do set, luzes apagadas e o ator saindo pela direita.
Outro elemento curioso que permeia toda a franquia Mario é a música. Os acordes facilmente reconhecidos aparecem recombinados em inúmeras formas diferentes. Porém, como a teoria do teatro de Super Mario Bros. 3, tudo não passa de especulação.
Mesmo assim, os segredos reais são tão impressionantes quanto os fictícios. Um bom exemplo é o Minus World de Super Mario Bros.. A “zona negativa” de Mario é um mundo secreto dentro do jogo. Para chegar lá você deve pular sobre o cano no final do mundo 1-2. O único problema é que ao chegar lá, você morre.
Outros segredos são muito mais agradáveis, como os diversos truques para se obter vidas infinitas. Por sinal, o primeiro Super Mario Bros. já contava com uma artimanha para assegurar vidas infinitas. Bastava chegar ao mundo 3-1 e na escadaria final, aquela que fica antes da bandeira verde, e saltar sobre uma pobre tartaruga de casco verde.
Mario já foi até brinde do McLanche Feliz. Porém, diferentemente do que é sugerido no vídeo promocional da famosa franquia de lanchonetes, Mario não destrói os blocos de tijolos com a cabeça, mas com o seu próprio punho.
São tantas surpresas e segredos que alguns só são realmente descobertos por puro acidente. Por acaso você sabia que os Chomps de Super Mario Bros. 3 são capazes de quebrar as correntes que os prendem ao chão?
São tantas histórias que a própria Nintendo preparou vídeos especiais, aproveitando as comemorações dos 25 anos da franquia Super Mario, revelando vários segredos da série.
Estes são apenas alguns segredos de uma dos maiores personagens da história dos video games. Muito outros fatos curiosos poderiam entrar nesta lista, como por exemplo, a presença de Yoshi em Super Mario 64. Mas afinal de contas, que gesto é esse que o Toad está fazendo em Super Mario Bros.?