O mundo ainda se recupera da maior crise financeira desde os anos 1980 e se prepara para o futuro atento aos erros do passado. No final de 2008, o estouro da “bolha” do mercado imobiliário provocou a maior quebra nos bancos dos Estados Unidos.
A falta de regulamentação e a política de lastramento de títulos em hipotecas imobiliárias foram alguns dos principais motivos de todo caos econômico. O trauma provocado pela crise e a ciência de que maiores cuidados com o mercado imobiliário poderiam ter minimizados os problemas fizeram com que vários países repensassem os mecanismos de monitoramento da inflação de ativos (imóveis).
Agora, o mercado imobiliário estadunidense está totalmente sem rumo. Os proprietários observam impotentes a desvalorização de seus imóveis, enquanto os menos afortunados simplesmente vão parar na rua por não conseguirem pagar as hipotecas.
Mesmo assim, ainda há algo para se comemorar, afinal de contas, pelo menos eles não moram em uma espelunca digital em uma cidade virtual tomada por zumbis, devastada por alienígenas ou dizimada por alguma hecatombe.
Independentemente de crise financeira, o mercado imobiliário de algumas cidades vistas em jogos já não tem mais salvação. Por melhor que seja o corretor, ninguém consegue vender uma casa em Silent Hill.
Para que você, pobre consumidor, não caia em nenhuma armadilha imobiliária, o TecMundo Games investigou a fundo os piores lugares (virtuais) para se morar.
Não se deixe enganar, ofertas em Silent Hill, Racoon City e assentamentos pós-apocalípticos como o de Megaton podem parecer atraentes, mas um olhar cuidadoso revela porque é tão barato comprar uma casa em uma dessas cidades.
Racoon CityLá se vai a vizinhançaA modesta cidade do meio-oeste dos Estados Unidos não tem uma economia muito desenvolvida e é totalmente dependente dos investimentos da Umbrella Corporation — empresa instalada no local que financia a maioria dos projetos na cidade e emprega parte da população — 30% para ser mais preciso.
Raccoon City possuía mais de 100.000 habitantes e seu principal prefeito foi Michael Warren, que em mandados alternados permaneceu no cargo por 11 anos. Foi durante uma das gestões de Warren que a Umbrella Corporation se instalou na região, participando do projeto para a instalação elétrica de toda a cidade.
A campanha “Um Novo Século XXI Para Raccoon City” foi totalmente financiada pela Umbrella Corporation e, graças a estes investimentos, a cidade passou de assentamento rural a cidade industrializada.
Tudo muito lindo, até que os problemas tipicamente urbanos chegaram à Racoon City. Com o crescimento da taxa de criminalidade, o departamento de polícia organizou uma equipe especial, S.T.A.R.S., que em 1998 foi enviado para investigar uma série de assassinatos brutais nos arredores da cidade.
As investigações levaram a equipe S.T.A.R.S. até a mansão Spencer, nas montanhas Arklay, onde o time encontrou um laboratório secreto da Umbrella Corporation que abrigou pesquisas com o T-Virus — que mais tarde foi liberado nos esgotos da cidade, transformando sua população em zumbis canibais.
Com a praga de zumbis e a perda dos investimentos da Umbrela — que deixou a economia local em frangalhos — Raccoon City se tornou um dos piores lugares para se viver, a ponto do governo estadunidense explodir o lugar com uma bomba atômica.
Sillent Hill Bem-vindo a Silent HillA famosa Silent Hill data do século XVII, fundada por colonizadores ingleses em um antigo lugar sagrado dos nativo-americanos que ocupavam a região. No começo do século XVIII, uma epidemia fez com que todos os habitantes abandonassem o local, que só foi repovoado após o início da Guerra Anglo-Americana —, porém, não como uma cidade, mas como uma colônia penal.
A Prisão de Silent Hill não tinha a melhor das reputações, mas serviu para atrair “novos moradores” para a região. Anos mais tarde, uma nova epidemia começou a se espalhar por Silent Hill e para conter a doença, é construído o Hospital Brookhaven.
Enquanto isso, em 1830, inicia-se a remoção forçada dos últimos nativos que ainda se encontravam na área e, por volta de 1840, a Prisão Silent Hill é finalmente fechada para dar lugar à Sociedade Histórica de Silent Hill — um museu que abriga as origens da cidade.
A descoberta de uma mina de carvão, em 1850, revitalizou a cidade trazendo novos habitantes e estimulando a economia. Onze anos depois, tem início a Guerra Civil Americana, (Guerra de Secessão) conflito que contou com importantes participações de dois moradores de Silent Hill: Patrick Chester e seu filho.
A Guerra Civil também trouxe mais moradores — prisioneiros de guerra mantidos no campo de Toluca. Com a intensificação da Guerra Civil, o campo de Toluca se transformou em Prisão Toluca, que só seria fechada no começo do século XX, na mesma época em que um incêndio destrói a mina de carvão Wiltse.
Com a mina de carvão fechada, a cidade passa a explorar seus outros recursos naturais como atrativos de uma insipiente indústria turística. Todavia, em 1939, uma série de acidentes no Lago Toluca — principal atração da cidade — jogou Silent Hill em uma espiral decadente.
Desde então, o mercado imobiliário local tem encontrado muita dificuldade para realizar novos negócios. Apesar do clima romântico — casais vão adorar a neblina e o sossego da região —, a cidade não consegue atrair moradores e investidores. Hoje, Silent Hill é uma “cidade fantasma” onde ninguém tem futuro.
Mansão Himuro Recanto budista na periferia de TóquioA antiga mansão localizada na saída de Tóquio pode parecer uma grande oportunidade imobiliária, mas existe um bom motivo para o valor estar tão baixo. A casa não está bem cuidada — nada que uma boa reforma não arrume — mas o problema mesmo está nos inquilinos.
Aparentemente, já existem moradores no local, e tirá-los de lá é um verdadeiro exorcismo. Segundo Makoto Shibata da “imobiliária” Fatal Frame, a mansão Himuro já teve vários residentes ao longo da sua história e explica que toda a região faz parte da mesma propriedade.
Com mais de 25 cômodos, a Mansão Himuro se encontra na província de Mutsu, nordeste do Japão e está incrustada nas montanhas em uma área muito especial, cercada por cinco templos.
A construção já foi casa da família Himuro e da família Munakata. Os Himuros eram pessoas muito religiosas, o que certamente contribuiu para o “clima” da casa, já os Munakatas eram estudiosos que pesquisavam a cultura e o folclore japonês, ou seja, pessoas refinadas que sempre privilegiaram o conhecimento.
Entretanto rumores de que pessoas desapareceram na casa e que assassinatos ocorreram na região têm depreciado significativamente o valor do imóvel. Puro sensacionalismo...
Willamette Compras e zumbisA pacata cidade Willamette, a 95 km de Denver, no Colorado é o lugar ideal para quem procura uma boa cidade interiorana nos Estados Unidos. A vida pacata, o povo amigável e a economia estável são os ingredientes perfeitos para uma cidade de “cartão postal”.
Infelizmente, uma reportagem escrita por Frank West destruiu a fama da região. Ao que tudo indica, a Guarda Nacional fechou a cidade por conta de uma epidemia e a única forma de entrar na cidade é de helicóptero.
Segundo West, uma pesquisa do governo dos Estados Unidos deu origem a um tipo de vespa geneticamente alterada, cujo processo reprodutivo causa a “zumbificação” de seres vivos — quando as larvas depositadas na criatura migram até o tronco do cérebro.
O que era um lugar perfeito se transformou em um buraco repleto de zumbis e cercado pelo exército. Mesmo assim, o comércio ainda vai bem e o shopping da cidade continua atraindo o público com grandes ofertas e produtos especiais.
Capital WastlandCapital das ruínasAs ruínas da outrora capital dos Estados Unidos, Washington, D.C., podem não ser tão belas quanto antigamente, mas são tão importantes e imponentes quanto antes da bomba. Estendendo-se de Raven Rock, no noroeste, até Rivet City, no sudeste, a região era parte da Columbia Commonweath, até que a “Grande Guerra” destruiu tudo.
O bombardeio nuclear de 2077 destruiu totalmente a Casa Branca e espalhou radiação por toda a área. A maioria das construções foi nivelada e somente alguns marcos históricos e edifícios ficaram de pé.
O metrô é uma forma de transporte eficiente, porém você terá que caminhar por túneis enquanto enfrenta saqueadores e criaturas mutantes. O “Passeio Nacional” e outros pontos turísticos ainda estão de pé, mas estão tomados por supermutantes.
O subúrbio de Washington não está nada melhor. Traficantes de escravos, canibais, poços de radiação e insetos gigantes povoam a região, depreciando o valor dos imóveis. Assentamentos como os de Megaton, Rivet City e Tenpenny Tower são “oásis” em um deserto radioativo, porém não são os melhores lugares para se criar uma família.
Reach Cansado da Terra? Com os problemas climáticos, guerras e total desrespeito com a natureza, o nosso planeta já está na hora de pensar em se mudar. Reach é uma colônia humana no sistema Epsilon Eridani e é um dos primeiros planetas “terraformados” pelo Governo Terrestre Unificado e o Comando Espacial das Nações Unidas.
Localizado a 10,5 anos luz do Sistema Solar, Reach está no “quintal” galáctico da Terra. A maioria dos primeiros colonos veio do leste europeu, mas a população era principalmente militar, haja vista que o planeta abriga um dos mais importantes quartéis do Comando Espacial das Nações Unidas.
Reach abriga grandes centros de treinamento e pesquisa, incluindo os renomados ODSTs e o programa SPARTAN-II. Corretores de imóveis locais afirmam que não há razão para se preocupara com as atividades militares, mesmo porque a Human-Covenant War deve acabar em pouco tempo, graças à descoberta de um antigo artefato Forerunner — recuperado durante a Batalha de Sigma Octanus IV.
Portanto, não há riscos de Reach ser atacada por forças invasoras Coventant e mesmo que isso ocorra, os SPARTAN-II certamente darão conta do recado. Em Reach você está muito mais seguro do que em Marte, com todos aqueles demônios saídos do Inferno.
Nossa breve análise do mercado imobiliário nos video games fica por aqui, mas se você se lembrou de outra localidade igualmente problemática deixe o seu comentário.
Imagine se você comprar uma casinha no Reino do Cogumelo e depois descobre que um lagarto psicopata gigante está sempre causando terror nas redondezas e sequestrando princesas e brigando com encanadores.