Quando a E3 2009 começou, poucos imaginavam o que estava por vir. O público presente na conferência de imprensa da Microsoft até imaginava que a empresa poderia apresentar um novo controle com sensores de movimento, mas a casa do Xbox 360 foi além.
O “Projeto Natal”, como foi apelidado pela equipe de desenvolvimento, era uma nova tecnologia de mapeamento capaz de capturar os movimentos do jogador e traduzi-los em comandos dentro de jogos.
Concebido e batizado por um brasileiro — o curitibano adorador das praias nordestinas, Alex Kipman —, o projeto previu o nascimento de uma nova geração de entretenimento caseiro. Interações sociais por meio do video game, cinema, música e muito mais, tudo em um único equipamento e sem nenhum controle.
No momento da apresentação, durante a coletiva da Microsoft da E3 2009, três jogos – Ricochet, Paint Party e o surpreendente Milo & Kate – mostraram o que estava por vir: o acessório, ainda em desenvolvimento, já conseguia seguir quatro pessoas simultaneamente, mapeando 48 pontos do esqueleto humano a 30 Hz.
O tempo passou, rumores surgiram, boatos foram desmentidos e a TGS trouxe novas demonstrações do periférico. Com Beautiful Katamari e Space Invaders Extreme, Kudo Tsunoda — diretor de criação atrelado ao projeto — mostrou aos presentes na Tokyo Game Show 09 como o sistema poderia ser implantando em diferentes gêneros de jogos.
Todavia, Tsunoda também deixou claro que títulos já lançados não seriam adaptados para que passassem a oferecer suporte para o acessório, já que tal procedimento exigiria muitas mudanças de programação que inviabilizariam o processo via download corretivo (patch).
O ano acabou e 2010 começou com vários mistérios circulando o desenvolvimento do Projeto Natal. Qual o nome oficial? É um acessório ou é um console novo? Quantos jogos já estão em desenvolvimento? Quais são as características técnicas do aparelho?
No entanto, a Microsoft se calou e guardou todas as respostas para o dia 13 de junho de 2010, em um evento que antecedeu a Electronic Entertainment Expo 2010. Com apresentações do Cirque du Soleil, a empresa de Bill Gates apresentou o Kinect ao mundo — nome oficial do Project Natal —, confirmando a data de lançamento do periférico para o dia 4 de novembro.
Cinético e conectado Uma nova forma de se jogarO Kinect é composto por dois elementos, hardware e software. O primeiro é um sensor conectado a uma base pivotante motorizada. O acessório deve ser posicionado abaixo do monitor para melhor capturar os movimentos do jogador.
O acessório conta com uma câmera RGB, sensor de profundidade e um jogo de microfones, tudo rodando com um software próprio, desenvolvido pela Microsoft. Com os dados coletados pelos equipamentos, o software captura e processa imagens 3D, reconhece elementos faciais e voz.
O conjunto de microfones presente no dispositivo é capaz de apontar a localização da fonte sonora, além de abafar o som ambiente e reconhecer os padrões vocais do usuário. O sensor de profundidade se utiliza de um projetor infravermelho, permitindo assim a identificação 3D em qualquer ambiente e condição de luz.
Segundo informações fornecidas às revendedoras, o Kinect é capaz de acompanhar os movimentos de até seis jogadores simultaneamente e, dependendo da distância, o aparato consegue distinguir até as articulações dos dedos.
O sensor de Kinect envia informações a 30 FPS, com saída de vídeo RGB Truecolor (32-bit) e resolução de 640x480. O vídeo monocromático utilizado para a percepção de profundidade envia dados QVGA (16-bit) e resolução de 320x240.
O Kinect tem um alcance pratico de até 3,5 metros, com amplitude angular de 57° na horizontal e 43° na vertical, enquanto a base pivotante motorizada inclina o sensor em 27° para cima ou para baixo.
Como a base motorizada necessita de mais energia do que a porta USB do Xbox 360 é capaz de entregar, o aparelho vem acompanhado de um adaptador AC para alimentação externa. Todavia, o Xbox 360 S (vulgarmente conhecido como Xbox 360 Slim) possui uma entrada especial AUX, capaz de transmitir dados e alimentar as baterias do Kinect.
Entre nessa Bem-vindo à era “sem controle”Vale destacar que o software do periférico necessita de pelo menos 175 MB de espaço no HD do console, sendo que o Kinect pode ser utilizado em jogos, ou em operações da dashboard por meio de comandos de voz e gesticulações.
Os jogadores também contaram com o Video Kinect, opção de videoconferências com outros usuários do Windows Live Messenger ou do Xbox 360. Além disso, as funcionalidades do Kinect também estão integradas aos serviços ESPN e Zune.
Mas para quem só quer saber dos jogos, a Microsoft deixa claro que está empenhada em produzir muito conteúdo para o Kinect. A empresa de Bill Gates também confirmou parcerias com distribuidoras third-party como Activision-Blizzard, Bethesda, Capcom, Electronic Arts, Konami, MTV Games, SEGA e Ubisoft, além de outras produções próprias, todos com suporte para o Kinect.
A Electronic Entertainment Expo 2010 trouxe uma enxurrada de títulos, todos com suporte para o Kinect — a maioria voltada para o público casual. Entre os destaques, estão Dance Central, Michael Jackson: The Experience, Forza Motorsport 4 e Kinectimals.
Título | Lançamento |
Adrenalin Misfits | 4 de novembro |
4 de novembro | |
Dance Masters | 4 de novembro |
Deca Sports Freedom | 4 de novembro |
4 de novembro | |
Motion Sports | 4 de novembro |
4 de novembro | |
Game Party in Motion | 4 de novembro |
4 de novembro | |
4 de novembro | |
4 de novembro | |
4 de novembro | |
The Biggest Loser: Ultimate Workout | 4 de novembro |
4 de novembro | |
Zumba Fitness | 4 de novembro |
9 de novembro | |
26 de outubro | |
Novembro | |
Imagine Fashion Party | 4º trimestre |
4º trimestre | |
2010 | |
2011 | |
Sem data prevista | |
Sem data prevista | |
UFC Trainer | Sem data prevista |
YooStar 2 | Sem data prevista |
Ontem, dia 20 de julho, Larry Hryb — diretor de conteúdo da Xbox LIVE — confirmou em seu blog oficial que o preço oficial do Kinect será de US$ 149,99 como já era esperado. Além disso, o famoso Major Nelson — apelido de Hryb — revelou que o acessório virá acompanhado do jogo Kinect Adventures.
Hryb também declarou o Xbox 360 S, vulgarmente conhecido como Xbox 360 Slim, de US$ 300 que incluirá o Kinect. A Gamescom, feira que acontece em agosto, na Alemanha, deve trazer algumas novidades sobre a comercialização.
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