Na última segunda-feira (14/06), a Ubisoft realizou sua conferência na Electronic Entertainment Expo de 2010. Nela, conferimos um show com vários games distintos, abrangendo desde o público casual até a galera hardcore. Infelizmente, alguns títulos de peso, como Beyond Good & Evil 2, ficaram de fora. Mesmo assim, a Ubisoft se saiu bem, agradando grande parte do público.
Dentre os destaques, tivemos Assassin's Creed: Brotherhood com uma belíssima CG e alguns momentos de jogabilidade. Fora isso, a conferência também mostrou mais detalhes de Ghost Recon: Future Soldier, um shooter que promete dar novos ares à franquia.
Contudo, as grandes surpresas é que roubaram a cena. O anúncio oficial do tão esperado novo Driver fez a galera vibrar com o retorno da franquia. Outro game que surpreendeu foi Rayman, que deve retomar as origens para a alegria dos fãs. Por último, um game estrelado por ninguém menos que Michael Jackson.
Em suma, a conferência foi equilibrada, agradando tanto o público hardcore quanto o casual. Muito do que foi visto já era esperado, mas mesmo assim a Ubisoft mostrou sua potência, garantindo diversos projetos para o futuro e mantendo-se a par das tendências da atual geração.
Um começo psicodélicoJogos que você pode sentir
Tetsuya Mizuguchi começa contextualizando o conceito utilizado pela Ubisoft no início de sua conferência: “Games you can feel” (Jogos que você pode sentir). Com Child of Eden, o sucessor espiritual de Rez, Mizuguchi demonstra uma experiência totalmente psicodélica e coberta por uma trilha sonora ao estilo techno. O game, ao contrário de Rez, dispensa qualquer joystick, fazendo uso apenas do Kinect, da Microsoft.
Mizuguchi controla tudo utilizando apenas suas mãos, navegando e destruindo os blocos sem precisar pressionar qualquer botão. Realmente, a experiência parece mexer bastante com o jogador, já que a tela é preenchida com cores vibrantes e muitas formas e objetos diferentes. O mais bacana mesmo é a sensação de imersão, ampliada graças ao Kinect.
Quando Mizuguchi termina sua jogatina de Child of Eden, quem sobe ao palco é Joel McHale, a estrela do sitcom Community, exibido na TV brasileira através do canal a cabo Sony. McHale está novamente encarregado como apresentador da conferência, e mostra seu bom humor logo nos primeiros minutos do show.
Após uma breve apresentação, McHale chama outro trailer. Desta vez, temos um belíssimo CG na tela, e o estilo inconfundível de Assassin’s Creed. Pelo vídeo, notamos Ezio cumprindo objetivos semelhantes ao segundo game, mas claramente auxiliado por companheiros. No final do trailer, surgem mais assassinos ao lado do protagonista, fazendo jus ao subtítulo do game: Brotherhood (irmandade).
No fim, temos uma data de lançamento: 16 de novembro de 2010. O produtor do game então sobe ao palco e explica a situação do título. Ezio agora se tornou uma lenda e uma figura odiada pelos Templários. O protagonista ainda continua mulherengo, algo que pode ser conferido logo no início do próximo trailer, que exibe momentos de jogabilidade do título.
Uma verdadeira guerra está acontecendo em Florença, o que torna o game muito mais intenso. Tiros de canhão invadem a casa de Ezio, que corre desesperadamente para tentar impedir a invasão a sua cidade. Temos muitas transições suaves entre cut scenes e momentos de jogo, o que torna Brotherhood ainda mais cinematográfico.
Haverá também foco nos momentos em que Ezio está sobre um cavalo, incluindo batalhas mais elaboradas para estas situações. A variedade na jogabilidade é outro fator importante para a equipe de desenvolvimento, pois no trailer notamos uma novidade para a série: atirar com canhões. Sem dúvidas, Brotherhood deve ser outro excelente game da série. Mas, ainda temos mais.
O produtor do título confirmou que a nova aventura de Ezio terá suporte aos modos multiplayer. Pela primeira vez poderemos jogar ao lado dos templários e enfrentar a horda dos assassinos. Infelizmente, nada de vídeos, mas a informação já aumenta nossa ansiedade pelo game.
Esportes e mais loucuraPartindo para a radicalidadeDepois de Assassin’s Creed, McHale convida Shaun White para subir ao palco. White comenta sobre seu novo game, que agora é baseado em outro esporte praticado pelo atleta: skate. É exibido então um trailer de jogabilidade, e a plateia se surpreende com o estilo desta nova arriscada. O jogo não se parece nem um pouco com a série Tony Hawk ou Skate, mas sim com Flower — famoso jogo de “flores” lançado para PSN.
Mas, como assim? Basicamente, o objetivo do jogador é colorir a cidade através de saltos e manobras. Felizmente, além de novas cores, o mundo também sofre alterações drásticas, ganhando árvores, obstáculos diferentes e até mesmo rampas que brotam do chão. Uma proposta bem interessante e diferente do habitual.
Para tentar surpreender ainda mais, a Ubisoft, logo após a apresentação de Shaun White, traz Battle Tag. Trata-se de um game que mistura o tradicional “laser tag” com a competitividade dos rankings online. O bacana do game é que é necessário utilizar armas e módulos de checkpoint que devem ser espalhados pela sua sala, agindo como marcadores físicos para a brincadeira.
Depois de toda a intensidade, a companhia demonstra Innergy, um game que também se assemelha a Flower. Aqui, o jogador utiliza um periférico, conhecido como Energy Sensor, que monitora seu pulso. O objetivo do título é simplesmente relaxar os jogadores, através de exercícios de respiração e relaxamento. Um dos mini games exibidos mostrava uma atividade que visava reduzir o stress. O Energy Sensor ainda pode ser conectado a um computador, permitindo ao jogador desempenhar suas atividades em outros locais, como no trabalho, por exemplo.
Algumas surpresasE velhos conhecidosO momento casual se estende com a aparição de um trailer curioso: coelhos viajando no tempo com uma máquina de lavar roupas. Quem são estes? Os Rabbids, é claro. O título em questão é Rabbids Go Back in Time, que trará viagens das simpáticas criaturas a locais inusitados. Além dos passeios por épocas e ambientes fantásticos, Rabbids Go Back in Time também retrata algumas eventos marcantes da humanidade, como a descoberta do fogo, a construção das esfinges e muito mais. Tudo com muito humor, é claro.
Depois da brincadeira, um jogo muito esperado pela plateia surge no telão: Ghost Recon: Future Soldier. Na E3 vemos um traje de camuflagem realmente impressionante, e os produtores do game ainda percorrem uma missão inteira para demonstrar como será a experiência de Future Soldier. Notavelmente, o título exige planejamento e táticas do time para que as missões resultem em sucesso. Por fim, o anúncio de que o game é compatível com 3D e ainda inclui modo cooperativo para a campanha inteira, suportando até quatro jogadores.
Como se não bastasse a belíssima apresentação de Ghost Recon, a Ubisoft chama Marting Edmondson ao palco, que então apresenta a revitalização de uma das séries mais populares do PlayStation: Driver. Após um insano trailer em CG, conferimos um pouco da jogabilidade e das novidades do game. O jogador poderá ir de um carro para outro em tempo real e em uma transição bem fluida.
Depois disto, Yves Guillemot anuncia três novos projetos. O primeiro é Project DUST, que aparenta se situar em uma comunidade tribal amaldiçoada pelos desastres naturais. Logo em seguida temos a revitalização de outra franquia: Rayman. O novo jogo, conhecido como Rayman Origins, conta com gráficos desenhados a mão e um estilo bem semelhante aos primeiros games da série — o clássico plataforma.
Após o show com Rayman, a Ubisoft demonstra um novo projeto chamado Maniaplanet, que promete elevar sua base de jogadores de Trackmania a dois novos gêneros: jogos de tiro (Shootmania) e RPGs (Questmania). A promessa é mais liberdade recursos para os jogadores criarem e compartilharem dentro de gêneros diferentes. Shootmania deve pintar em 2011, enquanto Questmania ainda não tem data definida.
Por último, mas não menos importante, a companhia exibe outra surpresa: Michael Jackson. O Rei do Pop é homenageado pela Ubisoft em plena E3, com dançarinos em performances ao estilo do dançarino. O show, na realidade, revela o que muitos já suspeitavam: um game de MJ. Trata-se de um título de dança que deve usufruir do Kinect, no Xbox 360, e do Move, no PlayStation 3. Poucos detalhes foram divulgados, mas sabe-se também que o game será lançado para PSP, Wii e Nintendo DS.
Categorias