Ah, as franquias. Assim como no cinema, os video games possuem séries cujos lançamentos são aguardados pelos fãs como um acontecimento sagrado. Não é para menos, uma vez que as seus enredos, juntamente com os seus modos de jogo, são muito bem trabalhados pelas produtoras responsáveis.
Como hoje a espera por uma sequência já se inicia segundos após o lançamento da última edição dessas franquias, o TecMundo Games decidiu especular um pouco sobre o futuro de algumas séries que moram em nosso coração.
Desse modo, vasculhamos até o fundo do baú para ir atrás de notícias, entrevistas ou até mesmo pequenas declarações que dessem alguma pista sobre os rumos de nossos heróis favoritos e tentar amenizar um pouco a espera pelo que está por vir. Aproveite!
Como comentamos sobre o enredo das franquias, esteja ciente de que a leitura deste artigo apresenta spoilers. Caso deseje evitá-los, não leia.
A dupla GoWAinda vamos ouvir sobre o Deus da Guerra
O estúdio de Santa Monica da Sony afirmou logo após o lançamento de God of War 3 que, enquanto o game retrata o final da história de Kratos, ele certamente não marca o final da franquia. Na mesma época, o produtor da série, Steve Caterson, também deixou claro que pretende fazer mais jogos com a marca God of War, mas que no momento não fazia, em suas palavras, a mínima ideia de como essa sequência seria.
Enquanto informações oficiais não aparecem, é possível especular sobre as pontas soltas deixadas pela coleção de games. Apenas God of War Collection, por exemplo, já oferece material suficiente para que começar a criar teorias.
O primeiro game da série, por exemplo, recebeu um valorizado troféu de prata chamado “The Legend of Twins”, concedido àqueles que assistem ao vídeo ”Birth of the Beast”, disponível logo após a conclusão do jogo em qualquer dificuldade (e que pode ser visualizado logo acima).
Enquanto o vídeo abriu uma nova problemática (o irmão de Kratos, Deimos), ela foi resolvida em God of War: Ghost of Sparta, lançado para o PSP e disponível recentemente para o PlayStation 3 em God of War: Origins.
No entanto, uma ponta que permanece solta até hoje diz respeito ao titã Chronos. Ao terminar God of War Collections no modo Spartan, um vídeo (disponível logo abaixo) mostra a ossada do gigante nos tempos atuais. A parte curiosa da história, no entanto, é dita pela narradora, que afirma que o titã viveu mais de 1000 anos após o primeiro God of War.
Como no grande crânio de Chronos é possível perceber as marcas do golpe que causou a sua morte em God of War III, é possível especular que mais alguma coisa pode ter ocorrido entre esses eventos e a atualidade. O que aconteceu, mais especificamente, ainda não se sabe, mas poderia ser revelado em um novo game da série.
Além disso, quem sabe o tão esperado God of War 4 não enriquece ainda mais a mitológica saga do Bom de Guerra ao mesmo tempo em que introduz um modo multiplayer, como indicam outros rumores? Algo que apenas o tempo responderá.
Mesmo sem Fenix, o universo permanece
Com uma declaração semelhante à realizada pelo estúdio de Santa Monica, o produtor Cliff Bleszinski, da série Gears of War, afirmou que o terceiro game da franquia marca o fim do ciclo da história de Marcus Fenix.
O produtor, cujo tino comercial é um dos mais apurados da indústria, não nega a possibilidade de possíveis extensões do universo criado por ele. “Se os dois primeiros games venderam 6 milhões de cópias cada um e o terceiro repetir o sucesso, é claro que vamos continuar. Isso é algo básico”, explica.
O grande problema de uma decisão desse tipo, contudo, seria a manutenção da história. Uma sequência não pode utilizar qualquer desculpa na tentativa de continuar lucrando ou ela pode marcar o fim de uma era de ouro.
Felizmente, para todos os fãs de Gears, Bleszinski sabe muito bem disso e não deseja se arriscar às cegas. “Eu consigo ver 8 bilhões de formas de explorar a série. Pode ser com um FPS ou um game de estratégia, ou posso utilizar o estilo de Peter Jackson e fazer uma prequel depois de consolidar a trilogia principal. Mas se fizermos algo, será algo novo para nós e para os fãs”, esclarece o produtor.
Atualmente, a Epic Games está trabalhando em cinco projetos diferentes para plataformas distintas, algo que pode atrasar a vinda de um novo episódio de Gears of War. Quando, e se, esse novo game for lançado, é possível saber que Marcus Fenix não estará presente. Uma ausência que pode ser muito saudável para a trama geral.
Sucesso multiplataformaO que será de nós sem Ezio?
Grandes histórias chegam ao fim. E assim como os ciclos de Kratos e de Marcus Fenix, o do assassino Ezio Auditore da Firenze também irá terminar com o vindouro Assassin’s Creed: Revelations, previsto para o mês de novembro.
Ainda assim, Revelations ainda não é o último episódio de Desmond, o descendente de Altaïr e de Ezio que vive nos anos 2000, onde recupera a memória de seus ancestrais por meio das máquinas Animus.
Desse modo, mesmo antes do lançamento de Revelations, a especulação em cima da franquia é grande. Em uma tentativa de esclarecer detalhes a respeito do futuro da série, o roteirista Darby McDevitt e o designer de níveis Falco Poiker concederam uma entrevista ao site internacional Videogamer onde algumas pistas são reveladas.
De acordo com McDevitt, qualquer período da história moderna é possível de ser representado, uma vez, é claro, que haja uma explicação plausível dentro da trama para que ele seja explorado.
Além disso, Desmond também possui mulheres assassinas entre os seus antepassados. Enquanto isso pode parecer estranho para o personagem, é perfeitamente possível assumir o papel de uma delas (e considerando que a cortesã é uma das personagens mais populares do multiplayer, a companhia talvez possa apostar nisso).
De qualquer modo, independentemente da escolha do personagem e do período histórico em que Assassin’s Creed III irá se passar, a Ubisoft deve lembrar que boa parte do sucesso da saga de Ezio se deve à força do personagem e a uma história consistente.
Vamos, produtoras! Queremos continuações!
Ao mesmo tempo em que algumas franquias já têm continuações certas, como é o caso de Assassin’s Creed, há casos de histórias adoradas pelo público e que poderiam render continuações, mas há tempos não dão as caras. É o caso de Half-Life, Crash Bandicoot e Dino Crisis, apenas para citar algumas delas.
E você, leitor? Consegue se lembrar de alguma franquia que foi interrompida por um motivo ou outro e deveria continuar? E como deveria ser essas sequências? Não deixe de opinar nos comentários!
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