Bomba nuclear e fetos: as bizarras teorias criadas sobre as tramas dos games

4 min de leitura
Imagem de: Bomba nuclear e fetos: as bizarras teorias criadas sobre as tramas dos games

Felizmente, foi-se o tempo em que os jogos se resumiam apenas a exercícios de agilidade e inteligência, no qual o único foco era a jogabilidade. Há mais de três décadas, os games vêm trazendo muito mais do que desafio, concebendo histórias que não devem nada para grandes obras do cinema e até mesmo da literatura.

E, assim como nas tramas geradas por outras mídias, os video games também abrem espaço para várias interpretações distintas. Seja pela limitação proposital de detalhes ou por outros indícios que aparecem fora da história propriamente dita, uma coisa é certa: muitas tramas acabam deixando os jogadores totalmente intrigados.

É aí que surgem várias teorias a respeito das histórias abordadas nos jogos. Será que o que o desenvolvedor disse é o que ele realmente quis dizer? Ou toda a verdade está escondida sob os panos, aguardando para ser descoberta? Muitos jogadores tentam decifrar os elementos que vão além do que é explicitamente narrado nos títulos. E, pensando nisso, resolvemos reunir algumas das principais “teorias conspiratórias” dos games. Vamos lá?

Uma bomba nuclear? Nem Braid escapa

Braid, à primeira vista, é um título bem simples — mas nada simplório. Basicamente, o jogador encarna Tim, um rapaz que faz de tudo para resgatar a princesa do game. Mesmo assim, o jogo de plataforma conseguiu despertar a curiosidade de vários jogadores. E, alguns deles, acreditam que a trama não trata somente de um caso amoroso, mas do desenvolvimento de uma bomba nuclear.

Img_normal

Segundo a perspectiva do usuários “lewismistreated”, do fórum rllmuk, a história de Braid se foca no desenvolvimento e na ativação de uma bomba, assim como no impacto irreversível que ela terá em todos os conflitos humanos. Como justificativa, o autor cita várias frases e momentos do game, incluindo a obsessão do personagem principal pela busca do poder.

Atenção, spoilers (revelações do enredo) a seguir: quem já completou o game deve se lembrar de que, ao final, algo surpreendente acontece com a princesa. Aparentemente, a beldade explode nos céus. Sim, explode, como uma real bomba atômica. Achou muito? Braid também apresenta vários trechos de livros de conteúdo militar, incluindo até mesmo pôsteres da era da Segunda Guerra Mundial. E aí, o que você acha?

Jogado no além O indescritível universo de Limbo

Eis outro belíssimo título distribuído digitalmente que, com certeza, conquistará o jogador por seu estilo diferenciado. Primeiramente, parece que estamos, novamente, tratando de mais um simples jogos de plataforma. Entretanto, ao ver o jovem protagonista sendo decapitado ou destroçado pela primeira vez, então você percebe que, aqui, tudo é muito mais sério.

A trama de Limbo até se assemelha com a de Braid: o protagonista se aventura nas profundezas do limbo para encontrar sua irmã, enfrentando vários perigos desconhecidos. Mas, o fato é que, nem tudo sobre a trama é tão claro, abrindo espaço para diversas lacunas que, rapidamente, são preenchidas pelas mais diversas teorias.

Img_normal

Uma delas diz que o rapaz, na realidade, já está morto e se aventura para encontrar sua irmã para que ambos possam ir ao purgatório. Achou um absurdo? Há quem diga que o menino e a menina são dois lados diferentes de uma mesma pessoa: o garoto, que arranca pernas de aranhas e outros insetos, é o lado malvado (obscuro); enquanto a menina representa a parte boa, pois sempre aparece iluminada.

Squall está morto O resto é apenas um sonho

Certamente, esse é uma das teorias que mais assombra os fãs da série Final Fantasy. No game Final Fantasy VIII, lançado para PlayStation, temos uma cena chocante no final do primeiro disco. Squall, personagem principal do game, e seus amigos enfrentam Edea e uma plataforma de Deling City.

Após a luta, que, supostamente, foi vencida por Squall e seus companheiros, Edea conjura uma enorme lança de gelo e dispara contra o peito do protagonista, que cai da plataforma. Logo em seguida, vemos a perspectiva de Squall, que observa Rinoa tentando salvá-lo, mas acaba fechando seus olhos e, supostamente, morrendo. Sendo assim, do início do segundo disco até o final do game, jogamos nada menos que um sonho, no qual Squall apenas tenta encontrar respostas sobre seu passado. Será mesmo?

E ainda tem mais Outros jogos, outras teorias

Sem dúvidas, o número de teorias relacionadas a tramas de games é gigantesco. Afinal de contas, cada jogador pode ter sua própria interpretação da história e bastam apenas alguns argumentos para que ela ganhe atenção ao redor do mundo.

Há quem diga, por exemplo, que G Man, de Half-Life 2, é ninguém menos que o próprio Gordon Freeman, mas em sua versão do futuro. Achou muito? Os fãs de jogos mais clássicos devem se lembrar de Giyagas, o bizarro chefe de Earthbound. Segundo teorias, a luta contra o chefe é, na realidade, um aborto, já que Giyagas é um feto — repare na parte negativa da imagem abaixo:


Alguns usuários conseguiram até mesmo estabelecer várias ligações entre diversos títulos da Nintendo, dando a entender que todos os games se passariam em um mesmo universo.

A Nintendo em um universo só

Só para se ter ideia, de acordo com essa teoria, os títulos Zelda e Fire Emblem se passariam no passado, e tudo só realmente começa quando Mario nasce. Mario então derrota Donkey Kong, que foge para a floresta, dando início a série Donkey Kong Country. Mario, que permanece na cidade, onde derrotou DK, então começa a ver criaturas estranhas, dando início a série Super Mario.

Posteriormente, as memórias de sua infância começam a surgir, dando início aos jogos em que Mario é apenas uma criança. Depois disso, a humanidade consegue alcançar as estrelas, encontrando a copa F-Zero e o governo galáctico de Metroid. É aí que também aparecem as criaturas de Star Fox.

Img_normal

Na Terra, a tecnologia continua evoluindo, dando origem aos Pokémons. Com o tempo, o controle das criaturas começa a fugir do poder dos humanos, que então iniciam guerras ao redor de todo o globo — eis o começo de Advance Wars. Eventualmente, os humanos acabam extintos, e os Pokémons evoluem para criaturas pequenas, conhecidas como Pikmins. É mole?

E você, conhece alguma teoria relacionada às tramas dos games? Não deixe de comentar!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.