Como você já deve ter anotado em sua agenda, o mês de outubro terá um importantíssimo evento para os fãs de jogos. Com passagem por São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a turnê nacional do Video Games Live irá fazer com que centenas de pessoas relembrem as principais músicas que embalam as aventuras nos consoles há gerações.
Porém, como o concerto será realizado em apenas três capitais, muitos outros jogadores ficarão de fora do espetáculo, podendo apenas ouvir a versão orquestrada de suas canções favoritas pelo YouTube.
Independentemente de em que grupo você se encaixa, saiba de uma coisa: as edições instrumentais de temas de games não são exclusividades do VGL. Uma rápida busca na internet é o suficiente para você encontrar centenas de artistas amadores que esbanjam talento nos instrumentos diversificados e nas melodias mais famosas e clássicas.
Enfim, seja para resgatar as memórias de seu Super Nintendo ou para preparar seu repertório para o Video Games Live, conheça alguns dos melhores músicos de jogos da internet!
Aumente o somAcordes de nostalgia
É claro que uma seleção com as melhores canções de games não poderia começar sem o tema mais famoso dos consoles. Você pode até não gostar do personagem, mas certamente já deve ter assobiado a música de Super Mario Bros. por aí. Após ter sido adaptada de infinitas maneiras, o jovem Zack Kim surpreendeu exatamente por fazer isso com duas guitarras.
Ainda na mascote da Nintendo, temos outra composição que não lembra em nada a versão tradicional. O italiano Andrea Vadrucci ficou famoso na internet por adaptar melodias clássicas em uma bateria e Super Mario Bros. 3 foi o escolhido para representar os video games.
As músicas de Sonic também são bastante populares entre os artistas da internet, sendo possível encontrar várias versões. No entanto, o grande destaque fica exatamente com esta junção das principais trilhas, que reúne desde o background de Green Hill Zone aos próprios efeitos do game.
The Legend of Zelda é outro título que consegue encantar músicos do mundo inteiro. O tema principal da série já foi reproduzido dezenas de vezes e das maneiras mais improváveis — há até mesmo um usuário que toca com um teremim! No entanto, a melhor forma de reproduzir aquele que poderia muito bem ser o hino nacional do reino de Hyrule é na forma de orquestra, como feito por esse quinteto.
Já nas lutas, a trilha sonora de Street Fighter II é a mais emblemática. O tema de personagens como Ryu, Ken e Guile continua na memória de muita gente e a versão rock’n’roll é ainda mais empolgante.
Se hoje você joga Need for Speed ou Test Drive e acha que eles são os principais jogos de corrida da história dos consoles, é porque você nunca pisou fundo em Top Gear. O título renovou o gênero e trouxe uma música extremamente viciante. Das pistas para o YouTube, o brasileiro Lord Vinheteiro levou a canção para os pianos e provou que o tempo apenas fez bem ao clássico.
A jovem Lara também é uma celebridade no YouTube. Não apenas por saber tocar violino e piano muito bem, mas por se produzir completamente de acordo com a música de cada vídeo. Ela já se vestiu de Lara Croft para o tema de Tomb Raider e usou o uniforme de Ranger Rosa para relembrar a música dos Power Rangers.
Apesar de não estar caracterizada como Meryl ou Solid Snake, ela toca a canção principal de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty e deixa muito marmanjo no chinelo — provando que mulheres são tão gamers quanto os homens.
Ainda falando em violinos, esse usuário pegou uma das músicas mais animadas de Final Fantasy V e mostrou que o instrumento erudito também consegue dar vida a composições mais animadas.
Outro RPG que também tem uma trilha constantemente lembrada pelos fãs e que ganhou diversas versões no YouTube foi Chrono Trigger, considerado por muitos como um dos melhores títulos de todos os tempos. Nesse vídeo, a dupla uniu cordas e teclas para reviver a canção-tema de uma das epopeias mais fantásticas dos games.
Por fim, uma combinação totalmente improvável: Angry Birds e uma ocarina. Embora o instrumento tenha sido eternizado em The Legend of Zelda, ele também pode ser usado para reproduzir melodias de outros jogos, como no popular título dos pássaros matadores de porcos.
Quando o hobby vira trabalhoDesenvolvedores também são músicos
Todo mundo conhece Nobuo Uematsu por seu trabalho no desenvolvimento das trilhas sonoras da série Final Fantasy. No entanto, o que pouca gente sabe é que ele tem uma banda própria para tocar essas canções. Na liderança do grupo The Black Mages, ele toca todas as suas composições e já lançou alguns discos. Como não poderia deixar de ser, selecionamos a sensacional “One Winged Angel”, de Final Fantasy VII, para mostrar o que a banda de Uematsu é capaz de fazer.
No entanto, ele não é o único a conciliar trabalho e prazer. Tetsuya Mizuguchi, por exemplo, não só divide seu tempo com o conjunto Genki Rockets como faz com que esse trabalho seja parte fundamental de seus jogos. Prova disso é que a personagem principal do recente Child of Eden é a “artista digital” de sua banda e todas as canções enviadas por ela para a Terra fazem parte do repertório de Mizuguchi.
Categorias