Vai começar! Os clipes e sons das empresas que marcaram os games

7 min de leitura
Imagem de: Vai começar! Os clipes e sons das empresas que marcaram os games

Opa, pera aí, TecMundo Games. Começando um artigo com um vídeo logo de cara? Pois é. Pode até parecer diferente, mas esse é um caso específico e que, certamente, só poderia ser iniciado assim, com a nossa apresentação em vídeo.

Sem dúvidas, não é só o TecMundo Games que conta com uma vinheta inicial em seus materiais. Você já deve ter visto várias outras logomarcas que, definitivamente, fizeram história no mundo dos games. De fato, conferir os nomes das desenvolvedoras e distribuidoras antes do início de cada game não é algo tão recente. E é justamente por isso que resolvemos preparar este especial para você, homenageando alguns dos clipes de desenvolvedoras mais marcantes do entretenimento eletrônico.

Seja falando o nome da companhia ou simplesmente por meio de sons, que, muitas vezes, parecem grudar em nossas mentes, uma coisa é certa: os clipes criados pelas companhias definitivamente trazem boas lembranças — quem não se lembra do famoso “SEEEEEGAAA”? Sendo assim, nada mais justo do que listar alguns deles para você. Preparado? Então vamos lá.

Está dentro do jogo! Eu conheço essa voz

Definitivamente, algumas companhias conseguiram não somente fazer com que suas logomarcas ficassem conhecidas pelas suas características visuais, mas também adicionaram uma lembrança sonora ao nome. E, como se não bastasse, há que consiga fazer isso falando — literalmente.

Existem diversas empresas que optam por pronunciar seu nome durante os breves clipes de apresentação da marca, que duram, em média, menos de 10 segundos. Sendo assim, primeiramente, vamos conferir algumas delas que você, provavelmente, deve conhecer. Para começar, nada menos que uma pioneira desse formato.

SEGA

Os video games ainda nem ofereciam jogos dublados quando a SEGA decidiu ousar e, literalmente, falar com o jogador por meio de seu sistema. Foi na época do Mega Drive que muitos ouviram o nome de uma das companhias mais importantes da história dos consoles saindo diretamente das TVs.

Bastava iniciar seu cartucho de Sonic The Hedgehog e aguardar alguns instantes para que o nome da criadora do game aparecesse na tela enquanto ouvíamos a palavra “SEGA” devidamente ritmada para permanecer durante toda a eternidade na cabeça dos jogadores — mesmo que, inicialmente, a pronúncia não surgisse como um som tão claro, devido ao limite de recursos da época.

Definitivamente, a SEGA foi uma das primeiras a introduzir uma logo com a pronúncia de seu nome no entretenimento eletrônico, algo que, posteriormente, serviria de inspiração para várias outras companhias. Não há como negar que a empresa definitivamente conseguiu o que queria: ser lembrada. Afinal, não poderia ser diferente, já que todos os jogos da série Sonic lançados no Mega Drive, assim como vários outros, traziam a fala — isso sem contar as brincadeiras que seus priminhos faziam, relacionando o nome com o termo “cega”.

Enfim, ouvir isso hoje é como fazer uma viagem no tempo, aterrissando em uma época em que não existiam loadings ou qualquer outra intervenção entre o momento em que a logo da companhia aparecia na tela e o início do título — no máximo, tínhamos uma abertura, mas que poderia ser cortada.

Double Fine

Para quem não sabe, a Double Fine é a companhia de ninguém menos que Tim Schafer, uma das mentes criativas de maior destaque no entretenimento eletrônico. O cara foi responsável por jogos como Full Throttle (quem é veterano nos games deve se lembrar) e vários outros, como Monkey Island, Psychonauts e o mais recente Brütal Legend.

E, como sempre, Schafer não poupa esforços para mostrar sua criatividade. Logo nas telas iniciais, o jogador já sente que está prestes a desfrutar de uma obra que merece respeito. E, felizmente, não é só com o nome e a logo da companhia que o designer consegue respeito.

No caso de Brütal Legend, por exemplo, Schafer tratou de gravar a voz de várias lendas do Rock, principal tema do game, falando nada menos que “Double Fine”. Obviamente, isso foi utilizado no clipe de apresentação da companhia, que possui várias versões em um só jogo. Sendo assim, você pode ouvir Ozzy Osbourne ou Lemmy Kilmister (da banda Motorhead) gritando o nome da companhia enquanto a logo é estampada na tela. Sensacional!

Activision

O caso da Activision não chega a ser tão marcante quanto o das outras duas companhias citadas anteriormente. Mesmo assim, a vinheta merece destaque, já que permaneceu durante um bom tempo na tela inicial de vários jogos da companhia nas últimas gerações — e a lista é grande.

Nesse clipe, vemos uma bela animação em que o nome da companhia vai sendo construído rapidamente, uma ação que é reforçada por uma série de ruídos. Ao fim, o nome é composto e ouvimos o nome da Activision sendo pronunciado. Um clipe simples, curto e marcante, assim como os jogos da série Call of Duty — calma, isso foi apenas uma brincadeira.

EA Games

Houve um tempo em que a Electronic Arts decidiu tentar repetir a fórmula de sucesso do clipe de apresentação da EA Sports, uma de suas divisões (em breve falaremos dela). Com isso, surge o slogan “EA Games Challenge Everything”, que era falado antes do início de boa parte dos jogos da companhia que foram lançados na sexta geração.

Aparentemente, a companhia parecia ter acertado na aposta, já que Challenge Everything estava, aos poucos, se tornando tão popular quanto o lendário slogan da EA Sports. Mas, com a chegada da atual geração, a EA simplesmente abandonou a frase, optando apenas por uma versão visual e, muitas vezes, sem qualquer som.

Felizmente, a companhia também fez algo diferente e realmente bacana: alterações na logo de acordo com o game. Sendo assim, ao iniciar Dead Space, por exemplo, é bem provável que você confira uma representação da EA bem diferente do que foi visto em Rock Band.

EA Sports

Apostamos uma paçoca que, ao ler o nome EA Sports, você automaticamente fala — nem que seja apenas dentro de sua cabeça — a seguinte frase: It’s in the game! Tudo bem, muita gente ainda entende o slogan como “Tchunay Game”, “Johnny Cage” ou até mesmo “Te neguei”. Mas, o fato é que a EA conseguiu imortalizar sua divisão com uma simples frase, que continua firme e forte até os dais de hoje.

É simplesmente impossível não relacionar à marca ao slogan que, em uma tradução livre para o português, diz algo como “está dentro do jogo”. Se a EA Sports está realmente dentro do jogo nós não sabemos, mas seu clipe definitivamente está dentro de nossas cabeças desde a época do Super Nintendo.

O termo é tão popular que o próprio Andrew Anthony, responsável pela voz de EA Sports, decidiu lançar um vídeo que ensina como é pronúncia correta para a lendária frase. O vídeo é realmente engraçado, já que Anthony brinca bastante durante cada passo e ainda faz demonstrações de supostas versões de outros países. Confira.

Eu conheço esse som! Uma harmonia marcante

Certamente, existem vários outros clipes de apresentação que dispensam as falas, mas, mesmo assim, conseguem ser realmente marcantes. Abaixo, separamos alguns dos clipes mais bacanas e você certamente reconhecerá muitos deles. Vamos aos exemplos!

Neversoft

Sem dúvidas, a Neversoft será eternamente lembrada por sua abertura em Tony Hawk’s Pro Skater 2, um dos jogos mais divertidos de todos os tempos. Logo na intro, os jogadores já curtiam uma animação que condensava toda a atmosfera do game, misturando riffs pesados de uma guitarra, tombos e muita radicalidade. Inesquecível.

Konami

Uma das grandes marcas dos games marcou a era dos 16-bits com sua logo. Como essa geração foi uma das mais produtivas da Konami, então não poderíamos deixar de colocar seu clipe de apresentação que apareceu em diversos títulos, desde Castlevania até International Super Star Soccer.

Capcom

A Capcom bombou com o lançamento de Street Fighter. Mas, muito antes, a companhia já lançava jogos de sucesso e, definitivamente, trazia consigo uma apresentação marcante. A harmonia lançada no momento em que a logo era exibida atravessou gerações e até foi revivida após décadas.

Nintendo

A Nintendo. Uma companhia que, como todos sabem, gosta da simplicidade. Sendo assim, nada melhor que uma apresentação curta e direta, mas mesmo assim marcante. Parece uma missão difícil, mas, obviamente, a Nintendo conseguiu, como conferimos no início deste vídeo. Repare que a companhia utiliza apenas duas notas musicais e menos de um segundo para se eternizar.

Rare

A Rare já mostrava sua criatividade durante a época do Super Nintendo. Na introdução de Donkey Kong Country, por exemplo, a companhia exibia uma apresentação com um estilo futurista, deixando claro que estavam à frente do seu tempo.

Rockstar

Obviamente, os “Rockstars” dos games não poderiam ficar de fora dessa lista. Sinceramente, toda vez que jogamos um game da Rockstar, ficamos curiosos para ver como será a apresentação da logo. Cada game conta com uma diferente, com variações de acordo com o contexto e o próprio título.

Começando bem As intros dos consoles

Sem dúvidas, boa parte das apresentações acima não pode ser conferida sem que o jogador observe nada menos que o próprio clipe de introdução do console. Sim, as grandes companhias também investem nesses vídeos, criando vídeos introdutórios que, normalmente, aparecem antes do início de qualquer coisa.

Embora seja algo mais recente, surgido na era do PlayStation, não poderíamos deixar de demonstrar alguns dos mais marcantes. No vídeo, você confere uma compilação com várias apresentações, incluindo uma das primeiras, mostrada quando o jogador ligava seu PlayStation.

Sem dúvidas, os clipes de apresentação são fundamentais para a consolidação da identidade de uma marca no ramo do entretenimento eletrônico. Nós mostramos apenas alguns dos mais interessantes. Se você lembrar-se de algum, sinta-se a vontade para compartilhar! Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.