Ninguém é normal – e você certamente já deve saber disso. Cada um de nós possui suas próprias manias e loucuras, o que nos torna únicos em relação a qualquer pessoa à nossa volta. Quem não conhece alguém que só usa determinada roupa em ocasiões especiais ou que sai de um recinto somente se for pela mesma porta que entrou?
Nem mesmo as celebridades escapam dos cacoetes. Seja com uma superstição antes de um show ou simplesmente um trejeito particular, sempre há um costume escondido por trás de suas ações.
Contudo, é na indústria de jogos que vemos essas bizarrices ainda mais destacadas. Não que os desenvolvedores sejam mais estranhos que demais profissionais, mas a sensação que temos é que muitos deles não se esforçam em ocultar essas pequenas insanidades, enquanto outros parecem se orgulhar tanto dessas características a ponto de torná-las marcas registradas.
Fonte: Nintendo
Já parou para imaginar qual a mania do criador de seu game favorito? Algumas já são bem conhecidas e simples, como a sabatina que Satoru Iwata, presidente da Nintendo, faz nos desenvolvedores dos principais títulos da empresa antes do lançamento. Isso até poderia ser uma preocupação normal para alguém em seu cargo, se não fosse o fato de ele ter transformado as perguntas em uma espécie de programa dentro do site da companhia.
Ok, esse é um exemplo bem banal e não chega a ser visto como loucura, mas serve para demonstrar que, nesse mundo, o normal é uma raridade. Prepare-se, então, para conhecer um pouco mais sobre gente muito mais estranha que Iwata, cujo trabalho você certamente admira.
Paixão pelo sistema digestivoBizarrice descrita no processo completoHideo Kojima dispensa apresentações. O pai da série Metal Gear é idolatrado como um dos maiores profissionais dos games, exatamente por conta da qualidade de seus títulos. No entanto, o que pouca gente sabe é que, por trás da complexa trama de espionagem e conspirações políticas, há um homem cheio de bizarrices.
Quem acompanha sua conta oficial no Twitter já deve ter percebido que Kojima possui um tipo de obsessão em relação à comida. Não é preciso nem mesmo dominar o idioma japonês para compreender essa paixão. Se há um link para o TwitPic, as chances de vermos qual o almoço do diretor são bem altas.
Fonte: Twitter de Hideo Kojima
Para quem quer inspiração para seu próximo prato, basta dar uma olhada em seu perfil. O mais divertido é que o visual das aventuras culinárias do pai de Solid Snake é realmente inspirador. Seja porque ele é realmente um ótimo mestre-cuca ou por ser um bom fotógrafo, as imagens são de dar água na boca.
A lista de iguarias consegue ser bastante variada, indo do “tradicional” macarrão no café da manhã a um prato feito com hambúrguer, fritas, champignon e uma salada leve para ajudar na digestão. O problema é que nem sempre as folhas conseguem dar um jeito no estômago do desenvolvedor e não é raro vê-lo reclamando de dores ou de ter passado mal depois do almoço.
Para onde tudo isso vai?
Tudo o que entra, sai, correto? Com Hideo Kojima não é diferente, afinal sua mania de publicar fotos de pratos mostra que o diretor é bom de garfo e, em algum momento, isso deve ser posto para fora. Mas calma, você não vai ver nada escatológico aqui no TecMundo Games.
Quem acompanha a série Metal Gear Solid já deve ter percebido que sempre há algum personagem com desarranjo ou com dificuldades em segurar sua bexiga. Já se tornou uma espécie de marca registrada, afinal sempre há alguém precisando ir ao banheiro desesperadamente. Uma rápida pesquisa no Google já é o suficiente para encontrar vários fóruns apontando essa estranha mania de Kojima em seus títulos.
O nome Johnny Sasaki já é quase presença obrigatória na franquia exatamente por conta disso, pois o personagem sempre aparece fazendo cosias que ninguém mais poderia fazer por ele. O vídeo acima não nos deixa mentir.
Prazer, BlankaDo Brasil para o mundoQuando a Capcom apresentou ao mundo o participante brasileiro de Street Fighter, muita gente reclamou da caracterização animalesca dada para o lutador. Ainda hoje é possível encontrar pessoas que criticam a empresa com o argumento de que Blanka contribui para a manutenção da imagem de que o Brasil é um país selvagem.
Contudo, parece que o produtor dos jogos decidiu se redimir e mostrar que, apesar de verde, a fera elétrica também merece respeito. Para isso, Yoshinori Ono leva um pequeno boneco do guerreiro amazônico a todos os lugares por onde passa e faz questão de publicar as fotos no Twitter – tanto que sua imagem de exibição é o brinquedo.
Fonte: Twitter de Yoshinori OnoO mais engraçado é que as situações em que o produtor e seu inseparável companheiro de aventuras se metem são realmente inusitadas. Entre as últimas atualizações de Ono, há o lançamento do Nintendo 3DS, uma balada e cenas dos bastidores da Captivate 2011, evento exclusivo da Capcom realizado na semana passada em que vários títulos da empresa foram anunciados.
“Forever alone”Solidão ou cuidado excessivo com os fãs?Há quem diga que cuidar de seu público é uma obrigação dos desenvolvedores de jogos. Ouvir as críticas e sugestões dos gamers é uma ótima forma de descobrir o que ainda pode melhorar em seu próximo lançamento, além de agradar-lhes constantemente com sua atenção e com o sanar algumas dúvidas. Mas e quando isso deixa de ser uma simples preocupação para se tornar uma mania bizarra?
Um dos maiores exemplos de executivos do mundo dos games cuja vontade de responder os fãs ultrapassa os limites do normal é Hideki Kamiya, designer da franquia Devil May Cry. Quem acessar sua conta no Twitter, por exemplo, vai se deparar com uma avalanche de mensagens destinadas a outros usuários, já que ele se dedica quase que inteiramente a isso.
É algo bem semelhante ao já citado caso de Satoru Iwata, pois ambos transformaram uma atitude corriqueira em uma espécie de obsessão. Para ter uma ideia, quase todas as últimas mensagens enviadas por Kamiya eram direcionadas a fãs. Algumas eram apenas agradecimentos a elogios, enquanto outras são focadas em perguntas sobre títulos futuros – como um possível Bayonetta 2. A vontade de responder era tanta que até mesmo tópicos já abordados eram retomados dezenas de vezes.
Querido diário...
Por outro lado, há aqueles que são como um livro aberto. Lembra-se de como eram os blogs há alguns anos? Verdadeiros diários virtuais em que todos os pensamentos e situações eram descritos para quem quisesse ler. Eis que ainda há quem os trate assim, mesmo que isso signifique publicar imagens e vídeos incrivelmente bizarros.
Você já deve ter ouvido falar de David Jaffe. O criador de God of War e responsável pelo retorno de Twisted Metal possui o estranho hábito de descrever praticamente tudo em sua página pessoal. Alguns textos são bem interessantes, pois trazem detalhes de produção, bastidores e até mesmo novidades exclusivas sobre um próximo lançamento. No entanto, a situação muda quando Jaffe decide nos mostrar um pouco de sua vida pessoal ou do que se passa em sua mente insana.
Fonte: Blog do David Jaffe
Quer exemplos? Ao lado de uma lista de filmes sugeridos, há o relato de uma experiência que visava fazer com que panquecas tivessem formas de criaturas mitológicas. Ou então uma galeria de fotos sobre seu último passeio em um parque de diversões.
Se fosse apenas isso, tudo bem. Entretanto, o pai de Kratos e Sweet Tooth decidiu ir além da normalidade e expor ao mundo suas dúvidas sobre o fato de sua filha ter ou não vermes. Além de possuir alguns conceitos bem estranhos (como o de “Isso é um bom sinal, afinal animais decidiram fazer uma casa dentro de você”), ele colocou um “instrutivo” vídeo de uma colonoscopia com a presença de uma dessas criaturas. É preciso dizer mais?
“Festa estranha com gente esquisita”O dia em que cabeças rolaramImagine a seguinte cena: uma festa tipicamente grega, regada a muito vinho, comida, mulheres bonitas seminuas e, no centro de tudo isso, um bode decapitado para que “as pessoas se alimentassem de suas vísceras”. Quem não iria querer participar de algo assim?
Pode parecer algo surreal, mas esse foi o evento de divulgação que a Sony europeia preparou para o lançamento de God of War II, em 2007. A ideia era simular uma celebração ao novo game de Kratos com tudo o que o deus Dionísio tinha a oferecer aos mortais. O problema é que nem todo mundo entendeu o espírito da coisa e, tomando as dores do caprino, acusaram a companhia de promover a barbaridade contra animais e mais uma série de outros adjetivos por conta do que foi visto por lá.
Fonte: Mail Online
O jornal britânico Daily Mail foi quem liderou os ataques, descrevendo horrorizado tudo o que aconteceu na festa. Além de focar bastante no fato de o bode ter sido morto somente para o lançamento do jogo – algo que a Sony negou em um comunicado posterior, alegando que o bicho havia sido comprado em um açougue já daquela forma –, o periódico também destacou pontos como as modelos de topless que davam uvas na boca dos convidados ou o perigoso jogo de brincar com cobras.
Ok, não se trata da mania de alguém específico, mas de uma atitude bastante polêmica por parte de uma das maiores empresas do entretenimento digital que mostra um pouco como pensam os executivos responsáveis pelo marketing de seus produtos. Deixando um pouco de lado a questão sobre a morte do animal e o sensacionalismo da publicação, é inegável que, de todas as bizarrices listadas neste artigo, a diretoria de marketing da casa do PlayStation se superou.
Categorias