Estandes permitiam que jogadores testassem diversos títulos do Wii U
Entre todas as novidades que a Nintendo está trazendo ao público na Brasil Game Show 2012 com certeza a maior atração é o Wii U, que pela primeira vez está disponível aos jogadores que quiserem experimentar a mais nova invenção da empresa.
Fazendo fila para entrar no ambiente fechado onde os consoles eram expostos, os visitantes entravam em pequenos grupos para testar três títulos que faziam uso dos recursos do novo controle. É claro que nós do TecMundo Games não poderíamos ficar de fora dessa, e agora trazemos para vocês as impressões.
Um grande notável
O primeiro ponto que mais chama a atenção no Wii U é certamente o seu tamanho. O GamePad é realmente grande e levemente pesado, o que pode atrapalhar um pouco em sessões mais longas de jogatina. Embora o design do controle se adapte bem à mão do jogador, muitas vezes fica difícil usar a tela sensível ao toque (principalmente em jogos de maior ação), já que se torna um pouco complicado segurar o Wii U com só uma mão.
Usar botões e tela sensível ao toque é levemente incômodo
Um dos jogos presentes para experimentação, Ninja Gaiden 3: Razor's Edge praticamente não fazia uso da telinha, usando-a apenas para visualizar pequenos menus e informações. Neste título o Wii U até que se mostrou bem confortável, com botões e analógicos bastante macios.
A sensação de jogar no Wii U, estranhamente, é a de estar jogando um videogame portátil, mas com as imagens na televisão. Ponto para a ergonomia do GamePad – ao menos enquanto você só utiliza os botões.
Usando a tela
The Wondeful 101 foi o jogo escolhido pela Nintendo para mostrar de verdade o que o Wii U é capaz de fazer no quesito de interatividade. Em um ritmo de ação constante que exigia ataque, defesa e rápidas esquivas, o título obriga que você use a tela sensível ao toque para fazer gestos que “materializam” a sua arma: um traço reto para a espada, um círculo para o punho flamejante e um “L” para a arma de fogo.
The Wonderful 101 usava tanto botões físicos quanto tela sensível ao toque
Foi então que o aparelho se mostrou um pouco problemático. É difícil ter agilidade e perícia para tirar uma das mãos dos botões físicos e desenhar na tela, voltando para os botões, e então para a tela... Isso basicamente pelo peso e tamanho avantajado do GamePad. Uma tela um pouco melhor com certeza poderia tornar a experiência bem mais intuitiva e divertida.
Sensor de movimento
Os visitantes podiam também testar um minijogo de Nintendo Land no qual era preciso atirar estrelas ninjas (shurikens) nos inimigos que surgiam na tela. Para jogá-lo, era preciso virar o Wii U em posição vertical, movendo para controlar a mira e deslizando rapidamente o dedo pela tela sensível ao toque.
Dessa vez o controle não decepcionou. O sensor de movimento responde muito bem, permitindo uma mira rápida e precisa (só podemos esperar que não seja preciso ficar tão próximo do console quanto os jogadores ficavam). A tela poderia ser mais sensível (às vezes foi preciso mais força do que o necessário para atirar), mas nada que atrapalhe demais. Mais um acerto da Nintendo!
Sensor de movimento utilizado em Nintendo Land não decepcionou
A Nintendo acertou ou não?
Ainda é um pouco difícil responder esta pergunta: afinal, três pequenas demonstrações não são capazes de utilizar tudo o que o Wii U foi projetado para oferecer. Por enquanto, as impressões do GamePad foram muitas boas – o tamanho e o peso podem atrapalhar um pouco, mas nada que tire todo o brilho do controle.
Wii U se mostrou bem divertido e interativo
A interatividade realmente é grande, principalmente no minijogo de demonstração do Nintendo Land. É impossível negar que o Wii U é sim um video game bastante divertido. No geral, realmente a única coisa que atrapalha é o tamanho exagerado da tela, que poderia ser reduzida sem problema algum – provavelmente cerca de 5 polegadas seria o ideal.
Outra preocupação pessoal é se os próximos jogos lançados para a plataforma realmente utilizarão bem as funcionalidades do video game. Afinal, de nada adianta ter um acessório incrível e jogos que não utilizem todo o seu potencial.
Categorias