Hong Kong já foi palco para diversos jogos de diferentes plataformas (Fonte da imagem: Reprodução/AllPosters)
Uma metrópole entupida de placas neon, construções gigantescas, ruas que se encontram e se dividem em uma estrutura complexa, centenas de lojas de eletrônicos e subúrbios extremamente perturbadores. Imaginou o cenário perfeito para um jogo cyberpunk? Saiba que você não foi o primeiro, e muitos menos será o último.
A região de Hong Kong tem um vasto histórico no mundo dos jogos eletrônicos, servindo como cenário para histórias futuristas e obscuras; e, convenhamos, não é muito difícil entender o porquê. É um local perfeito para ambientar roteiros que tenham como foco utopias, gangues, crimes e ficção científica.
As ruas de Hong Kong são cheias de informações, mais do que nosso cérebro consegue acompanhar. São centenas de anúncios, lojas, arranha-céus, e, principalmente, pessoas. A região é tida como uma das mais densamente povoadas no mundo inteiro, tendo uma média de 6.200 pessoas por km². Também é frequentemente descrita como uma fusão da cultura oriental com a ocidental, tendo um forte comércio e sendo um verdadeiro centro de entretenimento para todos os gostos.
Deus Ex - 2000 (Fonte da imagem: Reprodução/Games2Download)
Ao longo dos anos, dezenas de jogos usaram a região como palco para combates, tiros e tramas complexas que emocionaram milhares de jogadores; obviamente, a crescente tecnologia permite uma reprodução cada vez mais fiel de Hong Kong, como é o caso de Sleeping Dogs, produzido pela Square Enix e que tem previsão de ser lançado neste mês de agosto.
Porém, saiba que as coisas nem sempre foram assim. Nos exemplos abaixo, você pode conferir como as tecnologias evoluem e as diferentes aparições de Hong Kong em diversos jogos eletrônicos, notando que as primeiras reproduções não foram nada fiéis à realidade.
Deus Ex e Shenmue II – você ainda se lembra deles
Em 2000, um jogo encantava os donos de um PS2 ou de um PC com melhores configurações: seu nome era Deus Ex, que na época impressionou o público utilizando a – até então recente – Unreal Engine para retratar Nova York, Paris e Hong Kong. Atualmente, a reprodução que o jogo deu à cidade pode ser considerada extremamente ultrapassada e incompleta, mas não há como negar que este foi um marco para jogos do tipo.
Shenmue II - 2001 (Fonte da imagem: Reprodução/GamingJAB)
No ano seguinte, Shenmue II era lançado para Xbox e Dreamcast, também permitindo que os jogadores andassem livremente pelas agitadas ruas de Hong Kong. Bom, talvez nem tão agitadas – o hardware do console da SEGA não permitia mais do que umas sete pessoas andando junto ao protagonista na mesma tela. Apesar disso, a reprodução como um todo foi genial, com cenários entupidos de placas neon e complexas construções gigantescas.
Yakuza e Deus Ex: Human Evolution – um grande passo para a evolução?
Em 2005, Yakuza era lançado exclusivamente para PS2 e apresentava uma envolvente história baseada na máfia japonesa. E, embora o jogo se ambientasse em Tóquio, é fácil notar que a equipe de produção se baseou em Hong Kong para criar os cenários.
Os subúrbios da capital japonesa são apresentados como áreas entupidas de lojas, vendedores de rua, anúncios luminosos e ruas cheias de transeuntes. O número de personagens na mesma tela já era maior – cerca de 25 pessoas junto ao protagonista.
Yazuka - 2005 (Fonte da imagem: Reprodução/GameRate)
Já em 2011, Deus Ex: Human Evolution – continuação direta do primeiro jogo da série – usou Hong Kong como inspiração para criar a cidade fictícia Hengsha. Também cheia de luzes, arranha-céus e subúrbios desoladores, não é difícil notar a semelhança entre a realidade e a ficção enquanto se joga o título e explora os cenários cheios de inimigos mortais.
Sleeping Dogs – Hong Kong na geração atual
Previsto para ser lançado na América do Norte no dia 14 de agosto, as imagens e trailers de Sleeping Dogs impressionam pela qualidade do gráfico e pela reprodução fiel que o jogo apresenta de Hong Kong. É possível andar por áreas e mais áreas da cidade, conferindo ruas com centenas de pedestres e efeitos de luz simplesmente fantásticos. O título terá versões para PC, PS3 e Xbox 360.
Sleeping Dogs - 2012 (Fonte da imagem: Reprodução/Softonic)
Por enquanto, só nos resta esperar para ver se Sleeping Dogs será, de fato, o jogo que conseguiu reproduzir Hong Kong da maneira mais realista possível. A única certeza que podemos ter é: este game certamente não será o último a ambientar seu roteiro na cidade chinesa.