Se os video games são capazes de nos transportar até outros mundos e nos fazer conhecer criaturas fantásticas, eles também nos oferecem todas as ferramentas necessárias para não se perder frente a todas essas novidades.
Entre elas, estão os mapas. No papel ou holográficos, é difícil encontrar um mapa de jogo que não seja bem bolado e agradável. Qual fã de RPG, por exemplo, já não perdeu algum tempo apenas analisando cada detalhe das fronteiras de um reino?
Pensando nisso, o TecMundo Games decidiu criar uma coletânea com alguns dos mapas mais interessantes que já deram as caras nos games. Caso o seu favorito não esteja entre os nossos selecionados, não deixe de deixar a sua sugestão nos comentários.
The Legend of Zelda: A Link to the PastFonte da imagem: IGNAndar por cada canto de Hyrule no Super Nintendo era uma experiência fantástica. A grande extensão do reino, contudo, poderia fazer qualquer um se perder sem a ajuda do valioso mapa. E quem é que não ficou surpreso ao descobrir que, além de todos os ambientes da superfície, ainda existia um Dark World com o mesmo tamanho para ser explorado?
Silent HillFonte da imagem: Silent Hill Wikia
Quando Harry Mason se perde de sua filha Cherryl após um acidente de carro nas proximidades de Silent Hill, ele não poderia imaginar os horrores que iria encontrar na estranha cidade. Apresentado como uma espécie de planta, o mapa era essencial para o visitante não se perder em meio a característica neblina do lugar.
Grand Theft Auto: San AndreasFonte da imagem: My Epsilon
As cidades de Grand Theft Auto são bastante conhecidas pela sua extensão. Não contentes com isso, os desenvolvedores da Rockstar decidiram trazer três delas em San Andreas – game situado em um estado norte-americano fictício com o mesmo nome. Se já era fácil se perder em Liberty City (a “Nova York” da série) sem um mapa, o que dizer de viajar entre Los Santos, San Fierro e Las Venturas?
Red Dead RedemptionFonte da imagem: Red Dead RedemptionAo contar a história de John Marston, o ex-pistoleiro que precisa caçar os membros de seu antigo bando pelo Velho Oeste, a Rockstar caprichou mais uma vez na criação do mapa. Passando-se em partes dos Estados Unidos do México, é bastante complicado guiar-se pelo mundo de Red Dead Redemption sem a ajuda desse guia.
Far Cry 2Fonte da imagem: GamesradarAo longo da história dos FPS, os desenvolvedores se preocuparam mais em fazer com que o jogador se sentisse na pele dos protagonistas. Assim, mesmo em tarefas triviais como subir uma escada, por exemplo, é possível ver o corpo de seu personagem. Em Far Cry 2, a Ubisoft adicionou mais um nível de realismo ao fazer com que o mapa utilizado pelo jogador seja realmente “visto” pelo protagonista.
Enquanto é possível andar e consultar o guia ao mesmo tempo, o game ainda oferece uma opção de abaixar um pouco o mapa para poder olhar o caminho a sua frente (e assim evitar a queda em algum penhasco ou armadilha, por exemplo).
Gravity RushUm ponto bastante interessante do mundo de Gravity Rush é que ninguém fala uma língua existente na vida real. Desse modo, ao ajudar a protagonista Kat a recuperar a sua memória, é possível notar que as inscrições no mapa de Hekseville são todas em um idioma estranho. Ainda assim, o estilo de arte é muito impressionante.
The Witcher 2: Assassins of KingsFonte da imagem: NeoGAFGeralt of Rivia é outro herói que vive em um mundo com um alfabeto distinto do nosso. Para a sorte dos jogadores, a desenvolvedora CDProjekt facilitou a vida ao traduzir o nome das localidades nas descrições das missões e legendas.
Final Fantasy XIIFonte da imagem: Giant BombA décima segunda edição de uma das mais conhecidas franquias dos games não foi a primeira a se passar no mundo de Ivalice. No entanto, foi apenas em Final Fantasy XII que esse fantástico e gigantesco mundo pôde ser explorado em três dimensões. Ainda bem que a Square Enix criou esse belo mapa para ajudar a vida dos jogadores.
Kingdoms of Amalur: ReckoningFonte da imagem: NeoGAFInfelizmente, a Big Huge Games acabou fechando devido a problemas financeiros. Uma verdadeira lástima, pois o continente de Amalur tinha potencial para ser o cenário de muitas aventuras, como demonstra esse belo mapa (o qual mostra apenas o extremo oeste da região).
Metroid PrimeFonte da imagem: NeoGAFPassando dos antigos mapas no papel, nada como ver a tecnologia sendo utilizada para auxilia na localização em Metroid Prime. Lançado para o GameCube, o game permitia que os jogadores se achassem em modelos holográficos tridimensionais dos ambientes explorados pela heroína Samus.
E aí? Gostou da nossa seleção? Acha que o BJ esqueceu de algum mapa? Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários!
Categorias