Existem alguns tipos de jogos que são capazes de prender os jogadores por períodos de tempo demasiadamente longos. Passam dias, passa a semana, para o mês e lá estão eles jogando a mesma coisa. Mas o que acontece com esses títulos para que alguém possa viver a aventura por tanto tempo? Eles contam com campanhas de 100 ou cento e tantas horas?
Não, a aventura principal dificilmente consiste em mais de 20 e poucas horas. O que acontece nessas maravilhas jogáveis é que o divertimento real começa depois que o chefe é aniquilado. Muitos dos leitores já bateram os olhos neste parágrafo e já entenderam direitinho do que eu estou falando. Mas se você ficou um pouco confuso, não se preocupe, pois você já vai entender.
"Late game"
A ideia básica dos jogos em questão é que “a experiência de jogabilidade não acaba ao matar o último chefe”. Ao contrário, a aventura já é construída de forma a disponibilizar muito conteúdo no que elas chamam de “late game” — exatamente após a morte do derradeiro vilão. As possibilidades são muitas: desde continuar evoluindo seu personagem para poder conseguir utilizar habilidade até então inalcançáveis, até continuar fazendo PvP ou coletando itens e achievements.
Vamos lembrar do chefe da maioria dos games da franquia Super Mario. O temido e não muito inteligente Bowser. O lagartão pode proporcionar a luta mais difícil do game (ou não) e a jogatina se conclui após acabar com ele. No entanto, “matar o Copa” é apenas uma pequena parte da experiência da aventura.
Os jogadores descobriram que, por exemplo, Super Mario World possui várias fases diferenciadas, incluindo a passagem secreta da estrela e outras fases escondidas. A graça, a partir daí, é conseguir encontrar os itens especiais de cada uma das fases ou mesmo conseguir terminar todos os níveis de maneiras diferentes.
Em Final Fantasy X você mata o abominável Yu Yevon no final. Depois disso, a graça é captar a maioria de itens possíveis para enfrentar as temidas “Weapons”. O mesmo ocorre em FFVII, VIII, IX... Quem aqui conseguiu terminar 100% de algum Final Fantasy?
E o que falar de Diablo? Na versão mais recente do game da Blizzard, os jogadores seguem às profundezas para aniquilar a vil criatura que dá nome ao jogo e ver o que o título proporciona como experiência final do enredo. No entanto, que atire a primeira pedra quem parou de jogar Diablo III quando matou o Diablo pela primeira vez...
Tiro na cara da sociedade
Um gênero muito comum de jogo que utiliza dessa mesma premissa são os FPS. Principalmente quando o título disponibiliza um modo multiplayer online, com suporte para várias pessoas. Alguém já gritou: “Call of Duty”!
Nesse tipo de game, a experiência da campanha solo serve mais para treinar os gamers (principalmente os iniciantes) para a jogatina quase infinita que existe posteriormente. Uma prova disso é a forte incidência enredos tênues e superficiais na maior dos jogos de tiro em primeira pessoa — vide a própria franquia CoD: Modern Warfare e Black Ops.
Quanto tempo?
Pessoalmente, minhas experiências mais duradouras com os “late games” aconteceram com os RPGs Demon's Souls e, principalmente, Dark Souls. No primeiro deles, a empolgação foi muita e a jogatina ultrapassou as 60 horas (praticamente) consecutivas logo nos primeiros dias em que tive o jogo em minhas mãos. Ao final da brincadeira fora mais de 120 horas de gameplay.
Já com Dark Souls, eu ultrapassei as 250 horas de jogatina. Desde outubro do ano passado que o tenebroso título habita a parte mais visível de minha prateleira de jogos e por várias vezes na mesma semana ocupa o lugar principal — que é dentro do console. “Mas você não terminou esse jogo ainda?”, é a pergunta que frequentemente ouço.
Claro que concluí a obra, pelo menos umas três vezes. A diversão aumenta muito quando você já conhece os estágios e começa a se aventurar contra os outros jogadores em experiências de PvP (na floresta e na entrada do Klin of the First Flame). Sem contar a infinidade de itens que vão sendo descobertos, como as novas armaduras. Até mesmo um ou outro lugarzinho secreto é possível de encontrar.
E quanto a você? Qual foi o jogo que prendeu sua atenção por mais tempo depois que você matou o chefão final? Quantas horas você jogou seguidas? Não deixe de nos contar nos comentários!
Categorias