Depois de 11 anos de espera, Diablo III finalmente foi lançado. O game tem dominado as mentes (e as horas livres) de milhões por pessoas em todo o mundo, que não se cansam de derrotar demônios e coletar itens cada vez mais raros e poderosos.
Devido ao longo tempo de desenvolvimento do jogo, não são todos os consumidores que estão acostumados com o mundo de Santuário e suas características. Por isso, o BJ decidiu preparar um guia ensinando tudo o que você precisa saber para iniciar a sua jornada.
Além de listar algumas das funções básicas do game (que nem sempre são mostradas de forma clara), apresentamos algumas das mudanças da produção em relação a seus predecessores. Para completar, damos algumas dicas avançadas para torná-lo um matador de demônios ainda mais eficiente.
Foque-se nas características do seu personagem
Ao montar seu personagem, fique atento à característica principal dele. Enquanto arcanos e feiticeiros devem priorizar a inteligência, bárbaros se beneficiam principalmente de uma força bastante alta; já os caçadores de demônio e monges têm seu dano baseado na destreza que possuem. No caso da última classe, também é bom investir no aumento da força física para tornar os ataques mais eficientes.
Ter uma grande vitalidade é algo importante para todas as classes, especialmente a partir do modo Pesadelo. Note que, embora a capacidade de danos das armas também influencie na potência de seus ataques, essa característica é secundária no jogo. Dessa forma, sempre priorize equipamentos mágicos e raros que ofereçam bônus para a profissão que você escolheu.
O que cai no chão é só seu
Ao contrário do que acontece em Diablo 2, em que era preciso lutar com outros jogadores para obter itens raros, em Diablo III tudo o que é deixado pelos inimigos é seu. A exceção são as peças de ouro deixadas por alguns inimigos em específico, que podem ser coletadas por qualquer participante do jogo.
Fique atento ao fato de que qualquer armamento, armadura ou acessório que você jogar no chão pode ser visto por qualquer pessoa da sala. Dessa forma, use sempre o sistema de trocas do título caso você queira doar algum item a um amigo.
Diferenças entre os itens
Fique atento à cor dos itens que caem no chão para não acumular grande quantidade de equipamentos inúteis. Aqueles com a cor cinza não têm qualquer valor, enquanto os mostrados em branco são úteis, mas não possuem atributos mágicos.
Os azuis possuem propriedades mágicas variadas, enquanto os amarelos são considerados raros e costumam apresentar atributos melhores. Já aqueles em laranja são considerados lendários e sempre possuem os mesmos atributos, além de nomes especiais. Para finalizar, os itens verdes são partes de um conjunto, garantindo bônus especiais para os jogadores que combinarem todas as suas partes.
Ganhe experiência mais rápido
Diablo III recompensa os jogadores que gostam de se arriscar oferecendo pontos de experiência para quem extermina rapidamente os inimigos. Quanto mais adversários você derrota, maiores as chances de ganhar um bônus que, nas dificuldades mais elevadas, costuma ser bastante considerável.
Além disso, personagens iniciantes também devem investir na destruição dos ambientes, ação que garante vantagens semelhantes (embora em menor intensidade). Também procure coletar todos os itens espalhados pelo cenário e não deixe de acionar os altares especiais que surgem em pontos-chave do cenário.
Como identificar itens?
Para identificar os itens raros, lendários ou que façam parte de um conjunto, basta abrir seu inventário e clicar sobre eles com o botão direito do mouse.
Lembre-se dos seguidores
Caso você esteja jogando sozinho, pode contratar nas cidades um seguidor controlado pela inteligência artificial. Lembre-se de que, assim como acontece com o personagem principal, é preciso investir em melhorias para os equipamentos de seus companheiros através do menu que pode ser acessado apertando a tecla F.
Apesar de contarem com uma barra de energia própria, esses companheiros nunca chegam a morrer realmente. Quando eles são derrotados, assumem uma posição ajoelhada durante 10 segundos — quando esse tempo chega ao fim, os personagens voltam à batalha de forma automática.
Use o mapa
Para não se perder pelos cenários, procure sempre acionar o mapa interno do game, que pode ser acionado tanto as teclas M e Tab.
Procure os globos de vida
Caso você esteja com pouca energia, a melhor opção para se curar são os globos de vida, deixados automaticamente pelos inimigos que são derrotados. Note que basta que uma pessoa pegue um deles para que todo o grupo recupere a vitalidade, então obtê-los não se trata de uma competição.
Inimigos comuns derrubam o recurso de maneira aleatória, enquanto os monstros campeões têm 60% de chance de fornecer um globo de vida cada vez que perdem 50% de sua energia. Já os monstros únicos sempre deixam um desses itens a cada 25% de sua barra de vitalidade que é perdida.
Jogue com outras pessoas
Caso você tenha amigos que também possuam o jogo, não deixe de adicioná-los à sua lista de contatos. Além de permitir que você saiba quem está online, essa é uma ótima forma de conseguir companheiros para a aventura, já que eles podem entrar na sua partida a qualquer momento para dar uma mão contra as forças das Treva.
O jogo também mantém um registro das últimas pessoas que jogaram junto a você, o que pode ser de grande ajuda na hora de encontrar salas ativas povoadas por personagens de níveis semelhantes. Embora o multiplayer ofereça um grau maior de dificuldade, isso é compensado pelo surgimento mais constante de itens raros e mais experiência para seu herói.
Invista em artesões
Uma forma de conseguir itens mais poderosos sem muito esforço é investir nos artesões de equipamentos e joias do jogo. Embora seja preciso gastar uma quantidade substancial de dinheiro para melhorá-los, isso pode garantir o acesso rápido a itens raros que contêm exatamente os atributos mágicos de que você precisa no momento.
Não se esqueça das gemas
Durante a aventura, você vai coletar diversas gemas que podem ser associadas a determinados itens. Usá-las pode representar uma grande melhoria para as características de seus personagens, então não pense duas vezes antes de fazer isso. O melhor de tudo é que possível recuperá-las de forma intacta, mediante um simples pagamento ao joalheiro da cidade.
Ataque à distância de forma segura
Caso você opte por um arcano, um feiticeiro ou um caçador de demônios, pode ser complicado atacar os inimigos à distância sem se aproximar deles acidentalmente. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de segurar a tecla “Shift” na hora de combatê-los — o comando faz com que as habilidades sejam acionadas sem que o personagem escolhido possa trocar de lugar.
Modo preferencial
Caso você queira ter mais liberdade para configurar as habilidades de seu personagem, não deixe de acionar o modo eletivo. Através dele, você pode fazer combinações entre todos os poderes disponíveis no jogo, sem qualquer espécie de restrição.
Para habilitá-lo, entre nas configurações do game e marque a opção “Modo preferencial”, localizada no campo “Jogabilidade”. A mudança pode ser desfeita a qualquer hora, permitindo que você volte ao modo-padrão de distribuição.
Ajude seus companheiros
Para chegar rapidamente ao local em que os outros jogadores de Diablo III estão, basta clicar sobre seus estandartes, que ficam concentrados no centro da cidade principal do ato em que você está. Esse recurso só não funciona caso seus companheiros estejam em uma área muito próxima que não seja povoada por inimigos.
Caso um de seus aliados morra nas partidas multiplayer, é possível revivê-los clicando no pequeno túmulo que surge no local em que eles caíram. Note que o processo é interrompido caso você seja atingido por um ataque, portanto certifique-se de acabar com as ameaças que estejam próximas antes de ajudar a seus companheiros.
Fique atento aos inimigos especiais
Diablo III está repleto de inimigos especiais que representam um obstáculo mais difícil de ser superado, oferecendo itens mais raros em retribuição. Monstros campeões possuem uma aura azul e são simplesmente versões mais poderosas dos adversários normais.
Já as criaturas raras brilham na cor amarela, possuem nomes únicos e normalmente são acompanhados por versões mais fortes dos inimigos comuns. Eles podem aparecer tanto em pontos específicos da história como de forma totalmente aleatória pelos cenários. Quanto mais difícil o adversário, maiores as chances de que ele deixe algum item raro ou forneça uma quantidade substancial de experiência.
Use a casa de leilões
Está pensando em se livrar de um equipamento? Então a casa de leilão pode ser uma alternativa melhor do que os vendedores do game. Lá, você pode ofertar até 10 itens de forma simultânea pelo preço que desejar, podendo até mesmo estabelecer um valor mínimo para os lances dados.
Esse recurso também é uma ótima forma de incrementar seu personagem. Através dos filtros de busca desenvolvidos pela Blizzard, você pode encontrar rapidamente o item de que precisa. Tudo isso dentro de um limite de orçamento fácil de configurar.