O Wii está perto de pendurar as chuteiras. Isso é normal, afinal de contas, a sétima geração já está dando os seus últimos suspiros. Foi assim com o NES, com o Super Nintendo, com o Game Boy e será assim com os próximos consoles da empresa e também com os concorrentes.
Depois de um tempo, eles esgotam a capacidade e precisam ser substituídos. Isso é menos percebido no mundo dos computadores, uma vez que as partes são trocadas separadamente através de upgrades. Sendo assim, o choque de mudança de plataforma não é tão grande quanto no mundo dos consoles, onde o antigo precisa ser aposentado em detrimento do modelo mais novo.
A Nintendo está dando cada vez mais atenção ao seu novo portátil, o 3DS, e, principalmente, ao seu novo console de mesa: o Wii U. Mas, olhando para trás, o que o Wii fez pelo mundo dos games?
Fonte: Divulgação/NintendoUma trajetória de sucesso
O Wii foi lançado em 2006 e chegou fazendo muito barulho. O seu controle com sensor de movimentos virou o mundo dos jogos de ponta cabeça. De uma hora para outra, todas as produtoras queriam lançar títulos para o pequeno notável da Nintendo. Surgiram muitos jogos memoráveis e, é claro, muitos títulos oportunistas que queriam apenas entrar na onda do novo jeito de jogar.
Analisando toda a trajetória do Wii, é justo dizer que a novidade dos controles ajudou a alavancar as vendas do aparelho, mas esse não foi o único fator, já que muitos nomes de qualidade foram lançados para o console da Nintendo durante esse tempo. A falta de capacidade gráfica encurtou a vida útil do aparelho, mas não impediu que títulos incríveis fossem lançados para ele.
Menos lançamentos para o console
O fim da vida útil dos consoles não pode ser evitado e com ela cada vez mais perto, o número de títulos tende a diminuir consideravelmente. Se formos analisar a quantidade de lançamentos para o console ano após ano, em 2011 os donos de Wii tiveram menos oportunidades para sorrir. Mesmo assim, vimos obras clássicas e surpreendentes que chamaram a atenção pela qualidade e complexidade.
Um exemplo disso é The Legend of Zelda: Skyward Sword que chegou no final de 2011 mostrando que Link e o reino de Hyrule ainda têm muito a oferecer. Xenoblade Chronicles surpreendeu muita gente pela qualidade e profundidade do título, inovando no estilo e chegando a ser considerado um dos melhores RPGs da sétima geração. Rayman Origins também marcou presença no console.
Ainda em 2011, tivemos Conduit 2, sequência do jogo de tiro em primeira pessoa exclusivo para o console. Mario Party 9 trouxe os mini games do encanador para um novo nível em sua nova versão.
Segundo o site VGChartz, a quantidade de jogos vendidos para o Wii caiu cerca de 25% de 2010 para 2011. Isso se deve, principalmente, ao anúncio do novo console da empresa que aconteceu na E3 de 2011, um forte indício de que o Wii já estava prestes a dar adeus. Após esse período, o número de lançamentos caiu consideravelmente.
O total de jogos anunciados para Wii caiu cerca de 25% de 2009 para 2010; o ano seguinte apresentou uma média ainda mais expressiva: aproximadamente 60% menos jogos foram desenvolvidos para o console da Nintendo em 2011, e, para 2012, esse número está menor ainda. Se comparado com o ano anterior, temos uma diminuição de quase 70% no volume de lançamentos para o console.
Alguns analistas consideraram arriscada a estratégia da empresa em anunciar o Wii U com tanta antecedência, principalmente porque isso afeta diretamente o volume de lançamentos para a plataforma e, principalmente, das vendas. Afinal de contas, qual produtora quer investir em títulos para um console que está prestes a se aposentar?
Os esforços da Nintendo foram aos poucos sendo direcionados para o 3DS, o novo portátil da empresa que chegou ao mercado em 2011, e também para o desenvolvimento do Wii U. Essa estratégia pode parecer cruel, mas faz sentido, uma vez que o Wii já apresentava sinais de cansaço e precisaria irremediavelmente ser substituído.
Qual é o futuro da plataforma?
O Wii U deverá chegar ao mercado no final de 2012, mas isso não impede que o Wii receba títulos de peso em sua biblioteca. Se no início de sua vida o console não viu tantos RPGs, no final dela recebeu (e ainda está por receber) excelentes títulos. O já mencionado Xenoblade Chronicles lançado em 2011 fica ao lado de Pandora´s Tower e The Last Story. Este último leva a assinatura de ninguém menos que Hironobu Sakaguchi, produtor da série Final Fantasy. Três títulos que estavam previstos para lançamento apenas em solo nipônico, mas que, devido à pressão popular, acabaram por receber versões ocidentais.
O Wii ainda deverá receber em 2012 Pikmin 2 e Epic Mickey 2: dois nomes de peso. O console também deverá receber capítulos de franquias famosas como FIFA 13 e The Amazing Spider-Man, além de títulos derivados de filmes, como Men in Black: Alien Crisis 3 e Battleship.
Muitas mudanças, poucos jogos
Esse período de poucos lançamentos é normal em épocas de mudança de gerações. Mesmo que a Sony e a Microsoft ainda não tenham anunciado os próximos consoles, isso não deve demorar, uma vez que o Xbox 360 e o PlayStation 3 também estão caminhando para o final da vida útil, assim como o Wii.
O lado bom disso é que os preços tendem a despencar, e quem, por algum motivo, não acompanhou os melhores títulos da plataforma desde o seu lançamento pode aproveitar esse período para se atualizar e aproveitar excelentes jogos que foram lançados para o Wii. Super Mario Galaxy, Mario Kart, Zelda e Donkey Kong Returns são apenas alguns dos títulos que, sem dúvida, valem o investimento em um Wii, mesmo hoje.
Fonte: Metacritic, Nintendolife, VGChartz