Na semana passada, eu escrevi um artigo que dizia por que a Nintendo pode enfrentar sérios problemas caso o Wii U não seja um sucesso absoluto de vendas, analisando os pontos negativos do sistema. Para ser justo e fazer uma análise digna de uma empresa como a Nintendo, agora eu vou abordar os pontos positivos do novo aparelho.
Mais um console, mais inovação
A Nintendo reinventou o mercado de jogos mais de uma vez. Quando todos estavam decepcionados com o fracasso do Atari, ela lançou o NES e revolucionou os conceitos. Com um console poderoso e títulos extraordinários, a empresa ajudou a pavimentar a história dos games.
Com o Wii, a surpresa foi ainda maior. Quando todos estavam acostumados a utilizar botões para controlar os personagens, a Big N criou um controle com sensores de movimento. Eu não consigo esquecer a primeira vez que joguei Wii Sports, poucos dias depois do lançamento do video game: fiquei tão maravilhado que não descansei até comprar um Wii.
Fonte: Reprodução/Nintendo
O Wii U tem um controle que pode parecer estranho e fora do padrão: mas é uma diferença que parece ser o que faltava no mundo dos games. Alguns produtores garantem que agora sim os MMOs — que ainda são restritos ao mundo dos PCs — terão um lugar garantido nos consoles.
Títulos exclusivos de qualidade indiscutível, mesmo depois de muitos anos
As franquias da Nintendo certamente já foram exploradas à beira da exaustão. Mas isso significa que os jogos ficaram ruins ou repetitivos ao longo do tempo? Muito pelo contrário. A empresa consegue reinventar os títulos a cada nova geração, sempre melhorando a jogabilidade e mantendo a diversão como ponto forte.
Somente como exemplo, vamos comparar os jogos do Mario. Quando o primeiro jogo foi lançado, era um side scrolling em que o herói deveria passar as fases e salvar a princesa. Super Mario 64, que foi o jogo escolhido pela Nintendo para inaugurar o seu console de 64-bits, simplesmente definiu como os jogos de aventura em três dimensões deveriam ser dali para frente. Super Mario Galaxy colocou o herói em uma viagem espacial em busca das estrelas, pulando de um planeta para outro. Todos esses jogos, sem exceção, são extraordinários.
Tudo isso em apenas um dos títulos da empresa. Ainda temos muitos outros games exclusivos que são recriados a cada nova versão: Zelda, Metroid (Super Metroid é o melhor jogo já feito e, se você ainda não jogou, pare tudo o que está fazendo e vá agora mesmo desfrutar dessa obra-prima), Donkey Kong, Mario Kart, entre outros.
Muitas desenvolvedoras já estão de olho no Wii U, a maioria com certo receio, como não poderia deixar de ser. Afinal de contas, mudanças sempre são difíceis. Algumas pessoas, como Hironobu Sakaguchi (criador da série Final Fantasy), apostam no sucesso do console. Se alguém do gabarito dele acredita no aparelho, quem somos nós para desconfiar?
O hardware que ainda não foi revelado poderá surpreender
A capacidade gráfica — ou a falta dela — do novo console da Nintendo ainda é um dos pontos mais discutidos. Mas é preciso lembrar que ainda são somente especulações, pois nenhuma informação oficial foi divulgada. Enquanto alguns desenvolvedores insistem na ideia de que ele é no máximo tão poderoso quanto o Xbox 360 ou o PS3, outros dizem que seu poder vai muito além.
Somente para recordar: o SNES era mais poderoso que o Mega Drive; esse, inclusive, era um dos pontos a favor na hora de vender o aparelho. O Nintendo 64 superou o PlayStation 1 em termos de capacidade gráfica, perdendo apenas em quantidade de armazenamento de dados por utilizar cartuchos em vez de CD.
O GameCube trazia muita potência em seu hardware e perdeu para o PlayStation 2 apenas em número de games, nunca em capacidade. O Wii ficou sim atrás dos concorrentes em termos de gráficos. Mas em contrapartida revolucionou na jogabilidade. O 3DS saiu na frente como o primeiro console a possuir uma tela 3D sem a necessidade de óculos especiais.
Isso significa que ainda é cedo para desacreditar no poderio do Wii U. A Nintendo é especialista em uma coisa: surpreender a todos.
Dos 10 consoles mais vendidos, 5 são da Nintendo
O site VGChartz traz uma tabela com os números totais de vendas dos aparelhos desde o seu lançamento. Das dez primeiras posições, cinco são da BIG N, sendo que a empresa ainda ocupa as posições onze e doze, com o SNES e o Nintendo 64 respectivamente. Ou seja, a companhia sempre está no topo de vendas. O Wii e o Playstation 3 foram lançados com poucos dias de diferença um do outro. O primeiro vendeu quase o dobro que o segundo, mesmo sendo considerado tecnicamente inferior.
Fonte: Reprodução/Nintendo
O 3DS amargou um número baixo de vendas no seu lançamento. Pouco tempo depois, no entanto, as vendas engrenaram e o console já figura entre os mais vendidos. Somente como comparação: na última semana de março de 2012, o portátil vendeu quase o dobro de unidades que o Xbox 360 e o PS3 juntos.
Conclusão
É normal ter medo das mudanças. Poucas empresas no mundo têm a coragem de oferecer o que os clientes precisam e não o que eles querem. Henry Ford disse uma vez que, se tivesse perguntado às pessoas o que elas queriam, antes dele criar o primeiro automóvel, teria recebido como resposta: “Queremos cavalos mais rápidos”.
O Wii U é mais uma vez uma quebra de paradigma, não somente pelo seu controle inovador, mas pela proposta geral do console. Ao desenvolver uma plataforma assim, a Nintendo abre caminho para outras inovações ocorridas no meio (como foi com o Kinect).
Categorias