O anúncio oficial de RE6 foi motivo de alegria para muitos, principalmente com o encontro dos protagonistas Leon S. Kennedy e Chris Redfield. E os fãs finalmente terão um novo jogo da série para consoles, depois de quase três anos desde a chegada do Resident Evil 5. Mais do que isso; o título contará até mesmo com um modo multiplayer para seis jogadores.
E quanto ao Operation Raccoon City, o multiplayer cooperativo da série em que você controla os agentes secretos da Umbrella e que chegará às lojas em março deste ano? Provavelmente, muitos se esqueceram dele com o anúncio do RE6. Com isso, fica a pergunta: será que ORC vai ter algum sucesso, com uma continuação da série tão próxima de ser lançada?
O Efeito Capcom
Não é de hoje que vemos a Capcom lançar versões melhoradas de seus jogos. Um grande exemplo desse tipo de situação é o aclamado Street Fighter IV, que teve três versões diferentes ao longo da geração atual. Ao menos nesse caso, o espaço de tempo entre cada um deles foi considerável.
E então veio o famoso caso do Marvel vs Capcom 3, que teve sua versão melhorada anunciada pouquíssimo tempo depois da primeira, gerando todo o tipo de reclamação dos fãs contra a empresa.
Agora, se você soubesse que tantos “upgrades” de Street Fighter e Marvel vs Capcom seriam lançados, você ainda compraria as primeiras versões dos games ou esperaria pela última delas? É provável que esperasse.
RE6 vs Operation Raccon City
Você pode estar se perguntando o que esses exemplos têm a ver com Resident Evil, já que o RE6 não é o “upgrade” do Operation Raccoon City. Mas basta fazer uma comparação para perceber que eles na verdade serão extremamente parecidos.
Em primeiro lugar, ambos contam com um single player com suporte a modo cooperativo. Além disso, os dois vêm com um modo multiplayer para vários jogadores. E, por fim, ambos trarão de volta nossos amados zumbis, que não davam as caras há algum tempo na série. Vendo dessa forma, eles não parecem tão diferentes.
O problema é que as características citadas acima deveriam ser as maiores qualidades de ORC. Mas se Resident Evil 6 também possui tudo isso, o que poderia fazer você preferir um ao outro?
Na história, RE6 ganha facilmente. Embora a premissa de Operation Raccoon City seja interessante, é provável que os jogadores prefiram o game que faz parte da trama principal, no lugar de conhecer eventos paralelos que não tiveram nenhum impacto relevante.
Os personagens também são um ponto importante: em RE6, teremos várias daquelas “pessoas” que aprendemos a gostar desde o começo da série, juntas. E em ORC? Apenas soldados escondidos por trás de máscaras e codinomes.
Mas a jogabilidade é o fator mais crucial, pois enquanto ORC adiciona elementos únicos para dar mais ação às batalhas, Resident Evil 6 parece estar muito mais próximo de suas raízes assustadoras, algo que os fãs estão esperando há tempos.
Isso não quer dizer que Operation Raccoon City será um game ruim. De fato, ele promete ser ótimo. A verdade é que muitos daqueles que estavam atrás do jogo eram “órfãos” da série e não aguentavam mais esperar por um novo título. Mas agora todos devem preferir RE6, uma vez que ele é muito mais próximo da série original que ORC.
Mesmo que o futuro seja imprevisível, as chances de vitória definitivamente não são boas para o game dos agentes da Umbrella. E você, acha que Operation Raccoon City será um sucesso ou Resident Evil 6 simplesmente esmagará seu “concorrente”?