Nunca antes na história da indústria dos games tivemos uma comunidade de fãs de jogos de luta tão grande e tão representativa. Com esse assunto em alta, é muito relevante falarmos um pouco mais sobre algumas curiosidades interessantes desse gênero, que movimenta torneios ao redor de todo o mundo.
Para se construir um game de luta é necessário tomar por base alguns quesitos obrigatórios, como, por exemplo, a definição da maneira com a qual as batalhas acontecerão. Normalmente, opta-se por conflitos entre dois lutadores (individualmente ou em grupo), sendo que os participantes das pelejas são instruídos em artes marciais ou em outros tipo de luta.
Se a ideia for unir ficção e realidade, uma alternativa bastante viável é construir personagens especializados em modalidades marciais baseadas nos estilos de luta existentes na vida real. É claro que a realidade virtual permite que os lutadores possuam poderes especiais, como magias de fogo, gelo e até mesmo possam desferir projéteis especiais, comumente regulados por algum tipo de barra “de especial”.
Além disso, as leis da física são amplamente esticadas dentro dos games, permitindo que os gladiadores saltem alturas incríveis e possam aterrissar no solo, prontos para desferir algum outro golpe. Com esses limites que beiram o alcance da imaginação, ao idealizar o perfil dos lutadores dentro dos jogos, os desenvolvedores acabam tomando por base alguma pessoa real para servir como inspiração.
Lutador, esportista ou atores: ninguém está a salvo
Levando em conta que os jogos de luta geralmente fixam lutadores especializados em artes marciais existentes, os ícones de cada modalidade acabam se tornando verdadeiros modelos a serem seguidos pelos criadores dos games. Talvez o maior exemplo de todos os atores/lutadores que já pisaram sobre a Terra e que até hoje ainda vive em nossos jogos seja o famoso Lee Jun Fan, que ficou mais conhecido como Bruce Lee.
Fonte: Divulgação/Nintendo
Tido como o fundador do estilo marcial conhecido como Jeet Kune Do e reconhecido como o divulgador do kung fu para a parcela oriental do mundo, o baixinho de nacionalidade dividida entre a China e os Estados Unidos era simplesmente obcecado pelo treinamento de seu corpo. Depois de treinar exaustivamente Kung Fu (Wing Chun), Boxe, Jiu-Jitsu, Karatê Shotokan, Savate, Esgrima, Judô, Taekwondo, Wrestling, Hapkido, Aikido e Tai chi chuan, Bruce fez por merecer a imensidão de personagens que foram baseados nele.
Bruce Lee: o mito! Confira os personagens de games inspirados no poderoso lutador de kung-fu.
Marshall Law e Forest Law (Tekken)
Fei Long (Street Fighter)
Fonte: Divulgação/GAF
Liu Kang (Mortal Kombat)
Fonte: Divulgação/Softpedia
Maxi (SoulCalibur)
Fonte: Divulgação/TheBitBag
Kim Dragon (World Heroes)
Fonte: Divulgação/SNK
O mais ancião e misterioso das referências: Pak Mei
Fonte: Divulgação/GAF
E muitos, mas muitos outros! Além disso, há outra lendária entidade chinesa, que viveu no século 18 durante a Dinastia Qing. Chamado de Pak Mei, Bak Mei, Pai Mei ou “White Eyebrow” (que quer dizer, literalmente, Sombrancelha Branca), o velhinho foi um dos lutadores mais importantes da história das artes marciais, fazendo parte dos lendários “Cinco Anciães”, que sobreviveram à destruição de seu tempo shaolin.
Alguns historiadores afirmam que Pak Mei acabou se mancomunando com o governo imperial chinês da época e traiu seu templo, causando a destruição de todos. Mas, fatos incertos a parte, o certo é que o a figura lendária criou o estilo Pak Mei ou Bak Mei de kung fu, que se baseia mais ou menos naqueles modos de luta mostrados por Quantin Tarantino na série Kill Bill. “Pai Mei”, inclusive, é uma alusão ao mestre chinês de sobrancelhas brancas.
Dizem que o próprio Bruce Lee também treinou Pak Mei, depois que atingiu um nível soberbo em Wing Chun... Enfim, confira alguns personagens dos jogos de luta que foram inspirados na sensacional figura dos golpes com os as pontas dos dedos:
Fonte: Divulgação/GAF
Além dessas duas referências monstruosas, os games ainda contam com inúmeras outras adaptações de pessoas em personagens. Mesmo que nenhum desses apontamentos seja 100% confirmado pelos desenvolvedores, vamos conferir algumas suposições que certamente fazem muito sentido:
Fonte de todas as imagens: Reprodução/GAF
Dolph Lundgren x Paul Phoenix (Tekken)
Fonte: Reprodução/PassagemSecreta
Dolph Lundgren é um famoso ator de filmes de ação e faixa preta terceiro dan de karatê. O personagem Ivan Drago (de Rocky IV), vivido por Ludgren, possivelmente foi a inspiração utilizada pelos produtores da franquia Tekken para criar o motociclista Paul Phoenix. Vale notar que os detalhes do cabelo e da modalidade marcial praticada pelo ator são muito familiares aos fãs do personagem especializado em contra-golpes.
Steven Seagal x Baek (Tekken)
Fonte: Reprodução/PassagemSecreta
Um dos atores mais famosos dos últimos tempos devido aos seus conhecimentos em artes marciais é Steven Seagal, principalmente depois de ser apontado como o professor de Aikido do ex-campeão dos pesos médios do UFC, Anderson Silva. Além disso, foi atribuído aos ensinamentos do próprio Seagal, o famoso chute que o aluno desferiu em Vitor Belfort, que é tido como um dos nocautes mais impressionantes da história do esporte.
Sendo isso verdade ou não, Seagal já havia sido utilizado como inspiração para o personagem Baek, da franquia Tekken. Com um estilo de luta baseado principalmente em chutes, Baek também apresenta uma semelhança nada discreta com o ator de filmes de ação. Parece ou não parece?
Mike Tyson x Balrog (Street Fighter)
Fonte: Reprodução/CheckPointinTime
Durante a década de 1990, quando a Capcom tirava do forno sua franquia de lutas que iria constar entre todos os principais torneios de jogos de luta em todo o mundo, o pugilista Mike Tyson vivia o auge de sua fama. Com uma capacidade de esquiva muitíssimo acima da média entre os lutadores daquela época e dono de uma direita devastadora, Tyson foi claramente homenageado na produção de Yoshinori Ono.
Há, inclusive, uma polêmica divergência de nomes entre as versões americana e japonesa dos títulos da série. Balrog é um desses lutadores cujo nome foi alterado, mas, dizem que a sua alcunha original “M. Bison” seria uma referência direta ao nome do astro das luvas vermelhas, com a famosa tatuagem no rosto.
Seth Killian x Seth (SFIV)
Fonte: Divulgação/Capcom
O ex-professor de filosofia da Universidade de Illinois, Seth Killian, era um dos organizadores de um torneio de jogos de luta. O amor do rapaz e o envolvimento com a Capcom foi ficando tão grande, que a desenvolvedora resolveu convidá-lo para fazer parte do time de desenvolvedores da franquia. Depois disso, Seth ganhou uma homenagem muito clara: o personagem Seth!
Fontes: Edge-Online, YouTube, PassagemSecreta, NeoGAF, SKN wikia, AtlantaMartialArts.
Categorias