Você já pensou alguma vez sobre passar a maior parte do seu tempo profissional se dedicando com força total para aquilo que costumava ser seu hobby? Em outras palavras, é possível elevar o nível de uma atividade que você pratique a ponto de fazer com que seu desempenho consiga atravessar oceanos em termos de repercussão.
Como você já deve estar imaginando, estamos falando de jogar video game em um patamar diferente daquele ao qual estamos acostumados em nosso dia a dia. Trata-se de um jeito “Ronaldinho Gaúcho” ou “Messi” de ser profissional na prática de um esporte eletrônico, que mais especificamente falando, são as lutas virtuais. Seus amigos menos compreensivos ou seus pais também podem chamar essa profissão de: “ganhar a vida jogando video game”.
Brincadeiras à parte, a coisa é tão séria, que existe mais de um jogador que conseguiu alcançar repercussão entre as desenvolvedoras de games. E esses monstros dos jogos de luta compõem o topo do talento mundial e é a eles que pretendemos dedicar esse artigo. Que tal saber um pouco mais sobre quem dita as regras dos principais torneios de luta em todo o mundo?
Medindo poderes
Atualmente, o principal campeonato mundial de fighting games de todo o mundo é o chamado Evolution, que também é conhecido sob a alcunha de EVO. A edição 2013 deste torneio contou com os seguintes jogos:
- Super Street Fighter IV
- Ultimate Marvel vs Capcom 3
- Street Fighter x Tekken
- Mortal Kombat
- Soul Calibur V
- Injustice: Gods Among Us
- Tekken Tag Tournament 2
- Persona 4 Arena
- Super Smash Bros.
- The King of Fighters XIII
Em geral, de todos esses títulos acima, as competições que são as mais cobiçadas e, por essa razão acabam tendo a maior competitividade entre todas são SSFIV AE, KOFXIII e UMvC3. O EVO é realizado nos Estados unidos, geralmente na cidade de Las Vegas (Califórnia), e oferece mais de US$ 100 mil (um valor de ultrapassa os R$ 225 mil, de acordo com a cotação de hoje da moeda americana) em prêmios.
Fonte: Divulgação/EVO
Para se ter uma ideia do tamanho da festa dos “gladiadores do terceiro milênio”, o EVO 2013 contou mais de 30.400 partidas disputadas, entre gamers de mais de 50 países diferentes e que foram assistidos por milhões de pessoas ao redor do globo. A título de curiosidade, vale mencionar que, segundo Tom Cannon, cofundador do evento, mais de 100 mil pessoas assistiram simultaneamente às partidas finais de alguns jogos.
Já no Brasil, também podemos nos orgulhar de dizer que estamos incluídos nesse panorama mundial de craques das lutas. Um dos maiores campeonatos do país é o TRETA Championship, que é realizado na cidade de Curitiba (Paraná) e que reúne jogadores de todo o território nacional e de várias partes do mundo.
Agora que você sabe onde esses jogadores conseguem visibilidade mundial, está na hora de saber quem são os principais nomes da pancadaria virtual.
Quem é Top? Vejamos quem são os monstros dos jogos de luta
- Daigo “The Beast” Umehara
Fonte: Divulgação/Kotaku
Não seria possível começar por nenhum outro jogador, que não fosse o famoso Daigo Umehara. O japonês de 32 anos, que é considerado o “Deus da Luta 2D” por muitos dos mais entendidos do assunto, conseguiu a sua fama depois de vencer as finais do EVO 2004 com uma reviravolta surpreendente. A partida foi tão emocionante que sua gravação no YouTube é vista até hoje por milhares de pessoas, todos os meses.
Com o sucesso no meio, Daigo já abocanhou vários patrocínios com lojas de games e desenvolvedoras. Além disso, o pró- gamer também já foi convidado várias vezes para ministrar palestras em conferências de extrema importância, como a Games Developers Conference (GDC). Vale lembrar que Daigo também já escreveu um livro e também já fez aparições em quadrinhos japoneses.
A última (e mais sensacional) novidade sobre o bi-campeão mundial de Street Fighter IV é que ele será a estrela de um mangá! Isso mesmo, em breve, você poderá conferir as aventuras de um adolescente com um talento descomunal em jogos de luta, em uma revista chamada “Umehara: To live is to game”.
- Justin Wong
Fonte: Divulgação/Polygon
Provavelmente, Justin Wong é o jogador que atualmente mais inflige medo nos competidores dos torneios de SSFIV e, principalmente, de Ultimate Marvel vs. Capcom 3. O rapaz também carrega o mérito de ser o (in) feliz antagonista da luta mais famosa do mundo, ou seja, ele é o cara que estava controlando a Chun-Li quando Daigo resolveu protagonizar a cena mais incrível da história dos campeonatos.
Mesmo assim, Justin nunca levou a sério esse estigma e já superou seu rival em várias outras ocasiões. Atualmente, o habilidoso gamer leva a vida como jogador profissional especializado em jogos de luta em 2D e conta com inúmeros patrocínios
- GamerBee
Fonte: Reprodução/Facebook
Bruce Hsiang, ou GamerBee, é um famoso jogador de alto nível de Street Fighter IV que figura sempre entre os mais bem colocados de todos os torneios que participa. O rapaz alcançou fama depois de conseguir vencer muitos jogadores de renome usando o personagem Adon, que é considerado entre os lutadores de “baixo nível”.
GamerBee faz o que todo bom gamer sempre sonhou: viaja o mundo com tudo pago pelos seus patrocinadores, enfrentando um torneio atrás do outro.
- Infiltration (Seon-woo Lee)
O sul coreano Infiltration foi o campeão de Street Fighter IV da edição do ano passado do EVO e também foi o protagonista das lutas mais incríveis do campeonato deste ano. Durante uma das partidas finais, o rapaz teve a audácia de escolher Hakan (um dos personagens com o menor índice de aprovação e maior dificuldade de golpes)... Mais do que isso, Infiltrator conseguiu obliterar seu adversário (PR Balrog, que é outro dos monstros dos games).
Por essas e outras que Infiltrator ainda é considerado um dos mais perigosos gamers de todo o mundo.
- DM MCZ Xian
Fonte: Reprodução/Shoryuken
O mais novo membro da lista dos principais lutadores é: DM MCZ Xian. O rapaz ascendeu ao topo da elite mundial de lutadores ainda neste mês, depois de vencer as finais de Street Fighter IV AE do EVO 2013, usando magistralmente o personagem Gen. Com movimentos friamente calculados, Xian venceu o poderoso Tokido nas finais e carimbou para Cingapura o nome de mais um top fighter.
O garoto afirmou ao site Polygon logo após a conquista de seu título, que escolheu jogar com o velhinho Gen, pois queria “ser o campeão do povo mais do que apenas ser o campeão”. Agora, o número um no ranking da EVO pretende voltar à sua terra natal e ajudar toda a comunidade local a subir de nível, para que futuramente tenhamos mais conterrâneos entre os principais nomes do mundo das lutas.
- Tokido
Fonte: Divulgação/Polygon
Outro dos principais nomes da atualidade, Tokido é um dos mais renomados jogadores de SSFIV do planeta. Jogando com o personagem Akuma, o rapaz conseguiu desempenhar uma reação incrível frente a seus adversários no EVO deste ano, incluindo o campeão Xian, que sofreu muito para conseguir desbancar o japonês, nascido em Tóquio.
Tokido ganhou fama após vencer as etapas regionais dos torneios da Califórnia (conhecidas como SoCal Regionals), em 2010. Depois disso, o rapaz teve um desempenho impressionante em vários games de luta durante a CES 2011, vencendo a maioria dos principais eventos. Hoje, além das lutas, Tokido também é apresentador de um programa online, adivinha sobre o quê?
- Alex Valle (old school)
Fonte: Divulgação/Facebook
Alex Valle é o mais antigo jogador dessa seleção, e não pense que estamos falando de idade. Ele carrega esse título por ser um especialista no icônico Street Fighter II, além de manifestar publicamente sua preferência em jogar nos arcades nas ruas. Segundo Alex, nos fliperamas não há problemas com lag e nem com jogadores que saem com as famosas rage quits.
O gamer nascido no Perú dominou a cena mundial de SF2 e até hoje é tudo como o maior especialista deste título.
- Chris G
Christpher Gonzales é atualmente um dos “homens a serem batidos” em Ultimate Marvel vs. Capcom 3. Sob a denominação de “Chris G”, o rapaz adota um estilo de luta baseado nas habilidades especiais da personagem Morrigan — fazendo com que seu adversário tenha sérios problemas de reação.
Chris não teve um desempenho tão bom no EVO deste ano, mas continua sendo, ao lado de Justin Wong, um dos nomes mais ameaçadores nas competições de UMvC3.
E o Brasil? Conheça também os melhores do nosso grande país!
- ChuChu
Eric Silva, que ganhou o apelido ChuChu depois de usar exaustivamente a personagem Chun-Li em Street Fighter IV, foi o brasileiro mais bem colocado no EVO 2013. O garoto conseguiu evoluir seu uso da personagem Sakura a um patamar tão alto, que foi capaz de ganhar de alguns dos nomes citados entre os melhores entre os jogadores estrangeiros.
ChuChu já conta com patrocínios e atualmente é um dos favoritos a abocanhar os próximos torneios que devem acontecer no país ainda neste ano.
- Breno F1ght3rs
Fonte: Reprodução/PlayTV
Breno é um dos principais nomes do Brasil em termos de Street Fighter IV. O rapaz conseguiu se classificar para as temidas finais do campeonato que a Capcom realizou em comemoração aos 25 anos da franquia Street Fighter, no ano passado, mas foi impossibilitado de viajar para disputar o título, pois teve seu visto de embarque negado pelo consulado americano...
- Kleber Yagami
Fonte: Reprodução/PortalVersusPoucas vezes você verá alguém jogar The King of Fighters XIII com o personagem Iori Yagami com tanta precisão quanto Kleber o faz. Kleber foi o campeão deste ano de KOFXIII no Revox deste ano, mas, assim como aconteceu com Breno no ano passado, também não pode embarcar para competir no EVO 2013 pelo mesmo problema com o visto.
Mais ação!
É claro que nesta lista ainda falta nomes como Fuudo, Momochi, “Mago”, Filipino Champ, Combofiend (atualmente convidado para trabalhar na Capcom), PR Balrog, além dos brasileiros Ludo (que foi o campeão do Revox 2013), Comboman70, LordxSaka entre vários outros. No entanto, a ideia central deste artigo é mostrar que os jogos de luta estão crescendo no mundo inteiro e, com eles, a quantidade de pessoas que leva a jogatina a sério tem acompanhado a crescente.
Vale lembrar que ainda neste ano teremos mais disputas interessantes, a começar pelos torneios dentro da Brasil Game Show (BGS), que ocorre em outubro deste ano, e o próprio Treta Aftermath, que acontece antes, nos feriados de setembro.