Acelerando: os games de corrida mais aguardados para o futuro próximo

6 min de leitura
Imagem de: Acelerando: os games de corrida mais aguardados para o futuro próximo

Fonte da imagem: Reprodução/Game Hounds
Desde os primórdios, os video games tiveram como principal foco permitir que as pessoas façam coisas que não poderiam na realidade. Entre participar de aventuras medievais fantásticas ou explorar o espaço, correr em alta velocidade sempre foi um foco. Desde o clássico Enduro até o mais recente Need for Speed, já passamos muito do nosso tempo no interior de carros virtuais.

E com a atual geração chegando ao fim e os novos consoles de mesa logo aí à frente, é claro que os veículos mais velozes do mundo também farão sua parte. Seja você um adepto dos volantes ou prefira dirigir no joystick mesmo, conheça agora os títulos que vão te levar ao limite pelos próximos dois anos.

Gran Turismo 6O máximo de realismo possível
O anúncio de que o sexto game da série de simuladores ultrarrealistas da Polyphony chegaria ainda para o PlayStation 3 surpreendeu muita gente. Afinal de contas, o PS4 chega em poucos meses e todos estamos ansiosos para ver o que a Sony é capaz de entregar em termos de jogos de corrida. Nada melhor do que uma série consagrada para fazer isso.

A desenvolvedora, porém, decidiu seguir por outro caminho. Em vez de abrir as portas da nova geração e começar a explorar o potencial do PlayStation 4, a Polyphony preferiu correr pela entrada já escancarada do PS3 e utilizar o máximo da capacidade do aparelho.

São mais de 1200 carros e uma sensação de realismo extrema, fruto de testes reais em circuitos de verdade. Tudo foi capturado com sensores para garantir o máximo de autenticidade em vibrações, movimentos das partes internas e uma física apurada. Tudo para que a gente possa se aproximar o máximo da sensação de pilotar, mas sem sair do conforto do sofá.

Forza Motorsport 5Velocidade inaugurando a nova geração
Do outro lado do espectro, a Turn 10 acreditou que o Xbox One era a plataforma com pleno potencial para levar os simuladores de velocidade a um novo nível. E, que assim seja. Forza Motorsport 5 foi anunciado como um dos títulos de lançamento da nova plataforma e vai chegar com uma parceria de peso: a McLaren.

E para mostrar que não estão de brincadeira, a empresa levou um carro de verdade para o palco da E3 2013, onde o título recebeu novas imagens e esteve disponível para os visitantes. E entre cockpits que simulavam a experiência real, um dos grandes objetivos foi mostrar o que o novo controle do Xbox One é capaz de fazer para os jogos de corrida.

Os gatilhos do controle atual já eram superiores quando o assunto é corrida, mas agora, são capazes de transmitir vibrações de acordo com a velocidade do carro. O assunto aqui é sutileza e permeia todos os aspectos de Forza Motorsport 5. Correr no Xbox nunca foi tão realista.

Project C.A.R.S.Simulação para você que é hardcore
A Slightly Mad Studios já é conhecida de quem acompanha o mundo da velocidade. Desenvolvedora de games como Need for Speed SHIFT e Test Drive: Ferrari Racing Legends, a empresa decide agora caminhar com suas próprias pernas em Project C.A.R.S., título que se posiciona como o simulador mais hardcore do mercado.

A sigla do título vai muito além do que parece. C.A.R.S. significa Community Assisted Racing Simulator, ou Simulador de Velocidade com a Ajuda da Comunidade. Por meio da compra do que a Slightly Mad chama de Tool Packs, a empresa permite que os próprios jogadores auxiliem no desenvolvimento e, até mesmo, recebam partes dos lucros.

O lançamento está marcado para 2014 e, pelo que dá para ver nos vídeos que foram liberados até agora, estamos diante de algo bem diferente. O poder de processamento dos consoles de mesa e PC está sendo plenamente usado para garantir uma alta qualidade gráfica e também uma fidelidade extrema atrás do volante.

DriveClubÉ cooperar, não competir
Em vez de apostar em títulos consagrados, a Sony preferiu seguir por uma nova direção com seu primeiro título de corrida. E essa novidade se apresenta sob o nome de DriveClub, título que transforma a velocidade em algo mais do que simples competição e mostra que ninguém pode ser um campeão sozinho.

Com integração com as redes sociais e um sistema interno de criação de equipes, as funções sociais do PlayStation 4 serão testadas logo de início. Compartilhe bons resultados, dê dicas para seus amigos que não conseguem fazer aquela curva mais acentuada e tenha a certeza de que o esforço de equipe é muito mais vantajoso que ser um ás do volante solitário.

Quem assina a PlayStation Plus tem ainda mais motivos para estar ansioso para DriveClub. A Sony já anunciou que o título – mesmo que em uma versão reduzida – será liberado gratuitamente para todos os membros.

F1 2013Campeões do presente e também do passado
A Fórmula 1 é a categoria máxima do automobilismo. É justamente por isso que os jogos que retratam a modalidade são tão antigos quanto os consoles em si. Apenas 22 pilotos têm o privilégio de percorrer as pistas e lutar por vitórias todos os anos. E para nós, reles mortais, esse é um sonho distante que, felizmente, pode ser realizado por meio dos games.

A Codemasters já tem tradição nesse campo, tendo repetidos sucessos em sua franquia de simuladores de Fórmula 1 e melhorando sensivelmente o título a cada lançamento. Agora, porém, a empresa está disposta a levar sua série a um novo patamar, com a inclusão de pilotos, equipes e pistas clássicas da modalidade.

O inferno do licenciamento, infelizmente, deixou Ayrton Senna de fora. Ainda assim, teremos Emerson Fittipaldi representando o Brasil, ao lado de outros grandes nomes como Eddie Irvine, Nigel Mansell e Jacques Villeneuve. Junto com eles estão os heróis do automobilismo atual, como Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Mark Webber, apenas para citar alguns.

F1 2013 estará disponível em duas versões. A “normal” traz todo o conteúdo deste ano, refletindo mudanças de pilotos e equipes, bem como a jogabilidade melhorada. Já a Classic Edition traz isso e todo o conteúdo do passado, proporcionando a experiência completa como imaginada pela Codemasters.

Need for Speed RivalsMundo aberto e clima dinâmico
Após uma empreitada muito bem sucedida pelas mãos da Criterion, a Electronic Arts entrega agora uma de suas maiores franquias nas mãos da Ghost Games. Em Need for Speed Rivals, os conceitos de mundo aberto dos games recentes da saga são levados a novos patamares com a adição de um clima dinâmico e a possibilidade de, novamente, jogar do lado da lei.

Na pele de um policial, você terá equipamentos como bombas de pulso, ondas de choque e a possibilidade de chamar bloqueios por meio de tablets e smartphones. A jogabilidade conectada à rede social Autolog está de volta, com a competição entre os amigos estando presente até mesmo nos modos single player.

The CrewCorra por um país inteiro
Mais reconhecida por jogos como Just Dance ou Assassin's Creed, a Ubisoft se volta agora ao mundo da velocidade trazendo uma proposta inusitada. Aqui, podemos encher a boca para dizer que se trata de um “mundo aberto” de verdade, com a ação acontecendo não apenas em uma única grande cidade, mas ao redor de um país inteiro.

A montagem de grupos criminosos e a realização de missões acontecem em uma reprodução dos Estados Unidos, com diversas de suas cidades e pontos turísticos. No que a empresa chama de RPG de velocidade, o multiplayer acontece de forma simultânea à campanha principal, com os jogadores competindo entre si o tempo todo.

A integração com tablets e celulares, claro, também está presente aqui. Pelos dispositivos, você pode planejar a realização de suas missões e montar carros personalizados que, mais tarde, são transferidos para o game.

Mario KartClássico que permanece clássico


Exibido pela primeira vez na E3 2013, o novo Mario Kart para o Wii U continua mantendo a tradição que tornou a franquia uma potência absoluta na variação do universo do encanador. Agora, além dos carrinhos do título ou as mais recentes motos, também é possível usar veículos que desafiam as leis da gravidade e permitem voar ou correr de cabeça para baixo.

Pela primeira vez em alta definição, o game também tem grande foco em um sucesso recente: o modo multiplayer. Apesar dos consoles da Nintendo não terem grande tradição nesse aspecto, a versão de Mario Kart para o Wii ainda é um dos games mais jogados da plataforma e, ao que tudo indica, a “Big N” espera que o mesmo ocorra também com esse novo lançamento.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.