Sonic é uma figura incrivelmente mutável, não resta dúvida. Trata-se de um dos ícones que mais dançaram ao ritmo das condições marqueteiras e mercadológicas. Afinal, o mascote maior da SEGA já assumiu inúmeras personalidades, já protagonizou dezenas de jogos praticamente discrepantes e, ultimamente, anda se bandeando cada vez mais lá pelos lados da Nintendo — algo completamente impensável há alguns anos.
Mas, a despeito do “pragmatismo” conduzido pela SEGA, Sonic the Hedgehog é certamente um dos personagens mais queridos e carismáticos da história dos video games. E, de fato, caso você resolva olhar para o passado, é possível que uma ou duas curiosidades saltem à vista — principalmente nos momentos iniciais da franquia.
Dessa forma, sem mais delongas, confira abaixo 15 curiosidades que você talvez não saiba sobre o célebre herói da SEGA. Ou, quem sabe, talvez a primeira possa ser sobre um certo Mr. Needlemouse...
- Mr. Needlemouse?
O Sonic original não se chamava Sonic, na verdade. Assim como Mario atendia inicialmente por Jumpman, o ouriço foi originalmente batizado de Mr. Needlemouse. De fato, o título de estréia do herói recebeu, à época, o nome de Project Needlemouse — título que seria retomado durante a concepção de Sonic the Hedgehog 4.
- Sonic poderia ter acabado como outro animal
Concorrer com o rechonchudo bombeiro da Nintendo nunca foi uma tarefa fácil, isso a Sega sempre soube. Alex Kidd era sem dúvida um bom mascote, mas não havia conquistado a popularidade esperada; a Sega precisava de algo novo.
Assim sendo, um belo dia uma equipe de desenvolvedores conhecida na época como AM-8 (o Sonic Team) receberia a incumbência de criar um novo mascote que levaria consigo a imagem da Sega. Entretanto, entre a concepção final de um ouriço azul com aparência “cool” — para bater de frente com o ar mais infantilizado das primeiras aventuras do encanador da Nintendo —, a equipe chegou a cogitar a possibilidade de um cachorro ou mesmo de um tatu.
- Madonna, a namorada do Sonic
Sim, Sonic deveria ter tido uma namorada no seu primeiro game. Não, não se tratava ainda da açucarada Amy. Na verdade, a moça deveria se chamar Madonna — e certamente tinha muito mais curvas do que uma fêmea de ouriço típica.
Entretanto, a equipe da SEGA of America, liderada por Madeline Schroeder, acabou considerando a abordagem “à la Roger Rabbit” muito adulta para a proposta do jogo... E Madonna acabou riscada do papel.
- A primeira aparição em Rad Mobile
Ironicamente, Sonic the Hedgehog não representa a primeira aparição do ouriço no entretenimento eletrônico. Na verdade, antes mesmo de protagonizar o seu próprio game no Mega Drive (Genesis) — considerado como o marco inicial da série —, Sonic apareceu dependurado no retrovisor do carro de corrida de Rad Mobile. Um teaser, certamente.
- Um acidente de laboratório azul e veloz
De acordo com a série de quadrinhos do ouriço, Sonic originalmente não era azul. Embora seja bem sabido que a cor foi escolhida para a pronta identificação com o logo da SEGA, as HQs forneceram uma explicação para isso: o herói, até então um ouriço comum, sofreu um acidente em um laboratório, tendo então sua cor mudada e ganhando hipervelocidade. Tudo bem, então.
- Derrapadas diretamente de Outrun
“Nada se cria, tudo se reaproveita” deve ser um dos mandamentos da indústria. Pegue o clássico som de derrapada dos primeiros games do Sonic, por exemplo. Aí ligue o clássico Outrun e compare. Sim, ao que parece, tênis e pneus produzem o mesmo som para a SEGA.
- Eggman (Dr. Robotnik) deveria ter sido o herói
Embora seja imediatamente associado à imagem de um vilão típico dos games, Eggman foi originalmente concebido como um mocinho. A ideia era bater de frente com o sempre ascendente Mario. Como? Criando um sujeito gorducho, com bigode e trajes vermelhos... Coincidência? Não mesmo.
- Espera, um ouriço não sabe nadar?!
Sim, ouriços sabem nadar. Não, a SEGA não sabia disso originalmente. É exatamente por isso que o seu herói afunda como um pedra sempre que pula na água. Trata-se do resultado de uma pesquisa feita às pressas — e que certamente originou alguns dos momentos de maior agonia dos jogos.
- Velocidade da luz... É claro
Ok, é bem verdade que preciosismo científico combina muito pouco com video games. Mas fazer crer que Sonic realmente consegue se deslocar à velocidade da luz — conforme sua descrição oficial — é realmente forçar a barra. De fato, mesmo a barreira do som parece um sonho distante para o herói, cuja velocidade parece mais compatível com a de um carro esportivo.
- Sonic 3 e Sonic & Knuckles são o mesmo jogo
Sonic 3 e Sonic & Knuckles são exatamente o mesmo maravilhoso jogo de plataforma em 2D. Bem, mas por que dois títulos, então? Simples: a SEGA não tinha como acondicionar a totalidade do game em um único cartucho.
- Um herói suicida em Sonic CD
A vesão do herói em Sonic CD devia sofrer de um caso sério de ansiedade crônica. Se não, faça a experiência: deixe ele parado por algum tempo na tela. Após bater o pezinho por algum tempo, Sonic vai simplesmente se lançar da tela, em desespero, para a morte certa.
- O bigode falso do Eggman (Dr. Robotnik)
Em um arquivo de áudio excluído de Sonic Adventure 2 é possível ouvir Omachao dizendo que o bigode de Eggman é falso. A exclusão, possivelmente, se deu para não criar um novo cânone para a série baseada em algo um tanto estranho.
- Michael Jackson com participação anônima?
Não faltam comparações entre as músicas que embalam o herói de Sonic the Hedgehog 3 e aquelas que construíram o período de ouro do “Rei do Pop”. Bem, isso pode não ser por acaso. Conta-se por aí que Michael Jackson realmente chegou a participar da composição da trilha sonora do game. Entretanto, como não se agradou com o resultado, o cantor pediu para que tirassem seu nome dos créditos.
- Eggman ou Robotnik?
São o mesmo vilão terrível, é claro. Robotnik, entretanto, foi o nome utilizado pela SEGA no primeiro game do ouriço, no Japão. Eggman surgiria no ocidente.
- Qual é mesmo a idade do Sonic?
Sonic tinha 15 anos no ano passado, tem também 15 anos neste ano e, certamente, terá 15 anos também daqui a uma década. O conceito do personagem não permite um envelhecimento — o que é bem natural. Dessa forma, pode-se dizer que o ouriço é mais novo do que a sua própria franquia de jogos... Que coisa, não?
Categorias