Parece mentira, mas não é: o BJ está de aniversário neste dia 1º de abril! Sim, é nesta data um tanto quanto duvidosa e peculiar que o site comemora mais um ano de existência, trazendo todas as novidades do mundo dos games e muito conteúdo exclusivo e especial para vocês.
E ao longo desses seis anos, o site passou por várias transformações e recebeu dezenas de mudanças significativas em sua parte visual e editorial. Foram novidades que facilitaram a navegação e também a forma com que todo esse material é apresentado para vocês — sempre procurando trazer o que há de mais quente na indústria da melhor maneira possível.
Mas foi em 2012 que boa parte dessas adições chegaram ao BJ, aproximando quem escreve de quem acompanha o site todos os dias. E queremos relembrar algumas delas para mostrar que as novidades ainda não chegaram ao fim e que grandes mudanças estão para chegar.
A cara do BJTodos os dias, no mesmo BJ-CanalSe você acompanha o site todos os dias, certamente deve ter percebido que, no ano passado, o BJ investiu muito na área de vídeos, reformulando seu canal do YouTube e trazendo muito conteúdo inédito para que você assista e se divirta. Se antes tínhamos apenas as videoanálises, agora há uma grande variedade de outras opções à sua disposição.
A primeira delas é o Checkpoint, o resumo semanal de tudo o que acontece no mundo dos jogos. O que começou apenas como uma forma de vestir nosso amigo Danilo Amoroso de Mario ganhou corpo e se transformou em um dos quadros mais populares do site. Afinal, quem tem tempo para conferir todas as notícias, prévias e análises que rolam por aqui, não é mesmo? Pois é para atualizá-lo que os Saves foram criados.
Outra novidade quentíssima foram os gameplays ao vivo. Gabriel Soto Bello ressurgiu das cinzas — e da valeta onde ele se escondia — para assumir o cargo de apresentador e se tornar um dos rostos mais queridos do site. Todos os dias, temos pelo menos um vídeo para que você confira um pouco dos lançamentos mais quentes do momento ou relembre algum clássico. Tudo isso, é claro, com muito bom humor e descontração, como toda boa jogatina deve ser.
No entanto, não é somente na diversão que a galera da Resistência BJ sai no lucro. Expandindo aquilo que já vinha sido feito anteriormente, estamos investindo cada vez mais em prêmios para quem acompanha nosso trabalho. Agora, além das promoções especiais, também temos sorteios feitos diretamente nos gameplays, o que deixa a transmissão bem mais empolgante. Quem não quer conferir seu jogo favorito e ainda levar um prêmio incrível para casa?
E para finalizar, não podemos esquecer o Sem Controle, o video/podcast do BJ. E apesar de ainda estarmos moldando o formato e descobrindo o que podemos fazer no programa, a discussão de temas variados em um clima mais ameno e descontraído tem sido um sucesso, então pode apostar que teremos mais edições surgindo em breve aqui no site!
O que mais vem por aí?
A primeira grande dúvida em relação aos vídeos do BJ é: onde diabos está o novo To Véio? E embora o programa esteja realmente ficando velho — perdão, foi mais forte do que eu —, ainda não desistimos de lançar o segundo episódio do especial. O ponto é que a produção desse tipo de conteúdo demanda muito mais tempo do que um vídeo tradicional, mas continuamos correndo atrás de tudo para trazer mais um clássico dos consoles na qualidade que você merece. Mas ele vai voltar e com uma periodicidade definida.
Também teremos um quadro novo estrelado pelo nosso amigo Gabriel. Não podemos comentar muito sobre o assunto, mas garantimos que ele certamente será de grande ajuda para muita gente.
E para quem adora os sorteios do TecMundo Games, estamos preparando um pacote comemorativo para celebrar os seis anos do site. Ainda é cedo para dizer exatamente quais são os games que estarão nele, mas saiba que os principais lançamentos de 2013 não foram esquecidos.
Expandindo horizontesDe São Paulo a SeulAinda nessa aproximação entre quem participa do BJ e seus leitores, tivemos uma participação muito maior nos mais diferentes tipos de eventos em todo o país. A Brasil Game Show é o maior exemplo disso, já que estávamos com um estande dentro da feira e muita gente passou por lá para conhecer o Danilo Amoroso e os demais membros da equipe — um carinho que jamais esqueceremos!
E a BGS também foi um passo importante em relação a coberturas. Embora não tenha sido a primeira edição do evento a visitarmos, nossa atuação em 2012 foi bem maior do que nos anos anteriores. Enquanto somente um jornalista visitou o evento em 2011, o ano passado já contou com uma equipe de seis pessoas, o que permitiu uma cobertura bem mais completa.
E não foi só na Brasil Game Show que marcamos presença. Estivemos também no Treta Championship: Armageddon, onde entrevistamos alguns dos ícones do cenário mundial dos jogos de luta e vimos os brasileiros fazendo os gringos suarem em Super Street Fighter IV e Ultimate Marvel vs. Capcom 3. Isso sem falar dos lançamentos de games mais do que aguardados, como God of War: Ascension, StarCraft 2: Heart of the Swarm e DmC: Devil May Cry.
Além disso, 2012 ficou marcado como o ano em que mais saímos do país para conferir as novidades da indústria direto de sua fonte. Em nossa estreia na E3, conheci a Jessica Nigri testamos todos os títulos disponíveis por lá e ainda trouxemos nossas impressões do Wii U em sua primeira aparição pública. E pode ficar tranquilo porque vamos repetir a dose em 2013, então fique de olho!
Ainda fomos até Seul para acompanhar o lançamento de Continent of the Ninth Seal e aproveitamos a deixa para ver como o FPS gratuito Arctic Combat estava ficando. E falando em frio, não podemos esquecer a viagem para Toronto para visitar os estúdios da Ubisoft e testar o incrível Splinter Cell: Blacklist em primeira mão.
Melhorias estruturaisO site cada vez melhorE se a parte editorial teve muitas novidades, o lado estrutural do BJ não ficou para trás. O site passou por algumas transformações visando exatamente a praticidade de uso nas mais diferentes formas. A mais significativa delas foi a morte do fórum, uma medida que revoltou muita gente, mas que serviu para acabar com as brigas e o clima pesado existente por lá. E para quem sente falta de uma comunidade para conversar e trocar ideias, a Resistência BJ segue firme e forte nas redes sociais.
Além disso, os antigos perfis foram parcialmente aposentados e substituídos por um sistema mais acessível. Agora, em vez de criar uma conta para expressar sua opinião em notícias e análises, basta se conectar ao Facebook. Essa medida também tornou a comunicação mais pessoal, já que você tem mais liberdade de interagir com outros usuários, inclusive com os membros do site.
Já para quem procura simplicidade na hora de ler suas notícias, a chegada do scroll infinito acabou com o infame botão “Próximo” e tornou a navegação pelo site bem mais intuitiva.
Próximos passosO caminho para aniversários futurosJá comentamos um pouco sobre os planos futuros para o BJ, como uma maior participação em eventos nacionais e internacionais (olá, Los Angeles!) e um foco em novos quadros. No entanto, essa é apenas a ponta do iceberg para uma série de mudanças que estão a caminho.
Nos vemos lá, pessoal!
A principal delas é que o site estará de cara nova em breve. A ideia é trazer um visual bem mais limpo e que facilite a leitura dos diferentes tipos de conteúdo, focando naquilo que é realmente importante para quem nos acessa todos os dias.
E além de deixar as coisas muito mais bonitas, o novo BJ ainda vai eliminar muitos recursos que se tornaram desnecessários ou obsoletos. As contas e o sistema de reputação são o maior exemplo disso, já que eles perderam sua utilidade desde a morte do fórum. Desse modo, você poderá navegar e interagir em todas as áreas sem qualquer tipo de burocracia, deixando tudo bem mais amigável.
E nada melhor do que conversar com Ricardo Fadel, coordenador do TecMundo Games e um dos principais responsáveis pelas novidades que estão por vir, para que ele nos dê uma prévia do que esperar para essa reformulação.
TecMundo Games: Já sabemos que o novo BJ terá uma mudança no visual para deixar a navegação muito mais limpa. Mas para o leitor, o que essa mudança acarreta?
Ricardo Fadel: Essa mudança drástica no layout do site melhorará tanto a navegação quando a visibilidade dos diferentes campos na tela. Com mais simplicidade e praticidade, ficará muito melhor acompanhar notícias, análises e os demais conteúdos do BJ.
BJ: A nova versão do site trará algum recurso inédito?
RF: Teremos alguns recuros inéditos sim, mas que talvez não sejam lançados com a "primeira versão" do novo BJ. Além disso, a forma com a qual nós apresentaremos certas áreas será realmente inédita.
BJ: Essa mudança também afetará a identidade visual, como padrão de cores e logos?
RF: Haverá belas mudanças na identidade visual do site, aguardem!
BJ: A linha editorial também sofrerá algum tipo de adaptação?
RF: A linha editorial terá algumas modificações. Um dos melhores exemplos é o modo como apresentaremos nossas análises: não teremos mais divisões de blocos (Introdução, Aprovado, Reprovado e Vale a Pena) para podermos criar textos mais amarrados, mais atraentes para o leitor. Além disso, não teremos mais notas por quesitos (que atualmente são Visual, Jogabilidade, Áudio e Diversão), trazendo apenas uma nota geral para o game analisado. Isso facilita e simplifica o processo geral de análises. É claro que, nos textos, vocês verão que continuaremos avaliando esses quesitos normalmente.
BJ: Qual a previsão para que o "novo BJ" seja lançado?
RF: Não temos ainda uma previsão exata para o lançamento do novo site. No entanto, esperamos lançá-lo ainda no segundo semestre de 2013.
BJ: O BJ vai adotar a Capivara como mascote? Que tal um concurso pra escolher o nome dela?
RF: A capivara já é nosso mascote de alguns dos nossos quadros semanais, não é mesmo? Quem sabe ela não "invade" outros lugares também...
.....
E se o TecMundo Games está há seis anos no ar e sempre crescendo, é porque ele sempre contou com o apoio dos leitores que nos acompanharam ao longo de todo esse tempo. O BJ é feito especialmente para a galera que é apaixonada por video game e que quer saber tudo sobre todo esse universo que tanto amamos.
É por isso que, depois de seis anos, só temos a agradecer por tudo. Obrigado pessoal e que venha mais uma dúzia de anos pela frente!