A revelação de um novo inFamous me lembrou imediatamente de algumas palavras disparadas pelo designer Darren Bridges (em entrevista ao site IGN):
“Quando você está fazendo uma sequência, seria fácil dizer apenas ‘bem, isso funcionou, então vamos fazer da mesma forma’, mas o nosso mote foi não ignorar absolutamente nada, nós temos a oportunidade de melhorar todos os aspectos”.
Embora pareça incrivelmente atual, a declaração foi feita na época em que inFamous 2 encontrava-se ainda nos primeiros estágios de desenvolvimento — época em que Cole McGrath havia assumido um visual “alternativo”, o que acabou desgostando uma legião de fãs fervorosos do primeiro game. Mas a ideia parece, de fato, se encaixar perfeitamente com o pouco que foi mostrado até o momento de Second Son.
Embora o trailer inaugural não seja propriamente revelador, algumas sequências ali já devem ser suficientes para pelo menos chamar a atenção de quem esperava pela nova desventura de um herói “à margem” da sociedade. Bem, talvez este “Destrinchamos” deva começar exatamente por aí: pela realidade em torno do novo herói improvável, o estreante Delsin Rowe.
X-Men encontra George Orwell
Não é preciso mais do que alguns segundos de vídeo para perceber: algo deu muito errado desde que Cole McGrath deixou o palco, em inFamous 2. Embora Empire City e New Marais passassem bem longe de ser algum tipo de paraíso sobre a terra, fato é que a atmosfera aqui é bastante distinta. Mais opressiva. Muito mais controladora — espécie de versão tecnológica do que de pior o fascismo produziu no século XX.
Na verdade, a impressão que fica é, ao que parece, exatamente aquela pretendida pela Sucker Punch: o caos sobrenatural dos games anteriores gerou desdobramentos, sobretudo na forma de uma caça às bruxas institucionalizada — conforme sugerem os policiais fortemente armados e, principalmente, as tecnologias de monitoramente, constantemente rastreando quaisquer indícios de atividade “mutante”.
Qualquer ameaça em potencial é então levada, imediatamente, para uma “conversinha” com o pessoal do Departamento de Proteção Unificada (DPU). Trata-se da nova agência do governo, cujo foco é garantir que os eventos protagonizados pelo “herói” anterior jamais se repitam — um eco claro de cenários “idealizados” por escritores como George Orwell (em uma época em que nem existiam vídeo games...).
Ok, a instituição é também um belo convite ao antagonismo, conforme revelam alguns segundos mais do vídeo.
Delsin Rowe entra em cena
O que parecia ser um dia normal de patrulhamento (intensivo) é, então, rapidamente interrompida — para surpresa de um funcionário que esperava apenas o fim do seu turno. É nesse momento que o novo protagonista de inFamous dá seus primeiros sinais, revelando também a natureza dos poderes que devem pautar as coisas em Second Son.
De fato, no momento em que uma bola de fogo (sempre ela) corta os céus no que obviamente é uma tocaia, torna-se óbvio: o tempo de Cole McGrath passou. Vida longa ao novo herói subversivo — um sujeito intransigente com 24 anos e muita disposição “antissistemática”.
Rowe cresceu em uma local próximo a Seatle, onde ocorreu o evento que mudaria a sua vida para todo o sempre — além de garantir um papel principal. Ao tentar resgatar os passageiros de um ônibus em chamas, o rapaz acaba descobrindo que tem algumas habilidades no mínimo curiosas: ele é capaz de manipular diretamente o fogo... E também pode transformar o próprio corpo em fumaça — podendo retornar ao normal posteriormente, é claro.
A origem do poder? A Sucker Punch dá a dica em seu site oficial: “Será que ele absorveu esse poder de algum dos passageiros retirados das ferragens?”. Bem, considerada a declaração, a resposta mais provável aqui seria: “pode apostar nisso”. De qualquer forma, é algo mais razoável do que uma aranha radioativa, certo? Enfim.
Abaixo o uso de cuecas por cima das calças!
Após o autor da piromania que toma a primeira metade do trailer aparecer, algo fica relativamente óbvio aqui: trata-se de um novo-velho herói. Afinal, descontando-se a toca vermelha, tanto a movimentação quanto as roupas despojadas fazem de Delsin Rowe quase uma nova skin para o velho Cole.
Sim, é verdade que novos detalhes relacionados à trama podem trazer linhas distintivas mais claras entre os dois sujeitos. Entretanto, a intenção da Sucker Punch aqui parece ser bastante óbvia: dar aos jogadores o que eles querem — com o qual já estão bem acostumados —, mas sem perder a impressão de algo novo.
Afinal, “gato escaldado tem medo de água fria”, como já diz o refrão. E as reações ao possível visual alternativo de Cole McGrath em inFamous 2 são bem conhecidas.
Gráficos de oitava geração?
As cenas mostradas pela Sucker Punch realmente não fazem feio — sobretudo se você considerar a afirmação de que o que se vê ali não são CGs, mas conteúdos criados pela própria engine do game.
Entretanto, mesmo com todo o detalhamento extra, mesmo com os belos efeitos gráficos, é impossível não considerar: “Será esta a oitava geração de consoles? De fato, grande parte das sequências ali não parecem se localizar muito além do potencial do já “idoso” PlayStation 3.
Mesmo as expressões dos personagens parecem ter certo “quê” de artificialidade — algo que a indústria vem tentando resolver a anos com propostas como as de L.A. Noire, por exemplo
Naturalmente, há que se considerar que são apenas as imagens inaugurais, e que, normalmente, os gráficos ganham mais e mais fôlego conforme uma nova plataforma ganha anos de existência. Mas a impressão não muda: os gráficos de Second Son não indicam claramente um salto geracional de consoles — e que me perdoem os fanáticos.
O cliffhanger: “Eu o quero vivo”
Como não poderia faltar, o final do vídeo traz um daqueles momentos do tipo “o que será que vai acontecer?!”. Isso vem na forma da frase lacônica dita por uma mulher misteriosa, obviamente em uma posição de mando: “Eu o quero vivo”.
A resposta vem logo em seguida, é verdade. Após destroçar um enorme APC (Armoured Personal Carrier, espécie de tanque com rodas), Rowe pega o capacete de um oficial derrubado, olha para a câmera e manda uma bela frase bélico-adolescente: “Você não está no controle”. E é só.
Terminado o trailer (relativamente curto), algumas coisas ficam ecoando. Em primeiro lugar, sim, a Sucker Punch parece ter conseguido virar a página de inFamous... Embora sem quebrar a familiaridade que arrebanhou tantos jogadores com os dois primeiros games. E, por fim, algumas dúvidas ainda permanecem em relação ao potencial efetivo do novo sistema da Sony. Agora é esperar por novas respostas.
inFamous: Second Son ainda não possui data de lançamento.
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