20 jogos do Wii U para você ficar de olho em 2013

12 min de leitura
Imagem de: 20 jogos do Wii U para você ficar de olho em 2013


Comprar um console pouco tempo depois de seu lançamento é sempre algo arriscado. E não falo por conta de possíveis problemas de hardware ou das irritantes atualizações que chegam ao aparelho quase que semanalmente. Quando você adquire um video game pouco tempo depois de ele chegar às lojas, você flerta com a possibilidade de ter poucos jogos à sua disposição e se torna dependente da expectativa de futuros anúncios e demais revelações.

Sei bem do que estou falando. Fiquei empolgado com a chegada do PlayStation Vita, comprei-o poucos meses depois de seu lançamento e estou até hoje esperando que os grandes games cheguem ao portátil. Assumi o risco e paguei o preço.

Foi exatamente para evitar que isso voltasse a se repetir que analisei muito bem os planos da Nintendo antes de investir meu suado dinheirinho em um Wii U. O console já demonstrou ser uma experiência diferenciada, mas isso não vale nada se ele não tiver jogos que aproveitem todas as novidades.

Iwata super empolgado com o Wii U (Fonte da imagem: Reprodução/Got Game)
A boa notícia é que a “Big N” está realmente empenhada em trazer lançamentos de peso no primeiro ano de vida de seu novo console. Tanto que 2013 promete ser muito promissor para o sistema, trazendo jogos que devem motivar aqueles que estão tentados a conhecer o mundo das duas telas.

Por isso, se você está cogitando comprar o Wii U em breve — talvez quando ele chegar oficialmente ao Brasil —, confira alguns dos games que devem passar por ele ainda neste ano.

Anote na agendaJogos com data e hora marcadosOs primeiros games que você deve marcar em sua agenda são aqueles que já possuem data de lançamento confirmada, o que significa que as chances de um atraso ou qualquer outro imprevisto são bem menores do que os demais. Em outras palavras, esses títulos já são praticamente certos em seu (futuro) console.

Aliens: Colonial Marines - 12 de fevereiro

O primeiro grande lançamento de 2013 para o novo console da Nintendo representa muito bem a estratégia da empresa nesses primeiros meses de vida do aparelho. Agendado para chegar às lojas no próximo dia 12 de fevereiro — também conhecido como semana que vem —, Aliens: Colonial Marines é mais um dos diversos ports que os donos do Wii U vão encarar ao longo do ano.

Img_normal
Isso não chega a ser algo ruim, embora seja difícil imaginar alguém que já possua um PS3 ou um Xbox 360 comprando um video game novo apenas para isso. Contudo, se você não possui as alternativas da Sony e Microsoft, o sucessor do Wii é uma solução possível.

A Gearbox estava bem empolgada com o potencial do aparelho, o que significa que a adaptação será muito bem feita. Além disso, o GamePad fará a diferença durante as partidas na hora de visualizar o mapa ou de usar o sonar para encontrar seus inimigos.

Rayman Legends – 26 de fevereiro

Depois da surpresa que foi o primeiro jogo, Rayman Legends se tornou um dos títulos mais esperados para o Wii U neste começo de ano. A demonstração liberada pela Ubisoft já deu uma pequena prévia do que está por vir: uma arte ainda mais bonita aliada a uma trilha sonora bem diversificada.

Img_normalPor se tratar de um jogo de plataforma bem ao estilo de Origins, não é possível esperar uma grande revolução, mas o pouco exibido mostrou que a desenvolvedora conseguiu usar o GamePad de maneiras bem criativas ao longo das fases, o que é uma excelente notícia para quem espera usar a segunda tela de maneira diferenciada.

LEGO City: Undercover – 18 de março

Depois de vermos as pecinhas darem vida a universos já conhecidos pelos fãs, como O Senhor dos Anéis, Batman e Harry Potter, chegou a hora de conhecermos uma história inédita inspirada nos populares brinquedos de montar. E para isso, nada melhor do que aproveitar o ar infantil para criar uma espécie de GTA totalmente estilizado.

Img_normal
A principal novidade de Undercover é que ele trará um mundo aberto para ser explorado, destruído e montado, bem ao estilo do que a Traveller’s Tales já vem fazendo em seus últimos games. Além disso, podemos esperar uma história muito bem-humorada e uma infinidade de outros personagens com habilidades únicas.

Monster Hunter 3 Ultimate – 19 de março

A Capcom está empenhada em fazer com que Monster Hunter 3 seja o novo Street Fighter II: desde seu lançamento original, no PSP, o game recebeu várias atualizações e versões melhoradas, passando pelo Wii e 3DS. Agora, o game chega ao Wii U com a promessa de ser a edição definitiva da caçada.

Img_normal
Para isso, MH3 Ultimate traz alguns conteúdos inéditos, unindo o que foi feito de melhor em cada plataforma por onde o jogo passou. Juntamente com os gráficos em alta definição, temos novas criaturas e equipamentos inéditos para deixar os apaixonados pela fórmula de “matar monstro para criar novas armas que permitam matar monstros maiores”.

Injustice: Gods Among Us – 19 de abril

A porradaria também vai rolar solta no Wii U. O game da NetherRealm que coloca os heróis e vilões da DC Comics para trocar supersocos está marcado para chegar em abril e já é esperado por todos os fãs de histórias em quadrinhos. Até o momento, o estúdio não comentou sobre nenhum recurso exclusivo para o console, o que nos faz pensar se realmente há algum diferencial em relação às outras plataformas.

Img_normal
Além disso, Injustice será o primeiro jogo de luta a chegar ao sistema e serve como um ótimo teste para o GamePad. Será que o formato diferenciado vai ajudar na hora de executar combos ou os jogadores terão de optar pelo Pro Controller? Algo que só descobriremos daqui a alguns meses.

Resident Evil: Revelations Unveiled Edition – 24 de maio

O jogo que já foi exclusivo do 3DS também chegará ao Wii U em maio, simultaneamente ao PlayStation 3 e Xbox 360. A diferença é que muitos fãs acreditam que a Capcom está tratando a edição do console da Nintendo como a versão definitiva do game, já que ele trará tanto os gráficos em HD da remasterização como a utilização das duas telas, aproveitando parte da jogabilidade do original do portátil. Será mesmo?

Img_normalIndependente disso, a verdade é que Resident Evil: Revelations é um dos melhores games de toda a série e conseguiu resgatar todo o terror que há tempos havia se perdido dentro da saga.

Para você ficar ligadoJogos para 2013, mas sem data definida
Além dos títulos citados, a Nintendo prometeu outros jogos para algum momento do ano. A maioria ainda possui alguma janela de lançamento, ou seja, uma estimativa que nos ajude a imaginar mais ou menos quando o game chega às lojas. Porém, outros ainda são uma incógnita ao longo de 2013.

O problema é que, por não possuírem uma data exata, esses títulos podem ser facilmente adiados ou sofrerem alguma mudança em seu desenvolvimento, principalmente quando boa parte ainda nem sequer possui imagens ou vídeos que demonstrem o andamento do projeto.

Pikmin 3 – Segundo trimestre

Talvez um dos poucos títulos futuros do Wii U que já provou ser mais do que é uma ideia. Durante a última E3, a nova aventura de Olimar estava disponível para demonstração no estande da Nintendo, mostrando que a produção do game está bem adiantada e do jeito que os fãs esperam.

Img_normal
O que mais chamou a atenção, no entanto, era que a própria empresa fez questão de dizer que o jogo foi desenvolvido pensando no uso do Wii Remote e do Nunchuck, contrariando a tendência dos exclusivos do console de usarem o GamePad. É claro que isso não impede que você use a touchscreen, mas é bem provável que ela seja menos eficiente do que o sensor de movimento.

The Wonderful 101 – Segundo trimestre

Img_normalAnunciado inicialmente como “Project P-1000”, o jogo da Platinum Games promete usar a tela sensível a toque de forma criativa. Em uma invasão de alienígenas ao planeta Terra, um grupo de heróis deve combinar suas forças para derrotar a nova ameaça. Para isso, comandos realizados no touchscreen resultam em diferentes ataques.

Game & Wario – Segundo trimestre

Não há muito o que falar de Game & Wario, já que o game segue a mesma linha dos demais títulos da série. Protagonizado pelo primo malvado e acima do peso do Mario, o jogo traz uma série de mini games bizarros que aproveitam as particularidades do GamePad de diferentes maneiras.

Img_normal
Para o pessoal hardcore que procura algo que faça valer o investimento de um Wii U, o lançamento pode parecer questionável, mas se ele sair exclusivamente no formato digital na eShop a um preço bem mais em conta, pode ser uma compra interessante para quem procura uma diversão descompromissada e irreverente em seu console.

The Legend of Zelda: The Wind Waker HD – Terceiro trimestre

O jogo que me fez comprar um Wii U é também um dos mais controversos de toda a série — ficando atrás apenas do incompreendido Zelda II. Tudo isso porque ele abandonou o visual característico usado em Ocarina of Time e Majora’s Mask e trouxe algo muito mais próximo do desenho animado, abusando do cel shading. A verdade é que o game é um dos mais bonitos do GameCube, mas divide opiniões exatamente por conta da mudança de estilo.

Img_normal
No Wii U, a arte mais desenhada parece ter sido substituída por algo mais tridimensional, mas nada foi confirmado. Além disso, a Nintendo falou muito pouco sobre a remasterização, mas o suficiente para fazer com que aqueles que não tiveram a oportunidade de navegar ao lado de Link ficassem loucos de vontade de embarcar nessa aventura.

Bayonetta 2 – Algum momento de 2013

Quando a Nintendo anunciou que Bayonetta 2 seria um exclusivo do Wii U, muita gente se revoltou. Afinal, o game nasceu multiplataforma, então seria um tiro no pé limitá-lo a um console recém-lançado. Porém, o que poucos lembram é que nenhuma distribuidora se interessou pelo retorno da bruxa e que ela só volta aos consoles graças ao acordo com a Big N.

Porém, o que o jogo tem de polêmica, falta em informação. A Platinum Games, responsável pelo desenvolvimento, trouxe apenas um rápido teaser que não mostra muita coisa sobre a sequência. Porém, ainda assim, as expectativas são enormes.

Dragon Quest X – Algum momento de 2013

Img_normalO jogo já chegou ao Japão em uma versão para Wii, mas permanece inédito neste lado do globo. E apesar de a série ser muito mais popular lá do que no Ocidente, a chegada de Dragon Quest X por esses lados vai tanto ajudar a Nintendo com o número de vendas do console quanto animar os fãs da tradicional franquia de RPGs.

Wii Fit U – Algum momento de 2013

Img_normal
Sabe todos os mini games apresentados na versão para Wii? Pois agora eles evoluíram e ganham uma nova versão no novo console da Nintendo. A grande novidade é que a Balance Board, acessório indispensável da primeira edição, ainda é compatível e vai ser útil em várias brincadeiras. Além disso, você ainda pode contar com a tela do GamePad para aprofundar a experiência. Em outras palavras, uma opção casual para quem quer se divertir em família.

Só Deus sabe quandoTalvez em 2013 ou, quem sabe, depois
Além desses, o Wii U ainda possui alguns games sem data definida e que podem aparecer quando menos esperarmos. Sabe aquele anúncio que cai no seu colo e pega sua carteira e seu console de surpresa? Pois a Nintendo ainda possui alguns títulos que não têm data para chegar, então é bom que todos estejam bem atentos para qualquer novidade do tipo.

Super Smash Bros.

Anunciado no ano passado, o próximo Super Smash Bros. é aguardado com muita ansiedade pelos fãs, já que ele é o primeiro título da série a chegar também ao portátil. No entanto, até o momento, não sabemos nada sobre o jogo em si, exceto que ele está sendo desenvolvido em parceira com a Namco e que podemos esperar grandes novidades sendo reveladas durante a E3.

Nós já estamos fazendo nosso bolão de possíveis personagens. E você?

Mario Kart e um novo Mario 3D

O bigodudo deve voltar em dose dupla no Wii U. Durante a última edição do Nintendo Direct, a empresa anunciou que o personagem vai retornar em alta velocidade em um novo game da série de corrida — possivelmente um Mario Kart 8 —, que deve usar o GamePad tanto para simular um volante quanto para trazer detalhes do mapa e dos itens. Se essa fórmula funcionou no DS e 3DS, é difícil imaginar que o mesmo pode não acontecer no console.

Além dele, também foi confirmado que a equipe responsável pelo excelente Super Mario Galaxy está trabalhando em um novo jogo tridimensional do mascote. Ainda não sabemos se é um Galaxy 3 ou algo totalmente novo, mas a simples ideia de ver o belo trabalho sendo feito em HD já torna esse título um dos mais esperados do sistema.

The Legend of Zelda

Eis um jogo que ninguém sabe absolutamente nada. Depois de uma belíssima demonstração técnica das características do Wii U, todos clamaram por um Link mais realista e com gráficos mais detalhados. Não sabemos se a Nintendo está trabalhando em algo nessa linha, mas a promessa é de algo grandioso e que vai deixar os fãs boquiabertos. Estamos de olho.

Yoshi’s Yarn


Embora este não seja o título oficial do game, Yoshi’s Yarn já deixou muita gente babando na tela do GamePad. Desenvolvido pela mesma equipe responsável por Kirby’s Epic Yarn, o retorno do dinossauro se dá de uma maneira um pouco diferente. Em vez de trazer uma aventura em ilhas tropicais, temos o que parece ser um ateliê e um herói feito de barbante e outros materiais de costura. A brincadeira deu certo com a bolota rosa e parece também funcionar com o companheiro do Mario.

Shin Megami Tensei + Fire Emblem

Crossovers são sempre curiosos, principalmente quando envolvem franquias que não tem nenhuma semelhança em sua estrutura ou história. É por isso que muita gente está curiosa para ver o que vai sair do encontro entre Shin Megami Tensei — a mesma que originou a popular série Persona — e Fire Emblem.

Levando em consideração que a primeira traz uma ambientação mais urbana e atual, enquanto a segundo continua no mundo medieval de cavaleiros, é impossível imaginar o que pode sair daí.

X (ou seja lá qual for o nome do projeto da Monolith Soft)

Os jogadores imploraram e a Nintendo cedeu: Xenoblade chegou ao Ocidente e despontou como um dos melhores RPGs do Wii. E diante de tanto sucesso, não restavam dúvidas de que a empresa ia investir no novo projeto da Monolith Soft. E apesar de não termos nada concreto até o momento — o que inclui até mesmo o nome, já que só temos um X como dica —, as poucas imagens divulgadas empolgam e mostram que a espera pode valer a pena.

O que mais vem por aí?Surpresas por minuto
É claro que esses são apenas alguns dos títulos anunciados até o momento para aparecer em 2013 — e talvez um pouco depois —, mas isso não significa que não podemos ser surpreendidos a qualquer momento. Por isso, não estranhe caso alguma empresa decida fazer um anúncio e trazer mais algum outro grande título para este ano.

Além disso, é possível que tenhamos esquecido algum jogo ou deixado de lado por questão de espaço. Se for o caso, não deixe de citá-los nos comentários. E aproveite para contar qual o jogo que vai fazer — ou faria, se você ainda não esteja planejando nada — adquirir o console.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.