Com o lançamento de um novo episódio da série Grand Theft Auto, nós sabemos que o título será cercado de polêmica por causa do seu conteúdo adulto, mas ele logo se tornará um dos jogos mais vendidos daquele ano. A chegada de GTA V mostrou exatamente isso, com o game faturando mais de 1 bilhão de dólares apenas três dias após ter chegado às lojas.
O que esses jogos têm de tão especial que conseguem mover montanhas de dinheiro e mexem com a cabeça de tantas pessoas, sendo que são apenas histórias sobre criminosos, parecidas e/ou do mesmo nível de tantas outras que existem no mercado?
É possível falar que existem dois grandes motivos para que a série Grand Theft Auto tenha feito a transição para o 3D com sucesso, conseguindo milhões de fãs no processo: atenção aos detalhes e o fato do game ser uma experiência catártica.
Como jogo, GTA é muito divertido
Se você tirar toda a liberdade de Grand Theft Auto, analisando apenas seus gráficos, trilha sonora e jogabilidade, é possível entender que a Rockstar Games teve um cuidado todo especial em transformar o jeito como você controla o seu personagem em algo agradável e prazeroso.
A Rockstar poderia ter construído um universo rico, cheio de detalhes, mas, se a jogabilidade fosse porca, certamente tudo cairia por terra. Só que a empresa soube trabalhar bem dentro das plataformas escolhidas para lançar os jogos da série.
O começo de tudo para a série
É possível notar uma evolução do primeiro game da franquia a se aventurar no mundo 3D (Grand Theft Auto 3) em relação ao último capítulo lançado para a mesma geração (GTA: San Andreas). O número de pequenos detalhes e a criação do universo em que os jogos se passam também é importante para aumentar esse nível de diversão encontrado na série.
Pegando o capítulo mais recente, GTA V, a quantidade de detalhes que a Rockstar Games incluiu na cidade de Los Santos é absurda. O site IGN conseguiu reunir 100 coisas que você pode encontrar durante o seu jogo, mostrando a imensidão do universo criado pela produtora.
Você não precisa parar de jogar para ficar apreciando o cenário, não querendo fazer nada para deixar as coisas simplesmente acontecerem. Durante o gameplay, esses pequenos acontecimentos que aparecem surgem como gratas surpresas que não tinham necessidade de existir, mas que, por estarem ali, tornam a experiência mais rica.
Esses detalhes transformam o mundo da série GTA em algo com vida própria, próximo da nossa realidade. Essa proximidade acaba gerando uma sensação que, provavelmente, é o grande motivo pelo qual a franquia Grand Theft Auto é tão atraente ao público.
Seja livre para fazer tudo o que tiver em mente
Se você perguntar para um fã de GTA o motivo pelo qual ele gosta tanto do game, provavelmente receberá respostas como “Você pode apostar corridas, comprar casas, entrar em tiroteios com gangues, roubar carros, jogar tênis, andar de bicicleta, visitar bares de strip-tease etc”. Note que as possibilidades levantadas podem ser divididas em atividades que você pode fazer sem problemas no mundo real, enquanto outras podem ser consideradas execráveis ou ilegais.
É aí que fica o verdadeiro apelo da série Grand Theft Auto. Por se aproximar o quanto pode do nosso mundo, dando liberdade total para você fazer o que quiser, o jogo acaba se tornando uma experiência catártica, em que todos os seus desejos, reprimidos pela simples noção do que é certo e errado, acabam sendo realizados.
Você sabe que é errado roubar carros, atropelar pessoas e sair distribuindo balas na rua como se fosse Dia de São Cosme e Damião, mas não vê problema algum em fazer isso dentro do universo criado pela Rockstar Games. A liberdade que a série dá para externar seus desejos e frustrações dentro de um ambiente controlado é algo que se torna terapêutico.
Por isso é importante que somente adultos joguem algo como GTA. Ter um preparo psicológico adequado, entendendo que as ruas de Los Santos ou Liberty City podem servir como uma válvula de escape, é imprescindível para poder realmente apreciar a beleza do game e não misturar as coisas.
Ter uma resposta clara e definitiva sobre os motivos do sucesso da série GTA é algo muito complicado. Apesar de exigirem um trabalho hercúleo, existem outros projetos com tantos detalhes e cuidado técnico quanto a série da Rockstar. O mesmo pode ser dito sobre as tramas tratadas nos games.
A única coisa com a qual todos podem concordar é realmente a liberdade que a franquia dá ao jogador. Você pode seguir uma vida pacífica, apenas dirigindo o seu carro pela cidade, jogando tênis e golfe, ou partir em um frenesi de matança, permeando a sua existência digital em uma orgia de crimes, violência e sexo.
Tudo isso pode ser feito dependendo do seu humor. Você pode fazer tudo o que sempre quis, mas nunca teve coragem ou sabe que aquilo seria muito errado. Tudo fica ao seu alcance, apenas colocando o game para rodar.
Levando em consideração que cada novo capítulo da franquia é cada vez mais cheio de coisas para se fazer, é compreensível que, durante os lançamentos dos próximos títulos, todos queiram comprar o novo episódio da série. Se o game vai conseguir fazer com que você realize alguns desejos e descarregue suas frustrações sem ferir outras pessoas, não existe motivos para que você não gaste alguns trocados para encher os cofres da Rockstar, não é mesmo?
E, para você, qual é o grande motivo por trás da fascinação que a franquia Grand Theft Auto gera?
Categorias